Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/04/2012 - 08:38

Estaleiros nacionais com normas atualizadas para atingir excelência internacional

Visando novos mercados, Jorge Nasseh faz palestra sobre a Norma ABNT NBR-14574/2012 no Rio Boat Show.

O engenheiro e vice-presidente da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar), Jorge Nasseh, fala sobre a Norma ABNT NBR-14574/2012 na palestra do dia 14 de abril, às 18h, no Rio Boat Show (Pier Mauá, RJ).

A Norma dita as regras e regulamentos para barcos de recreio em materiais compostos (plástico reforçado em fibra de vidro) com comprimento igual ou inferior a 24 metros. Seguindo os padrões internacionais da ISO (International Organization for Standardization), da ABYC (American Boat and Yacht Council), da marca CE (Comunidade Europeia), da DNV (Det Norske Veritas), ABS (American Bureau of Shipping), LRS (Lloyd’s Register of Shipping) e da NORMAN (Norma da Autoridade Marítima Brasileira); com tópicos voltados para as características brasileiras de navegação e construção de barcos.

A Norma foi apresentada no METS – Marine Equipment Trade Show 2011 - em Amsterdam, devido o interesse do mercado internacional na ascensão econômica brasileira. Houve um cuidado especial na sua elaboração, agora revisada e modernizada por um grupo de especialistas brasileiros e pelo próprio Jorge Nasseh, também coordenador da Norma ABNT para a construção de barcos, que, motivado, comenta: “É extremamente importante a Acobar assegurar a qualidade e a segurança através de normas específicas desenvolvidas por engenheiros e técnicos brasileiros”, diz Nasseh.

A Norma ABNT-14574 foi editada no ano 2000 e em 2010 começaram os complexos trabalhos, contando com a inclusão de 15 novos capítulos, o que traz para o fabricante nacional as ferramentas para projetar e construir uma embarcação com segurança e qualidade. A NBR-14754/2012 deve ser aprovada e publicada até o final do primeiro semestre de 2012.

O uso da Norma, como a ISO, é voluntário, porém, é importante enfatizar que o seu uso viabiliza a melhor qualificação dos barcos produzidos no Brasil e abre caminhos para as exportações de nossos produtos para os mercados americano, europeu e asiático.

O ciclo de palestra desse dia recebe o título de “Tudo sobre Barcos”. Além de comentar sobre os tópicos principais da Norma, Nasseh vai discutir com construtores e consumidores de embarcações que desejam conhecer melhor os requisitos normativos da indústria brasileira. A apresentação tem como objetivo demonstrar a força e solidez que o Brasil vem alcançando nos últimos anos, seja na especialização de mão de obra, seja na gestão empresarial.

.[ Rio Boat Show 2012, de 12 a 18 de abril, no Pier Mauá - Av. Rodrigues Alves, 10 – Praça Mauá – Rio de Janeiro – RJ |Bolsão de Estacionamento – Serviço de transfers na Marina da Glória, a cada 15 minutos. |www.acobar.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira