Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/04/2012 - 08:38

Instituto de Pesca comemora 43 anos

O Instituto de Pesca da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (IP) comemorou seus 43 anos de existência - completados no dia 8 de abril, na última segunda-feira. Na sua sede, localizada no Parque da Água Branca, na Capital, reuniu autoridades, membros do setor e servidores.

O diretor do IP, Edison Kubo, abriu os pronunciamentos falando a respeito da homenagem prestada a 14 ex-funcionários que se aposentaram em 2010 e 2011. Eles receberam placas em reconhecimento aos trabalhos prestados. “É uma homenagem simplória, mas significativa àqueles que deram a vida pelo instituto”, emocionou-se.

Para Kubo, a ocasião do aniversário proporciona um momento de reflexão sobre o que o instituto já fez e o que pode fazer. “O Governo do Estado investiu perto de R$ 15 milhões no IP. E respondemos à altura em termos de pesquisa e resolução de problemas do setor”, afirmou.

Ele destacou os aspectos positivos da atividade. “A aquicultura, por exemplo, é uma realidade. Temos a segunda maior produção continental, atrás somente do Rio Grande do Sul (e há quem diga que é o contrário). O setor está se organizando graças às ações do sindicato (das Indústrias de Pesca do Estado). São vários os desafios, mas estamos aqui para responder.”

O presidente do sindicato, Roberto Imai, destacou a relevância da organização, a importância estratégica do IP, bem como o apoio político conquistado pelo setor - o deputado estadual Sebastião Santos também esteve no evento e falou da preocupação com a área da pesquisa no Estado. Ambos ressaltaram o empenho e dedicação dos servidores do instituto nesse sentido.

Orlando Melo de Castro, coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), órgão da Secretaria que congrega seis institutos, dentre eles, o Pesca, ressaltou o programa de investimentos feitos pelo Estado nos últimos anos e a importância disso para a recuperação da infraestrutura.

“Nossos institutos são modernos, não devem nada para nenhum do mundo. Somos eficientes na captação de recursos e despertamos o interesse de instituições públicas e privadas, fazendo parceiros aqui e no exterior”. Para ele, as dificuldades jurídicas geradas por novos modelos de parcerias incitam à busca constante por soluções.

A secretária Mônika Bergamaschi finalizou o evento falando de sua alegria em homenagear os ex-funcionários, embora estando ciente de que se “acende a luz amarela”, já que são pessoas que deixam o quadro da Secretaria. “Precisamos avançar. O IP tem um reconhecimento extraordinário. Temos um ministro (da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella) dispostíssimo a trabalhar”, salientou.

Mônika também expôs sua preocupação com a ilegalidade no setor, do ponto de vista ambiental, assunto que já foi motivo de discussões e que vai resultar na assinatura de uma resolução sobre pesca e atividade pesqueira com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado. Não raramente, conforme alertou, as legislações são antagônicas e até contraditórias. Gerar pesquisa de qualidade, segundo ela, é um dos passos para que a produção atenda aos requisitos de preservação de acordo com três pilares: ambiental, social e econômico. E a organização da cadeia é primordial para seu fortalecimento. [www.pesca.sp.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira