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12/04/2012 - 08:15

Libra Terminais aposta na expansão


Obras do terminal Rio, que já conta com novos portêineres e RTGs, começam pela ampliação de 26% de área no armazém de importação.

Principal divisão do Grupo Libra e um dos maiores e mais modernos operadores portuários do País, a Libra Terminais já iniciou o projeto de expansão das atividades no Porto do Rio. A primeira obra, com duração prevista de um ano e meio, é a ampliação e modernização do Armazém de Importação, que vai aumentar a capacidade de armazenamento em 88% e aumentar a produtividade e a segurança de cargas e funcionários.

O novo armazém terá uma capacidade de 200 mil pallets ano, além de áreas dedicadas exclusivamente para conferência de cargas e armazenagem de cargas químicas. Terá ainda câmaras climatizadas com maior capacidade, escritórios mais confortáveis para agentes da Alfândega, Anvisa, Ministério da Agricultura e clientes, além de um avançado controle de acesso, garantindo mais segurança.

A obra faz parte de um grande projeto de expansão e modernização do Porto do Rio no qual a Libra Terminais Rio pretende investir R$ 300 milhões. “A Libra Terminais não poderia ficar de fora desse grande esforço que está recuperando a importância histórica do Porto do Rio e adequando a sua estrutura para o crescimento da economia carioca e para os eventos que a cidade deverá abrigar nos próximos anos”, afirma Wagner Biasoli, diretor presidente da Libra Terminais.

Parte das obras já foi concluída, como o reforço do cais para suportar a nova profundidade do porto e a chegada dos novos equipamentos que vão ajudar a companhia a aumentar a eficiência do terminal em até 20%: dois portêineres, responsáveis pela carga e descarga dos contêineres dos navios, e quatro RTG’s, que movimentam e armazenam os contêineres no pátio do terminal.

Os novos portêineres são do tipo STS (ship-to-shore crane) e apresentam o sistema Tandem “Single-Hoist”, que lhes permite movimentar simultaneamente dois contêineres de 40 pés ou quatro de 20. Com capacidade para 65 toneladas, alcançam a 21ª fileira do navio. Já os RTGs (Rubber Tyred Gantry), alinhados com o foco da Libra na sustentabilidade, possuem um sistema desenvolvido pela Siemens, inédito na América do Sul, e contam com soluções tecnológicas sustentáveis que reduzem toneladas de emissões de gases que agravam o efeito estufa. Os sete Eco RTGs adquiridos pela Libra Terminais (três estão em Santos) são equipados com supercapacitores que podem gerar até 55% de redução de consumo de diesel e, consequentemente, 55% menos emissões.

A próxima etapa da obra vai expandir a extensão do berço de atracação dos atuais 545m para 665m, o que permitirá receber simultaneamente dois navios post panamax (4ª geração). Ao fim da primeira fase, que prevê uma segunda etapa de obras para extensão de berço e retro-área, a capacidade de movimentação da Libra Terminais Rio passará dos atuais 315 mil para 630 mil TEU/ano.

Em Santos, os planos de investimentos em infraestrutura seguem firmes e vão permitir à Libra Terminais duplicar a sua capacidade de movimentação, para 1,4 milhão de TEU/ano. No Porto de Santos, a Libra Terminais Santos pretende investir R$ 550 milhões em obras de modernização, criando um único berço de atracação com mais de 1,7 km – o maior do Brasil e único a ser dotado de infraestrutura para receber navios acima de 15 mil TEU. Recentemente, a Libra Terminais Santos inaugurou um armazém para operações de cargas soltas com capacidade para 4.870 pallets e uma área para segregação de cargas químicas.

Consórcio Turn Key -Além de todos esses projetos, a Libra Terminais está envolvida ainda na criação do consórcio Turn Key Logística de Carga de Projeto – uma companhia única de soluções de carga de projeto reunindo a experiência da Libra Terminais, da empresa de logística Transpes, da firma de planejamento e execução aduaneira Atlas e da Link, especializada em gestão logística dos principais grupos mineradores e siderúrgicos do País.

Infraestrutura Reconhecida como um dos mais modernos operadores portuários no país, a Libra Terminais movimentou cerca de 1 milhão de TEU em 2011. A empresa presta serviços diferenciados, oferecendo soluções integradas à cadeia logística e emprega tecnologia de ponta, com sistemas informatizados de monitoramento em tempo real de todas as movimentações realizadas nos portos. Possui duas unidades de negócios nos principais portos do País:

Libra Terminais Santos -É um dos maiores e mais avançados conjuntos de terminais da costa brasileira, tanto em tecnologia como em equipamentos para movimentação e armazenagens de cargas, além de ser o único com acesso a duas ferrovias. Em 2011, movimentou 498 mil contêineres. Engloba o primeiro terminal de contêineres arrendado à iniciativa privada, no Brasil, e que, graças aos investimentos previstos, atingirá, nos próximos anos, a capacidade de movimentação de 1,4 milhão de TEU. Possui ainda os seguintes destaques: .Equipamentos de última geração e alta produtividade |.155 mil m2 de área total, sendo 105 mil m2 de área alfandegada e 9,6 mil m2 de armazém coberto |.11 portêineres |.Três berços de atracação com extensão total de 1.085m |.Calado de 13,3m |.Capacidade estática de 15,6 mil TEU |.Monitoramento eletrônico de contêineres refrigerados e 1.200 tomadas para refeer |.Agendamento online para entrega e de retirada de contêiner |.Presença de carga via internet |.Licenças para carga Anvisa, Exército e Polícia Federal |.Salas exclusivas para a Receita Federal, ministérios da Saúde e da Agricultura e despachantes aduaneiros |.Certificações ISO 9001, ISO 14001 e ISPS code |.Início e conclusão de trânsitos aduaneiros |.Escalas de navios em dias fixos |.Localização privilegiada e operações integradas ao transporte terrestre, com duas ligações ferroviárias |.Operações monitoradas por 238 câmeras espalhadas pelo terminal.

