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22/09/2007 - 10:49

Porto de Santos terá ampliada a capacidade de armazenagem frigorificada e um novo terminal Reefer


Investimentos em torno de R$ 35 milhões nessa nova unidade que terá uma área de 105 mil metros quadrados.

A Standard Logística e Distribuição lançou no dia 19 de setembro, na cidade de Cubatão (SP), sua mais nova unidade – Standard Santos. O evento aconteceu no local onde está sendo construída a sede da empresa na Rodovia Domenico Rangoni, 596 - antiga Piaçaguera-Guarujá.

Segundo o presidente da Standard, José Luis Demeterco Neto, o Porto de Santos não recebe investimentos de armazéns frigorificados há mais de dez anos. “Nós estamos investindo cerca de R$ 35 milhões nessa nova unidade que terá uma área de 105 mil metros quadrados com a capacidade estática de 15 mil posições paletes, o que representará 40% do volume de paletes hoje disponíveis no Porto de Santos”. A localização também é estratégica. “A Standard está na cidade de Cubatão o que facilitará o atendimento pelas margens direita e esquerda do porto”, explica Demeterco.

Com o início das operações previsto para 31 de outubro deste ano, a empresa disponibilizará aos clientes câmaras frigorificadas operando em todos os regimes de temperatura e ainda dois túneis de congelamento com capacidade para 100 toneladas/dia, terminal de contêineres com 300 tomadas reefers, depósito de contêineres vazios de armadores e desvio ferroviário em bitola mista para 30 vagões.

Mas o grande diferencial para as indústrias daquela região será a opção do transporte intermodal para seus produtos, possível graças à iniciativa moderna e pioneira da Standard com o projeto do corredor intermodal ligando as cidades de Araraquara-São Paulo-Santos integrando a intermodalidade rodo-ferroviária, terminal de contêineres e estrutura de armazenagem frigorificada em uma única solução voltada às cargas de exportação.

Demeterco explica que utilizando a malha norte da ALL a Standard passa a atender as indústrias localizadas nas regiões de influência de Araraquara, que compreendem toda a região noroeste de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais onde estão se instalando muito dos novos frigoríficos de Bovinos, Aves e Suínos. “A vantagem deste investimento para essas indústrias além da opção ferroviária é a unificação na operação logística. A economia de custos para as indústrias que pode chegar a 30%, pois todo o processo de captação, transporte intermodal, armazenagem e distribuição será feito por um único operador”, esclarece.

Novo mercado - Para a Standard, esse novo investimento trará uma grande abertura de negócios e mercado. Segundo Demeterco, o Porto de Santos concentra 90% das exportações de bovinos registradas em todo o país e essa nova unidade irá consolidar ainda mais o posicionamento da Standard no mercado de exportação de proteína animal – bovinos, aves e suínos. “Para facilitar ainda mais todo o processo para nossos clientes, teremos habilitação de REDEX para que todo o serviço de despacho aduaneiro seja efetuado dentro da Standard e, além disso, vamos reativar os embarques de “breakbulk” frigorificado, há muito tempo desativado no Porto de Santos”, enfatiza o presidente da Standard.

O Porto de Santos encerrou o ano de 2006 com crescimento de 12% sobre o ano anterior na movimentação de cargas conteinerizadas. “Os dados mostram o potencial de mercado que temos a explorar. A Standard que já apresenta excelentes resultados na cadeia logística para seus clientes com as operações concentradas no Sul do país, vai apresentar o seu conceito inédito e extremamente eficaz mostrando para o mercado o potencial de ganho econômico que a empresa pode proporcionar em soluções intermodais”, finaliza o presidente da empresa.

A Standard com sua visão de estar presente na produção, consumo e escoamento além da mais nova unidade de Santos, possui a seguinte infra-estrutura: armazéns frigorificados nas cidades de Curitiba (PR), Itajaí (SC), Esteio (RS), Guarulhos (SP), cinco terminais ferroviários localizados no Rio Grande do Sul junto à unidade de Esteio e no Paraná nas cidades de Curitiba, Guarapuava, Cascavel e Cambé e um terminal de Contêineres anexo à unidade de Itajaí. A empresa opera ainda o Terminal de Carga Geral Libra Standard no Porto de Imbituba (SC).

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