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10/04/2012 - 08:09

Firjan e Fiesp firmam parceria para capacitar gestores de escolas públicas do Rio de Janeiro e de São Paulo


Meta é formar 4,4 mil gestores de escolas públicas dos dois estados nos próximos cinco anos.

Indústrias cariocas e paulistas uniram esforços para melhorar a qualificação dos gestores das escolas públicas dos dois estados. O resultado é a criação do Curso de Especialização Lato Senso MBA em Gestão Empreendedora – Educação, que irá formar empreendedores em educação capazes de interagir de forma criativa e inovadora na gestão escolar e no seu papel de líder da escola, tanto no campo pedagógico quanto no administrativo.

O termo de cooperação assinado entre a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo) e os governos dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo no dia 09 de abril (segunda-feira),estabelece que o programa educacional do MBA será oferecido na modalidade semipresencial (EAD) e beneficiará 4,4 mil gestores de escolas públicas de Educação Básica. A meta é formar, nos próximos cinco anos, 1,2 mil educadores do Rio de Janeiro e 3,2 mil de São Paulo. Os alunos não pagarão nada pelo curso, que será custeado pela Firjan e Fiesp.

“Essa parceria mostra um novo Brasil, em que o poder público não é o único responsável pelo futuro. Fiesp e Firjan estão mostrando como deve ser a representação empresarial no país”, disse o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, durante a assinatura do termo de compromisso.

“Este projeto vem de uma ideia brilhantemente desenvolvida pela Firjan. Falei com o governador assim que o Eduardo Eugenio me propôs. Ele aceitou de pronto e agora estamos aqui concretizando algo que era um sonho poucas semanas atrás”, acrescentou o presidente da FIESP, Paulo Skaf.

Também estavam no evento de assinatura da parceria, no Palácio dos Bandeirantes (Morumbi), os governadores do Rio e São Paulo, Sérgio Cabral e Geraldo Alckmin, e os secretários de Educação dos dois estados, Wilson Risolia Rodrigues e Herman Jacobus Cornelis Voorwald, entre outros.

“A Firjan é nossa parceira de primeira hora na recuperação que o Rio está vivendo. Onde nós ocupamos com UPP eles entram em seguida para qualificar os moradores. Só posso agradecer. Tem duas maneiras de estimular o pessoal da educação: com salário e com investimento em qualificação”, disse o governador Sérgio Cabral.

Para o governador Geraldo Alckmin, de São Paulo, “o projeto piloto da Firjan foi de um sucesso imenso, com 99,9% de aprovação”.

A ação faz parte da “Proposta para um Brasil + Competitivo”, divulgada em dezembro do ano passado pela FIRJAN e FIESP. A proposta contempla ações conjuntas nos áreas de energia, logística, banda larga e educação, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade das empresas brasileiras, avançando, assim, na competitividade.

A oferta do MBA foi a forma encontrada pelas duas federações para contribuir com a melhoria do ensino público, já que o foco no desenvolvimento de uma conduta empreendedora possibilita que o gestor, ainda que empregado, possa agir como mantenedor de uma escola, visualizar novas oportunidades, inventar novas maneiras de fazer o que já sabe fazer, refletir sobre sua ação e sobre as consequências de sua gestão.

O programa também contribuirá para o gerenciamento de processos de ensino, podendo complementar o aperfeiçoamento do quadro de direção das escolas da rede de ensino público.

A iniciativa contabiliza investimentos totais de R$ 41,6 milhões, sendo R$ 9,6 milhões aportados pelos industriais do Rio de Janeiro, representados pela Firjan, e R$ 32 milhões pelos industriais de São Paulo, representados pela fiesp.

O curso terá duração de 360 horas e a grade curricular será composta por 14 disciplinas. Pelo convênio, as entidades ficam responsáveis pela seleção e contratação do estabelecimento de ensino superior para a execução do programa, fornecimento das instalações para os encontros presenciais, material didático, e ambiente virtual de aprendizagem.

As disciplinas e seus conteúdos: . Introdução à Educação a Distância (EAD): Conceituação de educação à distância. Os diferentes modelos de educação à distância. Requisitos para o professor e para o aluno. Limites da educação à distância. O papel do tutor. O material escrito. As tarefas e avaliações. O uso da internet como ferramenta facilitadora da aprendizagem. Os recursos tecnológicos à disposição do aluno do Programa de Pós-graduação em Empreendedorismo.

. Inovação e Empreendedorismo: Inovação tecnológica: abordagem conceitual. Inovando em produto/serviço e processo. O valor da inovação para a gestão. Atitude e comportamento empreendedor. Empreendedorismo no Brasil. O empreendedorismo corporativo.

.Políticas Públicas em Educação: A crise dos paradigmas: o rompimento com as delimitações reducionistas dos campos disciplinares. Sistematização das determinações legais referentes ao ensino brasileiro. PDE: visão do MEC e posicionamentos críticos. Educação básica no Brasil: quantidade x qualidade; conceitos de qualidade, formação e avaliação. A pesquisa e a prática docente: subsídios para uma prática pedagógica inovadora. O Projeto pedagógico como domínio da educação.

