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22/09/2007 - 11:33

Desenvolvendo Equipes

Segundo dados do IBGE, há cerca de 16 milhões de analfabetos no país, ou seja, 11,6% da população. Esse dado serve para reforçar as desigualdades econômicas e, consequentemente educacionais enfrentadas pelo Brasil. Em um país de terceiro mundo como o nosso, ter acesso à educação básica já é uma vitória, talvez isso explique a dificuldade de investimentos em qualificação profissional de tantos ramos diferentes.

Na impressão digital, o quadro se repete. Em todo o território nacional não é possível achar cursos que ofereçam treinamentos totalmente voltados para o setor. Sem regulamentação, sindicatos ou escolas, os profissionais são formados dentro dos próprios “bureaus” de impressão, o que muitas vezes ajuda a perpetuar vícios nocivos ao mercado.

Tentando driblar esses percalços, alguns empresários do setor, consultores independentes e fabricantes de insumos e equipamentos tentam instituir treinamentos que possam elevar a qualidade dos profissionais e melhorar o mercado para todos. Profissionais mais qualificados geram trabalhos mais rápidos e precisos.

Neste artigo não nos propomos a trazer a receita do sucesso em treinamentos até porque ela não existe, cada empresa possui características muito específicas e deve trabalhar focada nisso. Apenas trazemos “cases” de sucesso para que você possa se inspirar e quem sabe ache o caminho para orientar seus colaboradores e torná-los mais eficientes e comprometidos.

O bureau - O foco dos maiores problemas, quando se trata de qualificação profissional no segmento de impressão digital, são os “bureaus”. Muitas empresas formam seus profissionais já que não tem como exigir um diploma ou certificado de qualificação de alguma escola (elas não existem!). Alguns empresários chegam até mesmo a ter medo de qualificar seus funcionários, pensando que eles podem levar todos os ensinamentos para outras empresas.

O grande problema é que não qualificar é mais problemático do que qualificar um profissional que pode sair da sua empresa. Primeiro porque a mão-de-obra mal qualificada pode gerar perda de material e retrabalho, o que gera demora na entrega do material pedido e prejuízos financeiros. Nesse ponto não há o que discutir: qualificar é sempre a melhor opção.

Muitas vezes, o treinamento não existe por falta de uma orientação pedagógica adequada, os empresários não se sentem confortáveis na posição de professores e acham que é muito caro investir em treinamento especializado.

O treinamento oferecido pelos fabricantes/distribuidores de equipamentos é focado única e exclusivamente em um equipamento e não oferece uma visão ampla do mercado, como um profissional bem qualificado deveria ter. Esse tipo de treinamento é primordial, serve para evitar erros na operação do equipamento, mas só isso não basta.

Treinamentos Técnicos -Ter um setor comercial forte na empresa é vital, mas como vender se a qualidade do material que é impresso não está à altura dos esforços da equipe de vendedores? Para evitar desencontros como esse, é necessário que toda a equipe do “bureau” caminhe junto, rumo à qualificação e qualidade. E, é justamente na parte técnica que o problema da escassez de treinamentos para o mercado de impressão digital é mais gritante.

Geralmente, um operador passa seu conhecimento a outro e com isso o conhecimento se perpetua, sem dúvida, mas os vícios de trabalho também. Sem uma didática adequada, atualizações das últimas tecnologias será que essa forma de transmissão de conhecimentos é adequada? Melhor seria se cada operador tivesse acesso a cursos específicos para o ramo.

Fugindo do convencional - Geralmente fabricantes de equipamentos direcionam seus treinamentos nos “bureaus” unicamente para o equipamento que foi adquirido. Capacitam os operadores para aquela máquina somente. Porém, vislumbrando que o mercado necessita de capacitação, algumas empresas apresentam alternativas bem interessantes no que diz respeito à educação para o mercado de impressão digital.

A Roland possui um centro de treinamentos conhecido como Roland Academy, onde há uma estrutura especialmente voltada para qualificação e workshops.

