Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2012 - 07:29

Faturamento de shopping centers cresce 9,63% em fevereiro

Setor faturou R$ 108 bilhões em 2011 e superou as expectativas em relação a 2010.

As vendas no setor de shopping centers cresceram 9,63% em fevereiro, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O segmento prova que está em ascensão no País e que ainda há um longo caminho a ser trilhado para atender a demanda desses empreendimentos por aqui. De acordo com a pesquisa realizada pela consultoria PricewaterhouseCoopers(PWC), a pedido da Abrasce, o faturamento deste setor atingiu 108 bilhões em 2011. O crescimento do mercado de shopping centers registrou alta de 18,6% diante de 2010, resultado que superou as expectativas da entidade, que previa um aumento de apenas 12%. A estimativa é que somente neste ano o crescimento atinja 12% e que sejam inaugurados 43 shoppings, dos quais 29 sejam construídos em cidades fora das capitais.

Lançada em março do ano passado, a 5R Shopping Centers [http://www.5rshoppings.com.br] – empresa especializada na prospecção de terrenos, planejamento, desenvolvimento, comercialização e administração de shoppings - é uma das companhias que aposta neste mercado. Em apenas um ano de existência, a organização já anunciou quatro projetos em São Paulo, Minas Gerais e no Rio Grande do Sul que, juntos, somam R$ 700 milhões de investimentos. O presidente da empresa, Felipe Fulcher, explica que é uma área que ainda oferece muitas possibilidades para crescimento. “O mercado de shoppings no Brasil ainda está muito distante de alcançar todo o seu potencial”, afirma.

O levantamento da Abrasce revela que atualmente existem cerca de 430 empreendimentos em operação no País, que juntos somam mais de 10 milhões de metros quadrados em área bruta locável (abl), onde a maior parte dos shoppings está construída em cidades com população de até 500 mil habitantes. A taxa de ocupação dos empreendimentos também é alta, cerca de 98,5% - segundo levantamento da empresa TNS Research International, encomendado pela Abrasce. Este setor também revela que tem papel importante na economia brasileira, pois emprega 775 mil pessoas, representa 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e também é responsável por 18% das vendas no varejo.

Atentos ao potencial desse mercado, a 5R Shopping Centers prevê ainda o lançamento de mais dois shoppings no primeiro semestre deste ano. Mas os projetos da empresa não param por aí, pois ainda existem mais de 20 cidades sendo estudadas para receber empreendimentos da companhia. “Nós não temos um padrão específico de região. Nossos investimentos são feitos em locais que apresentam demanda por shoppings e crescimento econômico acima da média de outras localidades”, comenta Fulcher.

Com uma política de lançar os projetos apenas depois do licenciamento das obras, a empresa não revela as cidades escolhidas para receber os próximos shoppings, mas comenta as regiões em que serão construídos. “Somente anunciamos nossos investimentos depois da liberação para a construção deles. Mas já posso adiantar que nossos próximos projetos serão realizados no Sudeste e Sul do País”, diz Fulcher. Um dos principais diferenciais da empresa é agilidade nos processos, com uma equipe de apenas 30 pessoas, a organização evita burocracias e aposta na qualidade e rapidez das aprovações.

A experiência internacional no segmento de Felipe Fulcher - que atuou cerca de dez anos na implantação, desenvolvimento e expansão de shoppings na Europa –, aliada à bagagem de mais de duas décadas no setor de Cesar Garbin (diretor de operações da 5R Shopping Centers) e a trajetória de Paulo Rossi, prometem ser os ingredientes que colocarão a empresa entre as maiores do segmento. “Nosso objetivo é estar entre os cinco maiores players do mercado no prazo de cinco anos”, prevê Fulcher.

Perfil da 5R Shopping Centers-A 5R Shopping Centers é uma joint venture entre duas grandes especialistas nas áreas de incorporação, desenvolvimento e administração. Trata-se da união entre uma holding criada pela família Rossi, tradicional incorporadora no mercado imobiliário e representada nesses projetos pelo empreendedor Paulo Rossi, com a comprovada experiência de grandes executivos do mercado de shopping centers como Carlos Felipe Fulcher e Cesar Garbin. O grande diferencial da empresa é desenvolver, construir, administrar e comercializar seus shoppings centers de maneira independente, pois seus executivos têm uma visão de longo prazo dos seus negócios e projetos, isso permite a integração de todas as áreas e atividades em seus empreendimentos, o que os tornam investimentos seguros.

A criação da empresa surgiu a partir de Edmundo Rossi Cuppoloni, um dos sócios fundadores da incorporadora Rossi, que criou a nova empresa com os três filhos para entrar no mercado de shoppings. O conhecimento, para voltar as atividades ao mercado de shoppings, a família Rossi buscou na tarimba dos executivos veteranos nesse mercado. Carlos Fulcher, diretor presidente, e Cesar Garbin, diretor de operações, ambos da 5R Shopping Centers, têm ampla experiência no segmento de shoppings. Fulcher atuou na Europa, onde trabalhou por dez anos no desenvolvimento e implantação de novos empreendimentos, além de expansões. Já Cesar Garbin tem mais de 20 anos de atuação nas áreas de comercialização, administração e marketing em shoppings em todo território nacional. A perspectiva sustentada por todos esses nomes é sólida com projetos em cidades de médio porte e capitais de todo o País.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira