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10/04/2012 - 08:28

Novos corredores de ônibus

Muito boa a notícia de que a Prefeitura vai lançar plano de corredores de ônibus. É de 1975 o Plano Sistran, da gestão Olavo Setubal, que propunha a implantação de 280 km de corredores operados por tróleibus, reduzindo ruído, eliminando a poluição e economizando energia. Nesses corredores seriam utilizados quase 2.000 veículos.

Na seqüência, o projeto perdeu impulso e sofreu mutilações. O que sobrou, feito nos quase 40 anos que se seguiram, foi meia dúzia de corredores precários, onde os ônibus movidos a combustível se acumulam em filas de 20 a 30 carros, nos horários de pico. Oxalá os novos corredores sejam, de fato, exclusivos para o transporte coletivo troncal, com ônibus movidos a eletricidade e/ou hidrogênio.

Enquanto o tempo passou, a cidade congestionou-se cada vez mais, a ponto de se avaliarem os custos diretos e indiretos desse congestionamento, na Região Metropolitana, em torno de 40 bilhões de reais por ano! Hoje temos um sistema de transporte público de elevada capacidade (cerca de 70.000 passageiros por e por sentido), mas que transporta apenas 12% das viagens totais, ficando os restantes 88% (conforme pesquisa OD de 2007) a cargo de um sistema de ônibus de baixa capacidade, misturados com os 7 milhões de automóveis, incapaz de atender demandas maiores do que 10 a 15.000 passageiros por hora. No meio disso, uma gritante ausência de um sistema público de média capacidade (30 a 40.000 pass.) que permita substituir o transporte individual, como se vem fazendo no mundo inteiro. Os corredores farão esse papel, custando muito menos do que o transporte de massa, desnecessário em muitas regiões, e implantando-se com muito maior rapidez.

A solução para a crise é investir em corredores e ampliar a rede metroviária simultaneamente, já que é reconhecidamente escassa em São Paulo. Simples assim.

Está de parabéns a Prefeitura. Oxalá o seu propósito se converta em realidade.

.Por: *Adriano Murgel Branco, Engenheiro e Administrador Adriano M. Branco.Eminente Engenheiro do Ano de 2008.Ex-Secretário de Estado dos Transportes (Governo Montoro).Ex-Secretário de Estado da Habitação e Ex-Diretor de tróleibus da CMTC (Governo Setúbal).

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