A Libra Terminais Rio -Uma das maiores áreas alfandegadas no porto do Rio de Janeiro, a Libra Terminais Rio está estrategicamente localizada, oferecendo acesso rodoviário e ferroviário a um amplo mercado da região sudeste. Movimentou 151 mil contêineres em 2011. Permite agilidade e segurança na armazenagem de contêineres e de cargas soltas para importação e exportação, além dos seguintes destaques: . Equipamentos de última geração e alta produtividade |.Área total de 136 mil m2 totalmente alfandegada e armazém alfandegado para importação de 9,6 mil m2 |.Quatro portêineres |.Dois berços de atracação com 545m |.Calado de 13m |.Capacidade estática de 11,2 mil TEU |.Monitoramento de contêineres refrigerados e 270 tomadas para refeer |.Agendamento online de retirada de contêiner e carga solta|.Presença de carga via internet |.Licenças para carga Anvisa, Exército e Polícia Federal |.Salas exclusivas para a Receita Federal, ministérios da Saúde e da Agricultura e despachantes aduaneiros com acesso ao SISCOMEX |.Certificações ISO 9001, ISO 14001 e ISPS code |.Área segregada para cargas perigosas, única no porto |.REDEX com estufagem de exportação e pré-stacking |.Manuseio de carga solta/break bulk |.Câmara com temperatura controlada |.Terminal Privativo de Imbituba.

O projeto do Terminal Privativo de Imbituba, no litoral Sul de Santa Catarina, já está pronto, com todas as licenças ambientais expedidas, em fase final de preparação para o início das obras. Com investimento previsto, somente na primeira fase, de R$ 250 milhões, o terminal destina-se a atender o fluxo de comércio exterior do Sul do País e deverá se tornar um grande indutor de desenvolvimento econômico e social para a região, gerando mais de 2.400 empregos diretos e 1.100 indiretos, na fase de obras, e 1.215 empregos diretos e mais de 1.000 indiretos, quando estiver operando. O terminal será construído em uma área que compreende 271 mil m², ocupando apenas 450 metros de faixa de areia da Praia do Porto. Para poder atender a movimentação de cargas diversificadas – graneis sólidos, fertilizantes, contêineres e carga geral – uma completa infraestrutura está sendo preparada, com dois portêineres e dois MHC (mobile harbor crane) movimentando as cargas num cais de 400 metros de extensão.

Perfil do Grupo Libra-Um dos maiores players brasileiros em operação portuária e logística de comércio exterior e primeiro operador privado de contêineres no País, o Grupo Libra é um diversificado conglomerado empresarial com quase 70 anos de experiência e dividido em quatro unidades de negócios – Libra Terminais, Libra Logística, Libra Aeroportos e Libra Participações.

A Libra Terminais, uma das líderes de mercado de operação portuária, reúne as operações portuárias de importação e exportação de contêineres na Libra Terminais Santos e na Libra Terminais Rio. Tem planos de expansão e diversificação das atividades nos Terminais de Santos e Rio e de construção de um novo terminal portuário em Imbituba (SC).

Já a Libra Logística dispõe de infraestrutura, gerenciamento de transporte rodoviário e ferroviário e oferece soluções integradas para operações de armazenagem, movimentação, transporte, unitização e desunitização de contêineres para exportação e importação. É composta por unidades operacionais estrategicamente localizadas junto às principais rodovias e ferrovias da região sudeste, como a Libra Logística Campinas (porto seco), o Redex Libra Logística Cubatão (especializado em cargas frigorificadas), a Libra Logística Uberlândia (porto seco) e o Redex multimodal rodo-ferroviário Libra Logística Valongo, em Santos, com capacidade, principalmente, para operar cargas especiais e de projetos.

A Libra Aeroportos é a mais nova unidade de negócios da companhia, que visa oferecer ao cliente da Libra uma malha intermodal completa e integrada aos demais negócios da companhia. O Grupo é responsável pela operação do Aeroporto Internacional de Cabo Frio, e detém 33% das ações do Aeroporto de Angra dos Reis – ambos com grande importância para o desenvolvimento do turismo fluminense. O Aeroporto Internacional de Cabo Frio conta ainda com estrutura e capacidade para armazenagem alfandegada de carga aérea ou marítima, além de funcionar como uma importante base de helicópteros e serviços de apoio às plataformas offshore das bacias de Santos e Campos.

A Libra Participações engloba negócios sob controle do Grupo Libra ou em associação com outras empresas, sendo o principal deles a Companhia de Navegação da Amazônia (CNA), maior empresa de transporte fluvial de derivados de petróleo da região.

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