.Gestão de Processos: A importância da Gestão de Processos como ferramenta de inovação. A Visão por Processos e os Recursos Humanos escassos. Matriz de Competência por Processos. Mapeamento de Modelagem de Processos – AS IS x TO BE. O Analista de Processos e suas atribuições empreendedoras. Metodologia IDEF. BPM – Business Process Management. Gestão departamentalizada versus Gestão por Processos. O escritório de processos.

.Gestão Estratégica: Evolução do pensamento estratégico. Metáforas, Analogias e Modelos em Estratégia. O surgimento da empresa moderna. Administração estratégica. Ambiente externo e interno. Teorias sobre estratégia e as Escolas de Pensamento Estratégico. Recursos e competências. Fronteiras verticais e horizontais das organizações. Formulação de estratégias. Dinâmica Estratégica. Gerenciamento da estratégia e efeitos das estruturas de governança. Relacionamentos Organizacionais e a Estratégia. Implementação de estratégias. Desdobramento de estratégias. Do plano estratégico ao plano operacional.

. Gestão da Qualidade: Apresentar os principais conceitos e ferramentas da qualidade. Apresentar os principais da qualidade pensadores e suas premissas. Discutir e exemplificar a diferença entre qualidade em serviços e qualidade em manufatura. Demonstrar a importância da Excelência Organizacional na Cadeia de Valor das Organizações. A qualidade como diferencial competitivo: a questão da Eficiência, da Eficácia e da Efetividade. Programas e critérios da Qualidade. Certificações e os Prêmios da Qualidade.

.Liderança e Comportamento Empreendedor: Apresentar os tipos de organizações, especialmente as classificações brasileiras, e principalmente atividades organizacionais dos gerentes/líderes de nível tático e operacional. Abordar os significados da liderança, sua competência gerencial e empreendedora na operacionalização das rotinas organizacionais. Capacitar líderes/gerentes em cargos de nível tático e operacional nas atividades inerentes às suas atividades, tais como, planejamento das tarefas pelos quais é responsável operacionalização e avaliação de desempenho da equipe.

.Gestão Financeira: Apresentação das ferramentas e etapas para a construção do plano financeiro de um empreendimento. Instrumentos de matemática financeira (juros simples, juros compostos, taxas de desconto, juros proporcionais e equivalentes); Séries de pagamentos e sistemas de amortização; Instrumentos de análise de Investimentos (Valor Presente Líquido, Taxa Interna de Retorno e Playback); Custos, Despesas e break-even-point, Fluxo de Caixa e Estrutura do Plano Financeiro.

. Modelos de Gestão Educacional: Gestão Educacional e sua evolução. Modelos de Gestão Escolar e suas representações. Gestão Escolar como reprodução e como prática de inovação e autonomia. Participação e descentralização na gestão democratizante. Gestão compartilhada da escola e dos projetos. Referências de Gestão na Educação Básica e os indicadores de gestão dos sistemas e das unidades escolares.

.Ambiente Regulatório na Educação: Caracterização do conceito de Gestão e sua evolução. Investigação sobre os modelos de Gestão Escolar e suas representações. Descrição dos modelos juridicamente consagrados, dos modelos de orientação para a ação (modelos de reprodução e de produção) e dos modelos praticados. Diferenciação entre gestão como reprodução e gestão como prática de inovação e autonomia. Discussão de bases para a autonomia, participação e descentralização na gestão democrática. Análise da gestão compartilhada da escola e de projetos, com seus desafios e vantagens.

. Gestão de Pessoas: Evolução Histórica dos modelos de Gestão de Recursos Humanos. Planejamento de RH. Principais Fundamentos dos Subsistemas de Recursos Humanos. Gestão de Pessoas: mitos e contradições sobre o conceito de “motivação”. Processo de entrada, manutenção e valorização de Recursos Humanos. Desenvolvimento Gerencial.

. Marketing e Comunicação: Fundamentos de Marketing. Estratégia de marketing; elementos do plano de marketing, decisões integradas de marketing. Abordagens estratégicas; tipos de competição; avaliação da concorrência. Comportamento do consumidor: pesquisa de mercado; tendências e novos segmentos de mercado. Lançamento e gestão de produtos: ciclo de vida dos produtos; portfólio de produtos inovadores. Estratégia de distribuição. Estratégias de preços. Comunicação de marketing e gestão de marcas.

Ø Negociação e Mediação de Conflitos: A negociação como meio de resolução de conflitos. Estilos e estratégias de administração de conflitos. As abordagens de negociação integrativa e distributiva. Definição de objetivos negociais, zona de acordo possível e ancoragem. O processo de negociação e suas etapas. Características dos bons negociadores.

. Plano de Empreendimento: Aplicação dos métodos e ferramentas aprendidos em um projeto de empreendimento. [www.firjan.org.br].

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