A Roland Academy é uma iniciativa mundial, onde as maiores “joint ventures” do grupo DG criaram uma estrutura totalmente voltada para treinamentos e “workshops”. Dispõe de alta tecnologia em “hardware” e “software” e instrutores que vão desde gerentes de produtos especializados e, dependendo do caso, até mesmo consumidores de equipamentos. A Roland promove workshops a fim de demonstrar o seu crescimento e desenvolvimento de aplicações e expansão de produtividade com sua impressora, “plotter” de recorte ou “engraving”..

Na Europa encontra-se a maior unidade da Roland Academy, a qual é administrada pela Roland UK, além de oferecerem temas como: introdução à impressão digital, expansão de negócios com maquinário para engraving, oferece treinamento para uso de ferramentas do dia-a-dia do signmaker, como Photoshop, Corel Draw e softwares de Modelagem CAD.

No Brasil a intenção de iniciar as atividades internas com o Academy a partir do mês de outubro para ministrar workshops e treinamentos técnicos para nossos consumidores. A idéia não é somente alimentar a base de conhecimento de dos clientes, mas também potencializar a visão de mercado de investidores que ainda estão em dúvida sobre qual impressora deseja adquirir.

Outra empresa que investe em treinamentos, especialmente em atualizações do que há de mais moderno em últimas tecnologias é a XAAR. O centro de treinamento da empresa fica em Cambridge, na Inglaterra, junto com a sede da companhia. Ainda há outro em Dallas, nos Estados Unidos.

A estrutura em Cambridge conta com os laboratórios de teste e desenvolvimento das cabeças de impressão e de aprovação das tintas candidatas a certificação oficial da XAAR. Esta unidade de Cambridge também possui uma fábrica de cabeças especiais, ou seja, uma versão em escala menor das fábricas da Suécia e de Huntingdon, no Reino Unido, onde são fabricadas as cabeças da plataforma 2 e analisadas melhorias que podem ser implementadas nos projetos. Treinamentos e visitação são oferecidos aos clientes internacionais para que estes possam entender melhor sobre as tintas e cabeças de impressão e conhecer o processo de fabricação das cabeças e o quanto ele é tecnológico e podem ver na prática os “porquês” de se utilizar as tintas, flushes de limpeza e cabeças de procedência e certificadas para que toda esta tecnologia possa render o seu máximo.

Para tornar este acesso mais próximo das Américas, a XAAR tem o “Demo Center” da XAAR Américas em Dallas – Texas, onde os engenheiros Greg Derrington e Guy Morales, recebem os clientes da XAAR USA e XAAR Latin América para treinamentos e conferências, demonstrações e testes com equipamentos em loco, desenvolvimentos de protótipos para clientes e toda esta operação é sempre seguida das visitas posteriores dos engenheiros nos locais de cada cliente, em cada país da América Latina para capacitação de suas equipes técnicas e comerciais.

A XAAR ministrar cursos técnicos sobre as Cabeças de Impressão, sobre as tintas e procedimentos de manutenção e limpeza, conferencias e treinamentos de vendas para as equipes comerciais. Não há jeito: treinar é o melhor caminho - Como você pode perceber há uma unanimidade, não importa se a empresa é fabricante, “bureau” ou distribuidor: o treinamento é fundamental para o sucesso da empresa. É fácil constatar essa afirmação no dia-a-dia do trabalho. Um profissional bem informado vende seu produto com mais facilidade, pois ele mostra ao cliente o que é adequado a sua realidade ou não. Um profissional bem treinado sabe como realizar um trabalho evitando desperdício de tintas, substratos e o desgaste desnecessário das máquinas.

Portanto, quando alguém disser que treinamento é um “gasto desnecessário”, pense em todos os benefícios que um profissional capacitado trará a sua empresa. Isso não é desperdício de dinheiro, é investimento. A única maneira para o avanço do mercado e das tecnologias nele presente é a educação. Façamos então do nosso mercado um exemplo para nosso país tão desigual, qualificando a mão-de-obra. A transmissão do conhecimento tornará a impressão digital mais profissional, qualificada e justa.

. Por: Vivian Lemos é a jornalista responsável pela Revista Grandes Formatos e terá participação decisiva na EXPO GF 2007.Telefone: (41) 3023-4979 – E-mail: [email protected]

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