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05/04/2012 - 12:06

Essa é a nossa marca, simplicidade e eficiência na gestão

Quando uma pessoa manifesta sua opinião sobre uma marca de maneira positiva e relevante, seja comentando sobre seu novo carro, a roupa que esta usando ou até mesmo um perfume que esta sentindo a fragrância no ar, provavelmente essa indagação é fruto de uma boa condução da marca, gestão feita com cuidado e atenção aos mínimos detalhes na implantação do projeto.

Como afirma Douglas B. Holt em seu livro, Como as marcas se tornam ícones, uma marca realmente surge, quando vários autores/consumidores, comentam a respeito dela. Geralmente no papel de advogado de defesa da marca, e na maioria das vezes enaltecendo os seus valores e atributos sem nunca se quer ter lido em nenhum lugar sua proposta e plataforma de marca.

Será que isso já aconteceu com você? Uma marca carismática é qualquer produto, serviço ou organização na qual as pessoas acreditam que não há substituto, e se o tiver pode apostar, a empresa errou ou está errando em algum ponto do processo de contato com os usuários, colaboradores, consumidores, compradores, e fornecedores como dito em entrevista a managemenTV por Ricardo Guimarães, marca é uma dinâmica de relações e é através desta dinâmica que se gera o valor para a marca.

O papel da identidade está em tornar as várias formas da gestão percebida, seja pela boa publicidade, pelo visual impactante de embalagens e pontos de venda bem distribuídos, ou melhor, seus pontos de contato sejam virtuais ou físicos, ou até mesmo por um atendimento impecável. Mas que fique claro que Branding está ligado a tudo isso e a questões também administrativas e mercadológicas, ligadas a perenidade e reputação da marca de maneira a transcender e relacionar vendas e marketing, de forma simples e eficaz, David A. Aaker, com um toque de minha livre tradução, sugere uma metodologia com três momentos: 1º análise estratégica da marca/ negócio |.2º definição da identidade da marca e sua voz |.3º implementação cognitiva da identidade e cultura de marca.

Nada é mais importante para a marca do que a coerência e a sinergia nas ações. Isso gera fortes argumentos: os tão almejados diferenciais competitivos, uma marca sólida, bem estruturada, compatível com a promessa do que a empresa faz e realmente entrega a seus clientes, é o que gera reputação da marca.

A credibilidade da marca nasce de expectativas atendidas e esse é um teste que o produto ou serviço passa a cada ocasião de uso.

Uma marca só consegue ser reconhecida na totalidade pela clareza e abrangência de sua identidade.

Um sistema de identidade trata os valores da marca de forma a obter a diferença necessária para torná-la distinta e notória.

Metropac é uma das marcas desenvolvidas pela Tre Comunicação, para atender a necessidade do portfolio de marcas exclusivas da rede de lojas CEC, anteriormente todos os produtos estavam assinados por uma única marca que não tinha como abarcar em si todos os atributos necessários.

A comunicação da empresa brasileira de próteses cardíacas HP adapta seu nome e sua identidade de marca, passando a ter uma linguagem mais contemporânea e expressando de forma mais forte os seus valores. O anel inspirado na forma das válvulas, agora representa o ciclo da vida que quando interrompido volta a girar com uma parte implantada.

No caso da linha Romance para a marca própria ALCHEMIA da rede de lojas Renner, a imagem e a proposta de uma atmosfera retro, romântica e ao mesmo tempo com um certo ar de ingenuidade foi atingida com muito sucesso, sendo um dos produtos mais vendidos na linha, isso resultou em um desdobramento para mais uma nova proposta chamada sedução.

.Por: Kito Castanha, designer, consultor de marcas e diretor da TRE Comunicação

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