Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/04/2012 - 08:15

Aliança Navegação e Logística implanta sistema EDI na cabotagem

Com o intercâmbio eletrônico de dados é possível otimizar o processo de padronização das informações.

São Paulo – Para facilitar a comunicação e agilizar ainda mais os processos operacionais, a Aliança Navegação e Logística passou a utilizar, em 2011, o EDI (Intercâmbio Eletrônico de Dados) com o objetivo de aumentar a eficiência na troca de informações entre a empresa e os clientes da cabotagem.

Desde então, a Aliança tem desenvolvido interfaces de EDI que aumentam a efetividade do transporte com vários clientes e, atualmente, disponibiliza o EDI para Dados de Notas Fiscais (NOTFIS), Dados de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), Conhecimentos Embarcados (CONEMB), Documento de Cobrança (DOCCOB), Ocorrência na Entrega de Mercadorias (OCOREN) e Posição da Viagem (POSVIA).

De acordo com Gustavo Costa, gerente de cabotagem da Aliança, os principais clientes dos segmentos eletroeletrônicos e siderúrgico são os maiores parceiros no EDI da cabotagem.

“Contamos também com sistemas de EDI com nossos parceiros nas interfaces operacionais, possibilitando identificar possíveis não conformidades como atrasos no carregamento da carga, entrega, chegada no cliente, tempo de desova do contêiner. Assim, temos como adotar ações corretivas de forma antecipada, além de atender às requisições especificas dos clientes no que se refere à informação”, explica.

Conforme o executivo, com o EDI ocorre apenas uma única entrada manual de informações na origem, evitando assim erros nas demais etapas do processo, uma vez que a absorção dos dados é automática tanto na Aliança quanto nos clientes.

“Além disso, por ser um processo automatizado, o aumento das transações comerciais não implicará no incremento de recursos humanos. Com o uso do EDI, incentivamos ainda o comércio eletrônico e a utilização de novas tecnologias, padronizando o relacionamento entre empresas, planejando a logística de entrega pela recepção antecipada da informação, e também reduzindo o consumo de papel, com impacto positivo no meio ambiente”, ressalta Costa.

Nos últimos 12 meses, a Aliança realizou 28.307 transações nos padrões NOTFIS, CONEMB, DOCCOB, e 6.315 transações de NF-e. “Em 2012, pretendemos aumentar a base de clientes utilizando o EDI, crescendo em torno de 50% o número de transações no intercâmbio eletrônico de dados”, finaliza.

Aliança Navegação e Logística -Fundada no início da década de 50, a Aliança foi consolidando sua liderança no mercado brasileiro, passando a atuar em todos os continentes. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg Süd, empresa alemã fundada em 1871.

Com faturamento de R$ 2,4 bilhões em 2011, a Aliança Navegação e Logística tem forte atuação no segmento internacional e é líder no transporte de cabotagem. No ano passado, movimentou mais de 679 mil TEUs. Atualmente, opera regularmente em 14 portos nacionais e possui 12 escritórios próprios no Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira