Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/04/2012 - 10:10

Shoppings do Rio e São Paulo criam nova forma de expansão

Empreendimentos investem em espaços dedicados a serviços e crescem sem modificar estrutura física original.

Aquelas expansões de shoppings que acabavam tomando conta de quarteirões inteiros nas cidades brasileiras estão ganhando um rumo diferente. O recente processo de crescimento dos principais centros de compras do país tem priorizado investimentos em espaços dedicados a serviços, sem que as estruturas físicas originais sofram alguma alteração substancial. É o mesmo que ‘crescer para dentro’, com a preocupação de oferecer mais qualidade de vida aos clientes.

Um bom exemplo da novidade ocorreu no Shopping Granja Vianna, em São Paulo, que é administrado pela BRMALLS. Antes mesmo da inauguração, em outubro de 2010, já eram previstos dois andares de lojas especializadas em serviços, como sapataria, lavanderia e loteria e isso não foi por acaso. A administradora reserva cerca de 500 metros quadrados para esse tipo de investimento nos shoppings – o equivalente a 14 lojas - antes que eles abram as portas aos clientes. Em 2012, estão previstas inaugurações nos principais centros de compras do Brasil, entre eles, o NorteShopping, no Rio.

Expansões em dois anos-A maior parte das novas formas de expansão vai ocorrer no Rio de Janeiro. O NorteShopping prevê que a inauguração completa do local ocorra até meados de 2012. No espaço, funcionarão nove lojas: Nobel Papelaria, Corpus Depilação, Bike Tech, 5 à Séc, Wise Up, uma casa lotérica, Patrimóvel e Cyber Anime, além de outra que está sendo negociada. O investimento total dos proprietários das lojas é de cerca de R$ 2 milhões. A expectativa inicial é de que o espaço de serviços gere cerca de 100 empregos diretos, sendo 30 no curso de idiomas Wise Up, com capacidade para atender a 1000 alunos.

Na Ilha do Governador, o Ilha Plaza já oferece opções de diversos serviços aos clientes desde 2010. Para 2012, há a previsão de inaugurações neste formato no West Shopping.

Seguindo a tendência do mercado de diversificação em serviços prestados nos shoppings centers, o Recreio Shopping (RJ) conta com 109 salas comerciais no terceiro piso, que oferecem aos clientes agência de turismo, escritórios de arquitetura e decoração, salão de beleza, clínicas médicas e estéticas, consultórios, consultoria financeira, agência de importação e exportação, agência de babá, doméstica e serviços gerais, cooperativa de táxis, cursos variados, dentistas, empresa de motoboy, pilates, yoga, entre outros. No shopping, há ainda o banco Santander, Correios, Lotérica, empréstimo de carrinho de bebê, cadeira de rodas, fraldário, cópias, plastificação e encadernação.

Em Niterói, o Plaza possui um anel de serviços composto por oito lojas, entre elas Sem Parar/Via Fácil, Renova, Internet em Foco, Europa, Conserte, Unhas Express, Spa do Pé e Depyl. Além disso, para 2012, estão previstas a revitalização do espaço e novas operações.

No Shopping Tijuca, que abrange a área da grande Tijuca, os clientes contam com serviços que facilitam o dia a dia, como agências bancárias, loteria, salões de beleza, Cotação Câmbio, academia Body Tech, lan house, impressão, massagens no Shiatsu Express, ajustes em roupas na Conserte, agências de viagens, podologia no Spé, lava-jato no Drywash, Everest – Acqua Soft, Sky, entre outros. O empreendimento ainda conta com 200 salas distribuídas em três torres comerciais, que complementam as alternativas de serviços disponíveis no espaço. É ainda possível encontrar clínicas, laboratórios e consultórios de profissionais de diversas especialidades médicas. A Clínica de Diagnóstico por Imagem (CDPI), recém-inaugurada, é um exemplo: escolheu o centro comercial para abrir a primeira unidade do bairro. Instalada na Torre 1, o espaço oferece exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada, ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea e raio x.

Tendência também em São Paulo-O modelo dos espaços de serviços também é adotado nos shoppings de São Paulo. Além do Granja Vianna, que possui uma área destinada para quem quer descomplicar o dia a dia, com chaveiro, gráfica rápida, loteria, costura, lavanderia, podólogo e casa de câmbio, outros centros comerciais investem nesse modelo.

O Shopping VillaLobos oferece uma alameda de serviços completa, com chaveiro, serviço completo de costura, lavanderia e sapataria, dry wash, gráfica, agências de viagens (TAM Viagens e Nuts Viagens), o serviço de encordoamento de raquete da loja O Tenista, cabeleireiro infantil Glitz Mania, o VillaCliente (com VillaAtende, VillaValet e VillaConcierge), as massagens da Relaxare e a depilação a laser da DepilLaser. Todos esses serviços estão concentrados no G1.

Já o Shopping Tamboré oferece um espaço de serviços com cerca de 500 metros quadrados com chaveiro, armarinho, serviço completo de costura, lavanderia e sapataria, floricultura, gráfica e correios.

O recém-inaugurado Mooca Plaza Shopping foi estruturado com duas alamedas que atendem diversas necessidades dos clientes que procuram serviços como Lotérica, sapataria, drogaria, loja de suplemento, Pet Shop, Espaçolaser, Fototica, agência de viagens, comidas naturais, Studio, câmbio, podologia e cabelereiro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira