Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2007 - 11:57

Ikwa entra no ar para desmistificar o universo das profissões no Brasil

Primeira empresa de web 2.0 do Brasil a receber aporte de venture capital, estréia com conteúdos inicialmente focados no público que se prepara para escolher sua futura profissão. Com linguagem de videoclipes, site apresenta vídeos com profissionais renomados, como Dráuzio Varella, Miguel Nicolelis, Nayana Zatz, Isay Weinfeld e Marcelo Gleiser

Pediatra, dentista, ator ou jornalista?! De acordo com pesquisas nacionais, a escolha profissional é uma das maiores fontes de estresse para os brasileiros: cerca de 95% dos jovens não sentem convicção sobre a profissão que elegeram na hora do vestibular; 75% dos brasileiros sonham em mudar de profissão, e 53% trabalham em áreas diversas daquelas em que se formaram. Outros dados alarmantes: de todos os estudantes que ingressam no ensino superior, 41% desistem do curso, 31% trabalham numa área diferente daquela em que se formaram e apenas 28% se formam e trabalham na mesma área.

É justamente este público que terá acesso aos conteúdos de estréia do Ikwa (www.ikwa.com.br) - conceito inédito de website no Brasil e no mundo, cuja missão é desmistificar o universo das profissões e oferecer ferramentas inovadoras para que o jovem faça a transição entre a vida escolar e o ingresso no mercado de trabalho de modo seguro e consciente. Em meados de 2006, a Monashees Capital identificou a oportunidade de mercado e, para desenvolver e implantar o projeto, uniu-se a um time de empreendedores movidos pelo mesmo sonho de informar e inspirar as pessoas na busca da realização profissional.

Focado na orientação, no desenvolvimento, na colocação e no networking profissional, o Ikwa nasce com o objetivo de formar uma grande comunidade online, reunida em torno de conteúdos gerados por sua equipe de jornalistas e também pelos próprios usuários, no sistema de colaboração que caracteriza a web 2.0. O Ikwa é a primeira empresa de web 2.0 do Brasil a receber um investimento de venture capital. "Não existe nada similar ao Ikwa no Brasil ou no mundo. Nosso objetivo é criar aqui uma empresa mundial e, em pouco tempo, levar o modelo para fora do País", revela Mauricio Thomas Schonenberger, CEO do Ikwa.

Trata-se de um conceito inédito e revolucionário, que atenderá pessoas dos 15 aos 75 anos interessadas em explorar as possibilidades e encontrar seus caminhos profissionais. Os responsáveis pelo Ikwa - com a colaboração de sua comunidade de usuários - estão construindo um site com informações sobre cursos universitários, tecnológicos, profissionalizantes e de e-learning; perfil das instituições de ensino superior do Brasil e dos alunos destas instituições; ofertas de estágio e emprego; empresas onde podem trabalhar, e muito mais. "O Ikwa será um importante canal de comunicação entre escolas de ensino médio, universidades e empresas", garante Schonenberger. E acrescenta: "o Ikwa é imparcial e possui informações de alta qualidade, além de permitir que os usuários participem com seu próprio conteúdo".

O que ser quando crescer?! O conteúdo de estréia do Ikwa está focado em uma das fases mais significativas da vida de qualquer pessoa: a descoberta de talentos e a escolha da profissão. A jornalista Carmen Nascimento, diretora de Conteúdo do Ikwa, traz para o site a expertise de quem atua há mais de dez anos na área de educação. Apoiada pelo time de conselheiros Leonardo Fraiman, Oscar Rodrigues Alves, Alexandre Cruz e Celso Roberti, a equipe do Ikwa possibilitará que os usuários do Ikwa tenham acesso a matérias e informações relevantes para essa etapa da vida, em uma linguagem didática e acessível.

Uma das principais atrações do Ikwa são os bioclipes com profissionais renomados, fontes de inspiração e referência, como Dráuzio Varella, Miguel Nicolelis, Nayana Zatz, Isay Weinfeld e Marcelo Gleiser. Realizados com a dinâmica linguagem dos videoclipes, os bioclipes do Ikwa apresentam personagens consagrados nas mais diversas áreas, que falam sobre seu dia-a-dia profissional, suas ferramentas de trabalho, sua trajetória pessoal, o perfil mais adequado para a carreira, os desafios e as dicas para os futuros colegas de profissão. No momento, o Ikwa já conta com cerca de 150 bioclipes produzidos, que podem ser acessados pela ocupação que retratam ou pela galeria, no canal Explore.

O usuário do Ikwa tem um perfil com ferramentas e funcionalidades disponíveis nas comunidades online mais conhecidas. "Nosso diferencial é que unimos o conteúdo gerado pelos usuários a conteúdos exclusivos produzidos por especialistas, o conceito inovador para redes sociais", explica Dairton Bassi, diretor de Tecnologia do Ikwa.

Uma ferramenta dinâmica criada especialmente para os futuros estudantes de ensino superior é a Teia das Profissões do Ikwa. A partir das áreas de conhecimento Carreiras Militares; Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra; Ciências Sociais Aplicada; Comunicação; Engenharias; Humanas; Linguísitca; Letras & Artes, e Saúde, o Ikwa apresenta mais de 200 cursos superiores e centenas de áreas de atuação, ou seja, diversas opções para o que estudar e com o que trabalhar. Escolhido o curso, basta seguir para o canal Estude para encontrar as instituições de ensino do País que oferecem essa graduação. A próxima etapa será o lançamento do Trabalhe, com conteúdo específico para os interessados em ingressar ou se desenvolver no mercado de trabalho.

Também já estão no ar testes interativos, cujas atividades ajudam os usuários a se conhecer melhor e a descobrir as profissões e ocupações que mais combinam com sua personalidade. Essas ferramentas foram elaboradas por uma equipe multidisciplinar de psicólogos e educadores e levam em conta os dados da Nova Classificação Brasileira de Ocupações, do Ministério do Trabalho e Emprego, de agosto de 2002.

Com o objetivo de atender às necessidades dos estudantes brasileiros, o Ikwa terá 100% de seu conteúdo aberto apenas para os alunos de escolas e instituições que firmarem parceria com a empresa. "Adotamos o modelo de assinaturas corporativas. Com nossos serviços, ferramentas e conteúdos, colégios e cursinhos parceiros passam a contar com um diferencial importante para seus alunos", explica Schonenberger. Os demais internautas terão acesso a 60% de todo o conteúdo. Por enquanto, apenas convidados podem acessar o Ikwa. Novos usuários podem receber um convite de um amigo que já participa do Ikwa ou se inscrever no site.

Pessoas: a base da comunidade Ikwa - O time do Ikwa é liderado pelo CEO Mauricio Thomas Schonenberger que, anteriormente, trabalhou como consultor de estratégia para executivos de algumas das maiores empresas presentes no Brasil, na Inglaterra, na África do Sul e no México. Schonenberger também foi um dos fundadores do curso pré-vestibular DCE Unicamp, onde também atuou como professor.

Ao lado do CEO do Ikwa estão a diretora de Conteúdo Carmen Nascimento - que chefiou a redação do Guia do Estudante e foi responsável pelo lançamento de seis títulos da marca - e o diretor de Tecnologia Dairton Bassi. Especialista em desenvolvimento de sistemas em instituições públicas e privadas, Bassi atuou como programador, líder de desenvolvimento e consultor. Também é membro-fundador da AgilCoop, a primeira cooperativa de desenvolvimento de software ágil do Brasil.

Vale destacar ainda o prestigiado grupo de conselheiros do Ikwa formado por: Oscar Rodrigues Alves - Um dos fundadores da MTV Brasil, participou da criação do primeiro canal de TV por assinatura do País, a TVA. Começou a dirigir comerciais em 1994, trabalhando com clientes como Coca-Cola, Nestlé, Motorola, Gillette, Nextel, Honda, entre outros. É um dos diretores de videoclipes mais premiados do Brasil.

Leonardo Fraiman - Psicoterapeuta e diretor da Clínica Fraiman, foi orientador educacional do Visconde de Porto Seguro e Colégio Hebraico Brasileiro Renascença. Atualmente é professor da cadeira de Orientação Profissional do Colégio Guilherme Dumont Villares, além de autor de diversos livros sobre o tema.

Celso Fleury Roberti - Matemático, com 15 anos de experiência nas áreas de tecnologia e educação, foi sócio-diretor da ISAT Educação e Editora Digital, empresa especializada na implementação de modelos educacionais digitais para o mercado corporativo. Hoje é responsável pela área educacional da TCS, maior empresa indiana de TI.

Alexandre Cruz - Membro da Visual Effects Society, trabalha há mais de dez anos como especialista em efeitos visuais digitais. Atuou nas principais produtoras do País, como a 5.6 filmes, a Conspiração e a O2. Entre seus clientes estão Volkswagen, General Motors, Ford, Fiat, Peugeot e Coca-Cola.

Em novembro de 2006, o Ikwa recebeu investimento da Monashees Capital (MC+), empresa de venture capital com foco em negócios de crescimento rápido, movidos à tecnologia, conteúdo ou processos inovadores e cujo objetivo é construir empresas que revolucionem mercados, através de parcerias de longo prazo com empreendedores visionários.| Site: www.ikwa.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira