Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2012 - 10:02

Malbec World Day

Wines of Argentina, entidade responsável pela imagem do vinho argentino no mundo, instaurou o 17 de abril (terça-feira), como o dia para celebrar seu varietal emblema através do “Malbec World Day” (Dia Mundial do Malbec).

Desde os tempos do Império Romano até a modernidade, o Malbec tem sido reconhecido e desfrutado pelos paladares europeus, principalmente ingleses e franceses. Séculos depois, é na Argentina onde esta cepa se desenvolve de maneira inigualável e encontra o hábitat que propicia vinhos únicos reconhecidos no mundo inteiro.

Atualmente nosso país é o maior produtor mundial de Malbec, com cultivos em todas as regiões vitivinícolas do território nacional. É por isso que Wines of Argentina decidiu lhe prestar homenagem através da criação do Malbec World Day.

17 de abril é o dia escolhido para levar a cabo os festejos deste evento, que já está instalado na agenda vitivinícola mundial desde 2011. Nova York, Londres e Mendoza foram as cidades escolhidas como anfitriãs dos encontros, onde ficou demonstrado porque o Malbec é o vinho de maior crescimento internacional dos últimos tempos. A Grande Maçã, representando a América do Norte (principal mercado dos vinhos argentinos); a capital do Reino Unido, símbolo do alcance histórico que a cepa teve na Europa; e a cidade de Mendoza, por ser a capital vitivinícola da Argentina e berço do Malbec.

Mais de 40 representações da Argentina ao redor do mundo (Chile, Bolívia, Equador, Panamá, República Dominicana, Brasil, México, Panamá, Espanha, Marrocos, Argélia, Armênia, Alemanha, Holanda, Suécia, Suíça, Sérvia, Grécia, Austrália, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Finlândia, Bélgica, Bulgária, República Checa, China, Japão, Rússia, França, Dinamarca, Ucrânia, Malásia e Vietnã, entre outras) tiveram um papel fundamental na repercussão que o Malbec World Day granjeou nos meios internacionais. Claro sinal do lugar que a Argentina já começou a ocupar no mercado mundial do vinho.

Para este segundo ano de festejo do Malbec World Day, o objetivo é continuar instaurando o Malbec Argentino como referente único do país e contribuir ao seu posicionamento mundial. As cidades escolhidas para o ano 2012 são Nova York, Londres e a Cidade Autônoma de Buenos Aires, capital do país e uma das principais cidades da América Latina.

17 de abril, o porquê da data escolhida -A origem do Malbec está em Bordeaux, no sudoeste da França. Ali era cultivada esta cepa com a qual se elaboravam vinhos denominados “de Cahors” devido ao nome da região, reconhecidos desde os tempos do Império Romano. Estes vinhos se consolidaram na Idade Média e terminaram de se fortalecer na modernidade.

A conquista do mercado inglês foi um passo decisivo na valoração desta cepa na Inglaterra e no mundo. No final do século XIX, a praga de filoxera destruiu a viticultura francesa e o “Cot” caiu no esquecimento deixando, contudo, uma cultura de apreciação do Malbec já construída.

Sobre essa base se desenvolveu, tempo depois, o Malbec Argentino. Esta cepa chegou em 1853 ao nosso país trazida pela mão do francês Michel Aimé Pouget (1821-1875), agrônomo contratado por Domingo Faustino Sarmiento para levar adiante a direção da Quinta Agronômica de Mendoza..

Seguindo o modelo da França, esta iniciativa propunha incorporar novas variedades de cepas como meio para melhorar a indústria vitivinícola nacional. Em 17 de abril de 1853, com o apoio do governador de Mendoza, Pedro Pascual Segura, foi apresentado o projeto perante a Legislatura Provincial, com o objetivo de fundar uma Quinta Normal e uma Escola de Agricultura. Este projeto foi aprovado com força de lei pela Câmara de Representantes, em 06 de setembro do mesmo ano.

No final do século XIX, e pela mão dos imigrantes italianos e franceses, a vitivinicultura cresceu exponencialmente e com ela, a Malbec, que se adaptou rapidamente aos diversos terroirs que nossa geografia propunha e onde se desenvolveu inclusive melhor que em sua região de origem. Desta forma, com o passar do tempo e com muito trabalho, foi se delineando como a uva insigne da Argentina.

A gestão de Pouget e Sarmiento na Quinta Normal de Mendoza foi parte decisiva deste processo. O dia 17 de abril é para a Wines of Argentina não só o símbolo da transformação da vitivinicultura argentina como também o ponto de partida para o desenvolvimento desta cepa, emblema do nosso país no mundo. [ www.winesofargentina.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira