Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/04/2012 - 10:34

BETT 2012 mostra o futuro da tecnologia educacional

Quem quer saber o futuro da tecnologia educacional tem uma fonte certa de informações: o evento BETT (British Education, Training and Technology), a maior feira mundial desta área. Esse evento sempre acontece no “London’s Olympia Exhibition Center”, em dois galpões conjugados, localizados em Kensington. No BETT, o alinhamento entre novas tecnologias e os grandes desafios educacionais é total – os organizadores montam o evento de modo a associar a tecnologia à liberdade, à motivação para aprender, à criatividade e à inovação.

Todos os anos, o BETT atrai cerca de 30 mil visitantes de mais de 100 países diferentes. Essas pessoas vão assistir palestras riquíssimas e visitar, nas áreas de exposições, o quede mais avançado em tecnologia educacional está sendo desenvolvido. Na edição deste ano, estavam presentes mais de 600 empresas envolvidas com tecnologia educacional.

Aqui está uma seleção pessoal do que, entre os produtos e serviços oferecidos nos mais de 600 estandes da BETT, eu julguei especialmente atraente para o mercado brasileiro de tecnologia educacional:

Videogames com aplicações educacionais: Microsoft mostra sua forma de usar os recursos dos Videogames como ferramenta/ambiente educacional. Games como Kinect Adventures prometem transformar a forma de aprender e interagir. Já a ConnectED apresentou uma série de aplicações educacionais envolvendo o uso dos PSPs da Sony.

As mais variadas aplicações de telas interativas: além das já consagradas lousas interativas, expositores mostraram uma série de outras soluções como mesas também interativas, tanto com projeção frontal como com retro-projeção, desktops com tela interativa e até vídeo wall interativo (painéis com 9 telas de 46 polegadas cada que atuam de forma totalmente integrada).

Kinect como meio de interação com o Windows: A Microsoft já está disponibilizando o Kinect, sistema de interação através de gestos que faz enorme sucesso no Xbox 360, como meio de interação com o Windows. As possibilidades de aplicação são enormes, principalmente na medicina e educação.

Google mostra soluções gratuitas para uso educacional: Escolas e professores compartilham experiências no uso de ferramentas gratuitas com os visitantes da feira. Também apresentaram aplicativos do Google para a educação, tais como o “Chromebook“ (notebook do Google) e o sistema operacional Chrome OS.

Redes Sociais – O BETT mostrou muitas empresas oferecendo “soluções” onde escolas podem criar e controlar comunidades formadas por professores, alunos e familiares.

Atividades complementares à escola: tecnologia para permitir que as crianças realizem atividades educativas no período em que estão fora da escola e perto da família; as soluções pressupõem que as tarefas devem ser feitas com acompanhamento dos pais.

Inclusão Digital dos mais velhos (os migrantes ou não nativos da era digital): soluções sob medida para ajudar os pais a aprender a manipular a tecnologia ao lado dos filhos, sempre com fins educativos.

Cenários virtuais como os da MTV ou telejornais na sala de aula: solução que permiteao professor sentar-se na frente de um pano verde, olhar para a câmera e falar e gravar suas aulas. O cenário virtual projeta, atrás do professor, gráficos que se mexem, animações, vídeos e uma série de outros recursos e possibilidades.

Banco de Conteúdos Educacionais Digitais: vários estandes representavam empresas que organizam e oferecem conteúdos (trechos de documentários) produzidos por canais de TV, devidamente relacionados com componentes curriculares. Os vídeos são acompanhados por recursos extras como vocabulários, dados do vídeo em si, transcrição, além de sugerir atividades para a sala de aula. Soluções como essas são produzidas por equipes de educadores altamente habilitados a rastrear conteúdo e organizar esses links.

Kits de desenvolvimento de animações e vídeos em sala de aula: trata-se de empresas que desenvolvemdiversos tipos de kits para quem quer trabalhar com animação e/ou produção de vídeos em sala de aula, com um certo toque de profissionalismo. Os kits variam em potencial e preço, e incluem componentes como cenário, modelos, massinha, olhos esbugalhados, equipamentos para captação e edição da imagem, softwares e serviços de treinamento para professores.

Soluções envolvendo o uso de tablets (iPads e similares): uma das minhas grandes expectativas era a de encontrar boas idéias e exemplos de uso dos tablets, envolvendo equipamentos, conteúdos, aplicativos, plataformas, etc. Vi alguns, mas nada que chamasse muito a atenção. É um mercado que ainda vive incertezas e indefinições sobre o custo dos equipamentos, modelos de negócio, limitações de uso dos tablets para produção de conteúdos (eles são próprios para consumo de conteúdo), etc. Vale a pena acompanhar como esta sendo assimilada a alternativa Apple envolvendo o iBook 2 e iBookAuthor aqui no Brasil.

. Por: Ronaldo Carvalho , sócio e responsável pelo uso de novas tecnologias da informação da Sapienti, empresa pioneira no segmento de tecnologia educacional no Brasil; o profissional atua, também como consultor da Abril Educação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira