Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2012 - 08:02

Hillary Clinton anuncia abertura de dois novos consulados no Brasil


Durante discurso no “Seminário Brasil-EUA: Parceria para o Século 21”, secretária de Estado dos Estados Unidos diz que Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS) serão contempladas com a medida.

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, afirmou que o Brasil ganhará dois novos consulados: um em Belo Horizonte (MG) e outro Porto Alegre (RS). O anúncio foi feito durante o “Seminário Brasil-EUA: Parceria para o Século 21”, evento promovido em Washington pelo Itamaraty, com a parceria da Amcham (Câmara Americana de Comércio), U.S. Chamber e Confederação Nacional da Indústria (CNI), e que faz parte da agenda oficial da presidente Dilma Rousseff no país.

Gabriel Rico, CEO da Amcham que acompanha a programação, disse que se trata de “uma importante notícia para facilitar a emissão de vistos aos brasileiros, com consulados em duas grandes cidades em que a Amcham está presente, reunindo nelas cerca de mil empresas associadas”.

Os novos consulados devem ampliar a concessão de vistos de turismo, de negócios e de estudos.

Acordo em aviação-Ainda hoje, Hillary assina, ao lado do chanceler Antonio Patriota, um acordo de parceria na área de aviação, que inclui a política de Céus Abertos (Open Skies, na sigla em inglês) para aumentar o tráfego aéreo de cargas e passageiros entre os dois países.

A representante do governo americano também viaja ao Brasil na próxima semana para tratar de temas variados da relação bilateral.

Global Entry -Em janeiro, o presidente americano, Barack Obama, já havia anunciado, em uma cerimônia no Walt Disney World, que agilizaria o processo de concessão de vistos aos brasileiros. “Turismo é o serviço número um que exportamos e isso significa emprego. Vamos agilizar o processo de visto para o EUA em 40% neste ano no Brasil”, disse ele, na ocasião.

Em março, o embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, anunciou na Amcham em São Paulo o projeto-piloto do Global Entry Program para “melhorar a experiência de quem viaja aos EUA com muita frequência, notadamente empresários. Ele permitirá aos inscritos passar por aeroportos americanos com mais rapidez e facilidade”.

A estimativa é de que a economia de tempo com o processo de entrada nos EUA chegue a 70%.

Os EUA já têm programas semelhantes com México, Canadá e Holanda. Em uma primeira etapa, 150 pessoas serão beneficiadas, sendo 50 delas indicadas pela Amcham. Trata-se de uma lista com cidadãos brasileiros considerados de “baixo risco”, que receberão atendimento rápido na fila de imigração. Posteriormente, a lista deve ser ampliada para 1500 pessoas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira