Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/04/2012 - 08:16

Ducha de Água doce movida a energia solar revoluciona a Praia de Ipanema

Está implantado, na praia de Ipanema, desde dezembro de 2011, um projeto de revitalização idealizado pela Secretaria Municipal do meio Ambiente do Rio de Janeiro, que vem fazendo muito sucesso entre as pessoas que aproveitam a praia para esporte ou diversão. Trata-se de um deck, colocado próximo ao calçadão, na altura do posto 9, contendo uma ducha movida a energia solar, desenvolvida pela empresa Blue Sol, empresa especializada em projetos de energias renováveis. A ducha funciona através de um sistema de bombeamento de água, feito por bombas submersas vibratórias, da Indústria de Motores Anauger, juntamente com um módulo solar. produto retira a água dos lençóis freáticos e leva até a ducha, proporcionando um delicioso banho de água doce, sem o consumo de energia elétrica e nem danos à natureza. A energia elétrica necessária para o acionamento das bombas é provida exclusivamente através de células fotovoltaicas, que captam a energia solar e a convertem em eletricidade.

O sucesso da ducha se deu imediatamente após a instalação na praia, onde os banhistas aproveitavam o sol. O produto funciona muito bem durante o dia, quando o tempo está aberto. Mesmo em dias nublados ou chuvosos, as bombas continuam retirando a água. Somente há a diminuição da vazão de água devido à baixa incidência dos raios solares. O objetivo é a implantação em todas as praias do estado do Rio de Janeiro.

Essa solução promete revolucionar praias, parques, clubes, condomínios, resorts e residências de todo o Brasil, protegendo o meio ambiente e economizando gastos com energia elétrica, pois o projeto utiliza apenas a energia solar, que é uma energia limpa, totalmente renovável e que não agride o meio ambiente. “Buscamos um sistema sustentável, capaz de acabar com as “gambiarras” que vemos por toda parte no país, onde, muitas vezes, são colocadas duchas movidas a diesel e com motores improvisados. O sistema não necessita de recursos financeiros altos e também possui fácil manutenção porque a grande maioria dos produtos são fabricados por indústrias brasileiras”, afirma o diretor da Blue Sol, Luis Otávio Colaferro.

“Esse produto chega num momento crucial, quando um estudo publicado na revista norte-americana americana Proceedings of the National Academy of Sciences revela que mais de 1 bilhão de pessoas, a maioria vivendo nas grandes cidades, ficarão sem água em 2050. Segundo a publicação, é fundamental e urgente uma revisão nos investimentos em infra-estrutura e uma utilização da água mais racional e comedida”, pondera o diretor comercial da empresa fabricante das bombas – Anauger - , Marco Aurélio Gimenez.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira