Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/04/2012 - 09:36

Agropalma participa do Food Ingredients 2012

A Agropalma retoma participação no maior evento da indústria de ingredientes alimentícios da América Latina. Exclusivo, o Food Ingredients 2012 será realizado entre 18 e 20 de setembro, no Expo Center Norte. Com mais de 200 expositores nacionais e internacionais, a expectativa é que circulem 12 mil profissionais do setor.

O objetivo da Agropalma, maior produtora de óleo de palma da América Latina, é expor seus produtos ao mercado, participar do intercâmbio de conhecimento sobre tecnologia em ingredientes alimentícios e compartilhar experiências em cultivo de palma sustentável, biodiversidade e responsabilidade socioambiental, apresentando ainda os processos para conquista do seu mais recente certificado internacional, o da RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil/ Mesa Redonda do Óleo de Palma Sustentável), obtido em agosto de 2011.

A empresa é a primeira no Brasil a receber esse certificado e conta com outros 12 de cunho internacional. “Com isso, a Agropalma mostra que é possível desenvolver uma grande produção agrícola na Amazônia brasileira seguindo os mais rigorosos critérios de sustentabilidade econômica e socioambiental, de forma que passe a ser um exemplo para outros produtores e um novo paradigma na fabricação do óleo de palma no Brasil”, afirma Marcello Brito, diretor comercial e de sustentabilidade da Agropalma.

.[FI – Food Ingredients 2012| Estande Agropalma: B 230, de 18 a 20 de setembro,das 11h às 19h, na Expo Center Norte – Pavilhões Azul e Branco, rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme – São Paulo, SP. Site: www.fi-events.com.br/fi].

Certificado RSPO [www.rspo.org] O processo de certificação da Agropalma ainda não se encerrou. De acordo com as normas do RSPO, uma empresa tem, a partir da data de sua certificação, um prazo de três anos para também preparar, treinar e certificar toda a sua cadeia de fornecimento de cachos de palma, sob pena de perder integralmente o certificado obtido.

Assim, a Agropalma efetivou uma parceria com a ONG Holandesa Solidariedad para esse intento e o processo já está em andamento. Espera-se concluir a etapa no segundo semestre de 2013.

Essa foi a forma encontrada pela RSPO de garantir que os ganhos advindos do processo de produção sustentável de óleo de palma seja também estendido aos mais de três milhões de pequenos produtores de palma espalhados pelo mundo, principalmente na Ásia.

Atualmente, a Agropalma tem cerca 220 parceiros entre agricultores familiares e produtores integrados considerados como pequenos e médios plantadores, totalizando uma área de dez mil hectares. O processo de certificação para agricultura familiar segue um modelo especialmente desenhado para este fim, respeitando as particularidades e as dificuldades inerentes a um pequeno agricultor.

Existem hoje no mundo 29 empresas, em seis países, com plantios de palma certificados. Juntas detêm 135 usinas de extração de óleo e são responsáveis pelo processamento dos cachos advindos de uma área certificada de 1,131 milhões de hectares, com produção total em 2011 de 4,79 milhões de toneladas de óleo de palma e 1,11 milhões de toneladas de óleo de palmiste certificados. Desse total, 52% foram efetivamente vendidos como produto de origem sustentável. Apesar de aparentar um resultado pequeno, trata-se de um mercado em franca expansão. Em 2008 foram comercializados somente 2,7% do total do óleo certificado, em 2009 saltou para 25,3% e 46,2% em 2010.

Grupo Agropalma [www.agropalma.com.br]-Com 64 mil hectares de reservas florestais, 40 mil hectares de áreas de plantios e cinco indústrias de extração de óleo bruto situados nos municípios de Tailândia, Acará, Moju e Tomé-Açu, a 150 quilômetros de Belém (PA), a Agropalma é o maior produtor individual de óleo de palma da América Latina.

Responsável pela geração de 4,5 mil empregos diretos, o grupo vem investindo há 29 anos na região Amazônica com a implantação de seu complexo agroindustrial. Essa iniciativa fez com que a empresa desenvolvesse uma infraestrutura de apoio na região: criação de malha viária, agrovilas com residências, ambulatório, farmácia, escola de ensino infantil, fundamental e médio, instalação de rede de energia elétrica, abastecimento de água e assistência médica.

Já foram empregados cerca de US$ 250 milhões no empreendimento, valor que traduz o maior investimento que uma instituição de capital privado nacional realizou em cultura de palma na América Latina até o momento. Isso comprova o compromisso da Agropalma em promover o desenvolvimento sustentável, conciliando atividades produtivas ambientalmente corretas com o desenvolvimento social, a partir de alternativas econômicas viáveis para a região.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira