Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

05/04/2012 - 10:53

Eurofarma amplia atuação na América Latina e cria a Eurofarma Colômbia

Empresa adquire planta que pertenceu à Schering Plough S.A e, que será utilizada inicialmente para fabricação para terceiros.

São Paulo-A Eurofarma, indústria farmacêutica brasileira, acaba de anunciar sua chegada a mais um país latino-americano, a Colômbia. Desta vez, a entrada se deu com a compra da planta fabril da Schering Plough S.A , uma empresa da Merck Sharp & Dohme. A MSD passará a ser cliente da Eurofarma e utilizará a unidade fabril para continuar produzindo seus medicamentos, por meio de contrato de terceirização.

Com esta aquisição, a Eurofarma dá mais um passo para atingir a meta de cobertura de 90% do mercado da América Latina, onde já fincou sua bandeira na Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia e está avançando na Venezuela por meio de operação green field. Com o ingresso na Colômbia, a empresa inicia suas atividades industriais fora do Cone Sul. “Esse é o nosso ponto de entrada no mercado colombiano, que é o 5º mais importante da América Latina. Precisamos conhecer todas as peculiaridades e cultura do negócio farmacêutico no novo país em que iremos atuar”, afirma a diretora de Sustentabilidade & Novos Negócios da Eurofarma, Maria Del Pilar Muñoz. A Eurofarma iniciará com contrato de terceirização da produção da MSD e buscará outros clientes locais a fim de otimizar a capacidade já instalada da planta. No médio prazo, a empresa pretende comercializar medicamentos próprios, no país. “Depois de cumprirmos as exigências do órgão sanitário colombiano (Invima - Instituto Nacional de Vigilância de Medicamentos e Alimentos) para obtenção dos registros de nossos produtos, devemos ingressar com marcas próprias na Colômbia. Para isso investiremos na contratação e treinamento de uma força de vendas própria. Vamos pensar tanto na fabricação local, como na importação de medicamentos produzidos no Brasil, pois possuímos um grande complexo industrial, em Itapevi, com capacidade para atender a demanda”, explica Maria Del Pilar.

A fábrica colombiana está em atividade e é certificada pela Invima. Com produção aproximada de 20 milhões de unidades/ano, o equivalente a 60% da capacidade instalada, conta com a mão de obra de 125 funcionários. Nesta unidade são produzidos medicamentos em pó, cremes, líquidos e sólidos. “É importante ressaltar que os funcionários dedicados à atividade produtiva serão mantidos”, esclarece.

A estratégia da empresa para se estabelecer em outros países de dará, preferencialmente por meio de aquisições. O processo de internacionalização da Eurofarma começou em 2009, com a compra do laboratório argentino Quesada. Em 2010, anunciou as compras do laboratório uruguaio Gautier, que também mantém vendas no Paraguai e na Bolívia, e dos chilenos Volta S.A. e a Farmindustria S.A. Com essa aquisição a Eurofarma passa a atingir 74% da América Latina.

Eurofarma - Fundada em 1972, a Eurofarma está entre as maiores indústrias farmacêuticas do país com atuação em praticamente todos os segmentos farmacêuticos por meio de suas Unidades de Negócios - Prescrição Médica, Genéricos, Hospitalar & Licitações, Oncologia, Serviços a Terceiros e Pearson (Veterinária). A empresa conta com a maior força de propaganda médica do país e realiza, aproximadamente, 400 mil contatos médicos por mês somente no Brasil. Atualmente ocupa a 2ª posição no ranking de receituário médico do país, segundo a principal auditoria do setor, IMS / Close-up. Em 2011, pelo 8º ano consecutivo, a empresa esteve presente no Guia Exame Você S/A - As Melhores Empresas para se Trabalhar – sendo eleita a melhor farmacêutica. Até 2015, planeja cobrir 90% do mercado latino-americano para garantir forte presença internacional. Atualmente a empresa cobre pouco mais de 74% da região e mantém operação própria na Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile e Colombia. Com 7 plantas em operação no Brasil e outras 6 em mercados internacionais, a Eurofarma em 2007 inaugurou parcialmente o Complexo Industrial de Itapevi - SP, uma planta moderna, considerada “state of the art”, que multiplicou em algumas vezes a capacidade de produção da empresa, devendo transformar-se em um grande pólo produtivo para o abastecimento ao mercado local e internacional. No final de 2011 a empresa adquiriu no Brasil a Segmenta – empresa líder no mercado de SPGV’s (soluções parenterais de grande volume), ampliando sua participação e atendimento aos hospitais públicos e privados. [www.eurofarma.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira