Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2012 - 08:00

Log-In lança livro que resgata a história da Indústria Naval no Brasil


Obra descreve desde o início da navegação comercial do Brasil, no século XVI, até a retomada do setor, com o navio Log-In Jacarandá, primeiro porta-contêiner construído no país após a década de 90.

A Indústria Naval brasileira acaba de ganhar um grande presente. Com lançamento marcado para 10 de abril, na feira Intermodal 2012, o livro “Nau Brasilis: a história, a trajetória e a retomada da construção naval brasileira”, de Carlos Cornejo, conta a história da construção naval e da navegação mercante no Brasil. “Nau Brasilis conta essa história e a inicia abordando as culturas marítima e naval herdadas de Portugal, que depositou nos estaleiros brasileiros séculos de conhecimento em construção naval. O livro resgata o início da construção naval no Rio de Janeiro e Salvador, o berço dessa indústria, e ressalta a importância da Marinha de Guerra no Brasil para o seu apogeu”, afirma o diretor presidente da Log-In Logística Intermodal, Vital Jorge Lopes.

A obra é dividida em duas partes. Na primeira, relembram-se quase cinco séculos da história do setor, iniciada em maio de 1531, por ordem de Martim Afonso de Souza, num estaleiro erguido no atual bairro da Urca, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o militar português coordenou a construção de dois bergantins, as primeiras embarcações de tipo europeu produzidas no Brasil, destinadas à exploração do litoral Sul do então recém-descoberto território.

Do auge, o livro passa para o paulatino declínio da Indústria Naval nacional até sua falência e o fechamento da grande maioria dos estaleiros. “Depois de um longo período de crise e estagnação, o país vivencia o renascimento do setor no Brasil, por meio das encomendas feitas, principalmente, pela Log-In e pela Transpetro, de grandes embarcações aos estaleiros nacionais”, acrescenta Vital Jorge Lopes.

É sobre esse momento atual, do renascimento dessa indústria, que trata a segunda parte do “Nau Brasilis“. Para retratá-la minuciosamente, o autor acompanhou todas as fases da construção do navio Log-In Jacarandá, o primeiro porta-contêineres construído no Brasil no século XXI. “Através do livro conseguimos acompanhar todas as etapas de construção de um navio. E embarcação registrada nesta edição já está em operação hoje, integrando a nossa frota, escalando os principais portos do Brasil e ligando nosso país ao Mercosul”, comenta Fábio Siccherino, diretor comercial da Log-In.

Para ilustrar os mais de 500 anos da navegação brasileira, o Nau Brasilis traz uma seleção primorosa de fotografias, gravuras e pinturas. Selecionadas do acervo da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha, duas imagens reproduzidas por Marcelo Lerner têm destaque: o presidente Getulio Vargas (1882-1954) na cerimônia de batimento de quilha do navio-mineiro Carioca (C1), em novembro de 1937; e o navio-tanque 340 B, de 1.500 toneladas de porte bruto, construído no Dique Cruzeiro do Estaleiro da Ilha do Viana, entre 1927 e 1929, por encomenda do governo argentino, sendo o primeiro grande navio para exportação produzido no País durante o século XX.

Produzido pela Solaris Edições Culturais, por meio da Lei federal de Incentivo à Cultura, o “Nau Brasilis: a história, a trajetória e a retomada da construção naval brasileira” é um livro de capa dura com 360 páginas e 685 imagens, entre fotografias e ilustrações.

Log-In Jacarandá – O Log-In Jacarandá é um dos mais modernos porta-conteinêres já construído no Brasil. A embarcação foi a primeira de uma encomenda de sete navios que a empresa tem com o Estaleiro Ilha – Eisa, localizado no Rio de Janeiro, em uma negociação de cerca de R$ 1 bilhão, financiado com recursos do Fundo da Marinha Mercante – FMM – e tendo o BNDES como agente financeiro. O navio foi lançado ao mar em maio de 2011, com a presença do então Vice-Presidente da República José de Alencar e de sua esposa Mariza Campos Gomes da Silva, madrinha do navio.

Com capacidade para transportar 2.800 TEU’s (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) ou cerca de 38 mil toneladas de porte bruto, o Log-In Jacarandá marca um momento histórico na cabotagem brasileira: há cerca de 20 anos não eram construídos navios deste gênero no país. A embarcação pesa cerca de 10 mil toneladas vazia e pode chegar a 47 mil toneladas carregada. Possui 218,45m de comprimento total, 29,80m de boca (largura), 11,60m de calado máximo, velocidade de 20 nós (no calado de projeto de 10,60m).

Log-In - A Log-In Logística Intermodal, coligada à Vale, possui atuação focada na criação de soluções integradas para movimentação portuária no transporte de conteinêres porta a porta, por meio marítimo, complementado por ponta rodoviária, bem como pela armazenagem de carga através de terminais intermodais terrestres.

Intermodal - Consagrada como a maior e mais importante feira na América Latina, Intermodal South America acontece, este ano, nos dias 10, 11 e 12 de abril, em São Paulo. A feira reunirá os principais players dos setores de Logística, Comércio Exterior e Transporte Mundial. O evento apresentará diversas novidades em tecnologia de serviços, equipamentos e produtos, servindo de plataforma para lançamentos, reforço de marca, joint-ventures, vendas e networking. Entre os expositores, empresas nacionais e internacionais vindos da América Latina, América do Norte, Europa e Ásia. A Log-In estará presente no stand B48 da feira.

.[ Lançamento do livro “Nau Brasilis: a história, a trajetória e a retomada da construção naval brasileira”, dia 10 de abril (terça-feira) , às 18h30, na Intermodal South America 2012 – Santd B48, Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro - São Paulo – SP (Transamérica Expo Center)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira