Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2007 - 12:06

“O Marco Amador: Sessão Cursos”


Paulo Meira leva a exposição para a Amparo 60 Galeria de Arte.

O artista plástico Paulo Meira traz para o Recife a exposição “O Marco Amador: Sessão Cursos”, composta de vídeo, pinturas e fotografias. Conhecido pelo seu interesse por aspectos que tencionam a existência humana e por povoar suas obras com personagens bizarros, esta mostra tem como ponto de partida um homem de olhos vendados que se entrega aos cuidados de uma palhaça italiana como guia. As situações se alternam, ora em um jogo de quebra-panelas (substituídas por reproduções em argila da cabeça do homem vendado), ora em um atravessar por paisagens diversas. De 24 de outubro a 30 de novembro, na Amparo 60 Galeria de Arte, no bairro do Pina.

Com a “Sessão Cursos”, Paulo Meira dá continuidade à série de exposições individuais a partir do tema “O Marco Amador” (depois de “Projeto Hermes & 3 Sambas”, de 2004; e “Sessão Las Outras”, de 2006). Nesta mostra, resultado de uma pesquisa iniciada ainda em 2005, como prêmio obtido no 46º Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco, a iminência do perigo é uma constante. No vídeo, a tensão das cenas é entrecortada por pequenos sketchs, onde um narrador sem cabeça anuncia cursos insólitos com um forte sotaque inglês, e um garçom albino serve vinho à palhaça. As fotografias são registros das performances ocorridas no processo de execução do vídeo.

Já as pinturas, em óleo sobre tela, são representações realistas, porém ampliadas, de documentos de certificados em branco, cujas imagens de fundo como marcas d’água são elaboradas também a partir do registro das filmagens do vídeo. Pendurados nas paredes, os documentos não especificam o assunto estudado nem o que foi concluído. "É sempre uma idéia de acontecimento, um marco pode ser temporal, geométrico ou físico. Acaba sendo uma reflexão sobre a comunicação”, afirma o artista, em cujo imaginário tudo se articula a partir de uma condição surrealizante, que acaba travando um embate entre a arte e a vida.

Em “Sessão Cursos”, Paulo Meira apresenta um momento de convergência em sua obra e confronta todos esses entrelaçamentos de contradições. Inquieto, coloca todos diante dos seus tormentos de uma maneira irônica, bem humorada. Produz uma obra que no mínimo obriga a parar para contemplar e refletir sobre as falácias do cotidiano e a fragilidade da existência do ser humano. “O Marco Amador: Sessão Cursos” conquistou recentemente o 7º Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia, criado pelo Instituto Sergio Motta com a proposta de fomentar a produção de arte em novas mídias. Além disso, é finalista do Prêmio Bravo Primer de melhor exposição do ano.

Título da exposição: “O Marco Amador: Sessão Cursos", de Paulo Meira, visitação de 24 de outubro a 30 de novembro de 2007, de segunda a sexta-feira, 9h às 18h, e aos sábados com agendamento, na Amparo 60 Galeria de Arte - Avenida Domingos Ferreira, 92, Pina, Recife-PE. Informações: (81) 3325-4728. Entrada gratuita.| www.amparo60.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira