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05/04/2012 - 10:26

Reposicionamento de marca amplia horizontes para PMEs

Empreendedores passaram a perceber a necessidade de manter sua marca constantemente alinhada com o conceito da empresa.

Os empresários Alfredo Novais, Felipe Machado e Alessandro Fernandes perceberam a necessidade de reposicionar a marca da empresa que são sócios, pois muitos clientes e fornecedores não entendiam qual era o principal negócio da empresa: “Somos uma trading, e o nosso antigo nome gerava dúvidas no mercado. Todos perguntavam o que era ABN Internacional, por isso a mudança no nome”, explica Novais.

No lugar do antigo nome e logo, cores mais atuais e uma mudança. O antigo ABN ganhou o numeral 8, que significa prosperidade na sabedoria popular chinesa. A mudança, que aconteceu no final de 2011, já é sentida no bolso pelos empresários. Novais conta que novos contratos foram firmados e que a procura pela empresa aumentou. “O nome mais fácil de pronunciar e escrever já nos ajudou a crescer”, revela.

O processo foi criado pela NewGrowing Desing & Branding. Hélio Moreira, diretor da empresa e especialista na construção de marcas, ressalta que é cada vez mais comum que pequenas e médias empresas busquem um reposicionamento de suas marcas. “Ter uma identidade própria e uma marca que seja atrativa para o mercado é uma necessidade, independente do tamanho da empresa. A marca precisa dialogar com o mercado consumidor e também transmitir o conceito da empresa”, avalia Moreira.

E qual é o momento de mudar? Hélio não dá uma fórmula mágica, mas sinaliza situações em que o reposicionamento pode ajudar: “ao completar 6 ou 10 anos - não é uma regra - e, se a empresa pretende impactar o cliente e mostrar a presença ativa no mercado, este é um ótimo momento para mostrar novos atributos presentes na marca”, avalia. O executivo também aponta quais empresas necessitam realizar o rebranding: “a reformulação é mais indicada para marcas existentes que estejam em processo de reposicionamento, envelhecidas ou conceitualmente problemáticas”, explica.

“A identidade visual deve estar sempre atualizada com as evoluções da empresa, do mercado e público alvo, não apenas conceitualmente, mas visualmente também e, na hora certa, realizar uma renovação, um redesenho ou um reposicionamento. É através do visual e de algumas atitudes que as marcas conseguem se expressar e mostrar as mudanças adquiridas e o real posicionamento da empresa”, finaliza Moreira. [ www.newgrowing.com].

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