Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2012 - 10:24

Abre-se a Floresta


Nazareno apresenta esculturas em madeira e desenhos inéditos.

Luciana Caravello Arte Contemporânea está apresentando desde o dia 13 de abril de 2012 (sexta-feira), a exposição “Abre-se a Floresta”, do artista plástico Nazareno. A mostra ocupará todo o primeiro andar da galeria com seis esculturas em madeira e quatorze desenhos, em que o artista, dentro de sua poética onírica e lúdica, visita todos os aspectos simbólicos e evocativos que a floresta provoca em nosso imaginário.

Para Nazareno, nascido em 1967, em São Paulo, a floresta “nos chega de diversas formas, pode ser um filme, um passeio, uma foto de viagem, um desenho animado, um livro de imagens, um relato ou, por que não?, um local de nascimento”. “A mim a floresta chegou sempre de noite antes de dormir, a partir das histórias que me contavam. Esse mundo descrito nos contos de fadas e em histórias infantis sempre exerceu enorme fascínio em mim: a astúcia de João e Maria, a destreza do Gato de Botas, a perspectiva do diálogo com as feras, os perigos e soluções experimentados por aqueles personagens, onde nada lhes era poupado apesar de sua condição infantil”, conta.

As obras que são em sua maioria casas/caixas/espaços confinados, mesmo nos desenhos, “convidam o espectador a entrar, a espiar, a chegar perto ainda que de longe, pesquisando, tateando, procurando o ponto de encontro entre ele e o que está sendo exibido ou ocultado”. E é nessa operação “que busco ativar os sentidos relativos a memórias pessoais ou coletivas, o campo dos receios e dos afetos, como um antigo convite que se renova continuamente através dos tempos”, diz.

Nazareno explica que os trabalhos apresentados na exposição “são uma reunião de indagações sobre o que a floresta poderia nos apresentar”. “O ato de abrir, de desnudar, exibir, seria também o ato de se preparar, de equipar-se, de transformar a perspectiva de abordagem de outro meio ambiente que se conhece por selvagem e estranho (e ele o é) em alguma outra coisa nem boa nem ruim, talvez (e ainda assim, nem tanto) apenas diferente”.

O artista criou um “manual” para o espectador, em que dá uma serie de indicações, como “Aprenda”, “Oculte-se”, “Escute”, “Não creia na bondade das feras, no entanto não ache as tome por más, elas são apenas feras”, e “Sim, tenha em mente que na floresta você poderá ser devorado”, “Esteja certo de que tudo é realmente como parece”, dentre outras.

Luciana Caravello Arte Contemporânea -Instalada em uma casa do final dos anos 1950 com três andares e 500 metros quadrados, da Rua Barão de Jaguaribe, em Ipanema, totalmente revitalizada pelo arquiteto Erick Figueira de Mello, com iluminação de Maneco Quinderé, Luciana Caravello Arte Contemporânea tem três espaços expositivos: o maior no térreo, o acervo no segundo e os projetos especiais no terceiro andar. Nas salas do terceiro andar, com terraço, área de leitura e uma coleção de livros de arte, Luciana Caravello abriga exposições coletivas e projetos como a mostra com cadeiras em edição limitada dos cultuados designers Fernando e Humberto Campana, no último mês de março, do designer Karim Hashid, que ocorreu em dezembro de 2011 e a prevista de Alex Flemming (Berlim).

Além dos paulistas Felipe Bertarelli, Felipe Cohen, Ding Musa, Graziela Pinto, Helen Faganello, João Loureiro, Mariana Tassinari, Nazareno, Renato Leal, Ricardo Villa, Sergio Romagnolo, Thiago Tebet, Wagner Malta Tavares, estão no time de artistas da galeria os cariocas Bruno Miguel, Daniel Lannes, José Nasser, Leonardo Ramadinha e Marcos Cardoso, os curitibanos Alexandre Mazza e Eliane Prolik, os goianos Marcelo Solá e Rodrigo Godá, o cearense Luiz Hermano, o gaúcho Luciano Zanette e a baiana Carolina Ponte.

.[Nazareno – Abre-se a Floresta, Luciana Caravello Arte Contemporânea, Rio[todos os espaços expositivos]Exposição: 13 de abril a 12 de maio de 2012, de segunda a sexta, das 10h às 19h, sábado das 11h às 14h,Rua Barão de Jaguaribe 387|Rio de Janeiro, Brazil, 22421-000 | Telefone (21) 2523.4696 | http://www.lucianacaravello.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira