Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/04/2012 - 09:08

Como manda o figurino

Atualmente, as confecções são confrontadas com o desafio de como lidar com a concepção e desenvolvimento de produtos para atender às diretrizes existentes de conformidade de padronização do vestuário.

Muitos empresários bem sucedidos nos negócios acreditam que a tecnologia Product Lifecycle Management (PLM) oferece benefícios importantes, permitindo melhores práticas para o gerenciamento da introdução de novos produtos em colaboração com o processo de terceirização. Além disso, a tecnologia PLM ajuda a gerenciar a qualidade do produto e questões de conformidade, fatores importantíssimos para uma estratégia de marca bem sucedida.

Como o PLM pode ajudar? O sistema de gestão de ciclo de vida de produto (Product Lifecycle Management) ajuda fabricantes e varejistas a se manterem conforme a legislação e assegurarem qualidade através do controle de toda a cadeia de suprimentos.

Facilita a gestão de conformidade, armazenando dados, controlando automaticamente todas as mudanças de produtos, e apresentando relatórios. Tudo isso sem contar a redução do time-to-market , e controlar a produção em escala, reduzindo o uso de materiais, aumentando o número de lançamentos no prazo, a custos mais baixos.

Conheça quais são as principais ferramentas e de que maneira beneficiam a gestão do ciclo de vida dos produtos: . Ficha técnica e explosão de materiais (BOM) digitalizadas estão sempre disponíveis, com informações precisas e atualizadas, permitindo maior controle da qualidade do produto na produção e prevenindo falhas.

. Gerador automático de etiquetas com informações obrigatórias e instruções de cuidado e lavagem.

.Gráficos de medição com tabela de medidas primárias e secundárias.

. Imagens e anotações com upload de arquivos, imagens e fotos, criação de diagramas, adição de comentários, ilustrando eventuais problemas de qualidade, evitando a compra errada de insumos (referências trocadas, quantidades excedentes ou insuficientes).

. Comunicação colaborativa integrada com parceiros e fornecedores proporciona entendimento claro entre as partes envolvidas evita erros, atrasos e desperdícios, através do alinhamento das informações críticas.

.Processos automatizados de Geração de Pedido de Cotação, Amostra e Ordem de Compra com aprovação on-line de fornecedores e parceiros agilizam a produção.

.Formação de Custos permite evitar falhas na determinação de qualquer tipo de custos dos produtos: Matéria prima, Embalagem, Mão de obra, Aluguel, Estocagem, Comissão, Impostos, Mark-up, Percentual de desperdício

. Histórico controla e visualiza de todas as alterações no design de produto, incluindo data, hora e usuário geram “Uma única versão do Produto”.

. Sistema de Aprovações asseguram o controle de qualidade, criando e controlando aprovações automaticamente, em vários estágios do ciclo de vida do produto: Amostra de Cor/Lab Dips, Medição, Teste de materiais, Fit/Vestir.

. Work Flow e Cronograma organizam atividades como Lista de tarefas atreladas a datas de execução, de forma que o desenvolvimento do produto e seu lançamento possam ser feitos no prazo estipulado.

.Banco de dados centralizados e Catálogo digital evitam retrabalho na reutilização da informação de produtos, aviamentos e tecidos.

O banco atua como uma biblioteca de design: modelos são armazenados junto com todas as especificações e informações do processo de desenvolvimento. Sendo o banco de dados a peça chave para o"Fast Fashion" .

.Rastreamento identifica possíveis falhas ou gargalos antecipadamente, melhorando a tomada de decisão pela visibilidade de fluxos de trabalhos e caminhos críticos.

.Relatórios de avaliação de fornecedor e Garantia de Qualidade, como: .Solicitação de teste de material e teste do produto.

. Avaliação dos testes e processos de aprovação.

.Alinhamento com a aprovação de produtos e disponibilidade de produção.

. Comparativo de performance de fornecedor.

Todas essas ferramentas auxiliam no rápido Time to Market (Tempo de lançamento para o mercado). Cada vez mais curtos, os ciclos de vida do produto aumentam riscos por atrasos, problemas de qualidade e estoques.

As indústrias de confecções ,tendo como objetivo atender às necessidades de seus clientes e priorizando a qualidade ,certamente aderirão ao PLM para o aprimoramento de seus trabalhos.

. Por: Vivien Barna, Gerente de Produtos da Millennium Network

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira