Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/04/2012 - 09:24

Veja como quebrar o ciclo do endividamento

Os dados sobre endividados só aumentam, recentemente a Fecomercio-SP divulgou que na cidade de São Paulo este número é o maior desde março de 2011. Segundo o levantamento 52,2% dos paulistanos se declararam endividados em março, o equivalente a 1,87 milhão de famílias. Um número 9,4% maior do que o registrado em fevereiro.

Mas o que fazer para reverter essa situação? Para o educador financeiro, Reinaldo Domingos, autor do livro Livre-se das Dívidas (Editora DSOP), é importante criar uma estratégia para sair das dívidas “A primeira preocupação das pessoas deve ser com as dívidas de juros maiores, como no cheque especial ou no cartão de crédito”.

Entretanto, Domingos alerta que é fundamental negociar essas contas antes de pagar, reduzindo ao máximo os juros e as multas. “O contribuinte também deve ter em mente que é hora de combater as causas das dívidas e não o efeito, e isso só de faz com educação financeira”

Já para os contribuintes que não têm dívidas o ideal é investir o dinheiro, segundo Domingos nesta hora existem diversos tipos de investidores. “É importante que o investimento esteja atrelado aos objetivos das famílias que devem ser de curto, médio e longo prazo. Caso contrário o retorno poderá não ser tão interessante, causando até prejuízos”, relata Domingos, que é presidente do Instituto DSOP de Educação Financeira

Segundo Domingos não faltam indicadores para demonstrar como a população precisa de orientação para lidar com as finanças pessoais. “Muito se fala em sustentabilidade, consumo consciente, responsabilidade social. Embora venha sendo atribuído a esses conceitos uma dimensão muito mais complexa, na essência eles estão embuídos do sentido de cuidar para assegurar uma condição melhor para se viver. Então, ensinar as pessoas a administrarem seus próprios recursos contribui para que elas tomem consciência de que é necessário cuidar bem do que se tem para viver melhor agora e no futuro”, conclui Domingos.

Perguntas fundamentais para se fazer antes de qualquer compra: .Eu realmente preciso desse produto? |. O que ele vai trazer de benefício para a minha vida? |.Se eu não comprar isso hoje, o que acontecerá? |.Estou comprando por necessidade real ou movido por outro sentimento, como carência ou baixa autoestima? |. Estou comprando por mim ou influenciado por outra pessoa ou por propaganda sedutora?

Se mesmo diante deste questionamento, a pessoa concluir que realmente precisa comprar o produto, seria prudente fazer mais algumas perguntas como: . De quanto eu disponho efetivamente para gastar? |. Tenho o dinheiro para comprar à vista? |. Precisarei comprar a prazo e pagar juros? |.Tenho o valor referente a uma parcela, mas o terei daqui a três, seis ou doze meses? |. Preciso do modelo mais sofisticado, ou um básico, mais em conta, atenderia perfeitamente à minha necessidade?

O Livro: No livro Livre-se das Dívidas, Reinaldo Domingos propõe uma profunda mudança na forma de combater os mecanismos do endividamento, que tem deixado milhões de brasileiros à beira da falência – financeira, emocional e física. Numa linguagem simples e acessível, o autor aborda os dois lados da moeda do endividamento, explorando o conceito de Dívida de Valor e Dívida sem Valor, promove questionamentos e ensina o passo a passo para a realização do sonho da casa própria, do carro, entre outros, e responde a questões práticas como: “Já fiz uma dívida da casa própria acima das minhas possibilidades e estou com problemas para pagar. O que fazer?”; “Já estou endividado porque não paguei as compras nos cartões de crédito em dia. E agora?”; finalizando com os 10 mandamentos para quem não quer se endividar nunca mais.

O autor: Educador financeiro e presidente do Instituto DSOP de Educação Financeira publicou os livros Terapia Financeira, Ter Dinheiro não tem Segredo, as coleções O Menino do Dinheiro e O Menino e o Dinheiro e a primeira Coleção Didática de Educação Financeira para o Ensino Básico. A criação da Metodologia DSOP de Educação Financeira é baseada na experiência de vida de Reinaldo Domingos, empresário bem-sucedido, que conquistou sua independência financeira aos 37 anos de idade. Nascido em família humilde no interior de São Paulo, desde menino percebeu que tudo o que quisesse conquistar dependeria de seus esforços. Percebeu também que se guardasse uma parte do que ganhava poderia realizar alguns sonhos. Foi assim, priorizando seus sonhos, sabendo exatamente quanto custavam e quanto deveria poupar para alcançá-los, que aprendeu a ter o dinheiro como um aliado, usando-o com responsabilidade e foco na satisfação pessoal e familiar. Com o aprendizado adquirido quer, por meio das atividades do Instituto DSOP, ajudar as pessoas a se tornarem educadas e independentes financeiramente.

DSOP Educação Financeira: Criado em 2008, o Instituto DSOP de Educação Financeira oferece uma série de produtos e serviços sob medida para pessoas, empresas e instituições de ensino interessadas em ampliar e consolidar o conhecimento sobre educação financeira. São cursos, seminários, workshops, palestras, capacitação de professores, além de uma pós-graduação em educação financeira. Cada um dos produtos foi desenvolvido para atender as diferentes necessidades dos diversos públicos de forma integrada e consistente. Todo o conteúdo educacional disseminado pelo Instituto segue as diretrizes da Metodologia DSOP, concebida a partir de uma abordagem comportamental em relação ao tema finanças. [www.dsop.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira