Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/04/2012 - 10:16

Setor da reposição automotiva cresce 7% em 2011

Aumento da frota circulante de veículos impulsiona setor da reparação de veículos. Motoristas buscam as oficinas mesmo durante o período de garantia de fábrica.

O setor da reposição automotiva, que reúne fabricantes de autopeças, distribuidores, varejo e reparação de veículos, movimentou, em 2011, R$ 73,8 bilhões, registrando crescimento de 7% , comparado ao desempenho alcançado em 2010. Em sete anos, o faturamento total do setor cresceu 55%.

O aumento da frota circulante gera demanda para 93 mil oficinas em todo o País, uma vez que os veículos passam a frequentar as empresas de reparação com mais de três anos de idade. Pesquisa do GIPA, órgão internacional de pesquisa de pós-venda, realizada com 4 mil motoristas revela que o dono do veículo começa a fazer manutenção em oficina de confiança ainda dentro do período de garantia da montadora.

A indústria de autopeças também registrou incremento do número de empresas que atende o mercado de reposição de 286 empresas em 2006 para 366 em 2011, segundo dados do Sindipeças – Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores. “As empresa que produzem componentes obtiveram crescimento da ordem de 4,7%, principalmente pela entrada de fabricantes que até então atuavam no intrassetorial e também pela ampliação na linha de produtos importados”, afirma Antônio Carlos Bento, coordenador do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, e vice-presidente do Sindipeças.

Francisco de La Tôrre, presidente do Sincopeças-SP, Sindicato do Comércio Varejsta de Peças e Acessórios para Veículos do Estado de São Paulo, explica que o varejo obteve melhora de rentabilidade, uma vez que o faturamento aumentou, mesmo com um número menor de empresas.

Segundo Luiz Sérgio Alvarenga, diretor executivo da Andap, Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças, o canal da distribuição, responsável por toda a operação logística de abastecimento de autopeças para o mercado de reposição, mesmo com a forte concorrência de importadores independentes, cresceu, em 2011, 4,3% em relação a 2010.

O setor de reparação de veículos conseguiu um bom resultado, com crescimento de 6,3% sob o faturamento de 2010, quando registrou aumento de 18%. “Em 2010, o movimento nas oficinas ficou acima da média, sendo o melhor desempenho desde 2004. Isso aconteceu por causa de vários fatores, o aumento da frota circulante, além da ampliação da inspeção ambiental veicular para todos os veículos que circulam na cidade de São Paulo, onde há a concentração de 25% da frota circulante de todo o País”, explica Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP, Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo.

Segundo o presidente da entidade, que representa as 15 mil mais de oficinas instaladas no Estado de São Paulo, muitos motoristas que levaram o veículo para fazer manutenção em 2010 por causa da inspeção não retornaram às oficinas no ano passado. Mesmo assim, 2011 foi um ano bom, seguindo o ritmo dos últimos anos, mas diferente de 2010 que teve um movimento acima da média.

O coordenador do GMA acrescenta que o setor de reposição vem evoluindo com crescimento contínuo nos últimos anos e deve manter esse ritmo em 2012. “O carro zero de hoje vai para as oficinas daqui a dois anos para fazer a manutenção necessária seja porque o motorista é cuidadoso ou quando o mesmo apresenta algum problema”, explica Bento.

A prática da manutenção preventiva preconizada pelo Programa Carro 100% Caminhão 100%/ Moto 100%, iniciativa do GMA que visa conscientizar o motorista sobre a importância de cuidar do veículo, garantindo mais segurança e economia, começa a ser difundida entre os motoristas. Para melhorar as condições de uso dos veículos que trafegam pelo Brasil, o ideal seria que a Inspeção Técnica Veicular fosse implantada em todo o território nacional, como já ocorre em mais de 50 países. “Milhares de vidas seriam salvas, pois a falta de manutenção do veículo é uma das principais causas de acidentes de trânsito”, alerta Bento.

.Fonte: GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, que reúne as entidades do setor da reposição automotiva: Sindipeças, Andap, Sincopeças e Sindirepa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira