Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2012 - 12:58

Surdez em idosos pode causar demências e depressão

Os cuidados com o aparelho auditivo e as consultas periódicas, para verificar a saúde do ouvido, podem ser importantes alidados na prevenção dessas doenças.

Pessoas idosas com problemas de surdez têm mais chances de desenvolver demência, afirma uma pesquisa publicada no periódico Archives of Neurology por cientistas da Faculdade de Medicina Johns Hopkins, dos Estados Unidos. De acordo com o estudo, a cada dez decibéis perdidos de audição, os riscos de demência aumentam 27%.

"A perda da audição pode estar vinculada à demência em consequência de um esgotamento das capacidades mentais e do isolamento social ou em alguns casos, a combinação de ambos", explica o otorrinolaringologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Herton Coifmann.

Os sentidos, audição, visão e equilíbrio são canais de comunicação do ambiente com o cérebro. "Quando a pessoa para de interagir com o meio, reprime o cérebro e passa a viver só com aquilo que já está lá dentro, não participando mais do que acontece a sua volta", ressalta o especialista.

A demência e depressão não são causados por surdez, mas tem nela grande importância e pode ser bastante significativa na vida dos idosos. "A depressão na terceira idade ocorre principalmente, por causa da privação da auditiva. Pois, gera um isolamento social devastador, além da diminuição extremamente significativa das atividades cerebrais, facilitando por exemplo, o Mal de Alzheimer", enfatiza o Dr. Coifman.

Os cuidados com o aparelho auditivo e as consultas periódicas, para verificar a saúde do ouvido, podem ser importantes alidados na prevenção dessas doenças. "O aparelho impede ou retarda o aparecimento de doenças, pois, mantém o idoso participando , vivendo e sendo feliz ", orienta o médico.

Quando a surdez se agrava é necessário reprogramar ou até mesmo trocar o aparelho. Pois, até secreções ou cera no ouvido podem obstruir o microfone. "Por isso, é importante o tratamento de gripe, infecção ou alergia para impedir a produção. Fazer consultas periódicas ao otorrinolaringologista e à empresa que forneceu o aparelho, para limpeza , troca de plihas ou de molde, também é fundamental", alerta o especialista.

Causas e tratamentos-A surdez do idosos é chamada de presbiacusia e é a consequência normal e fisiológica do envelhecimento de todos os componentes do sistema auditivo que vão da cóclea - órgão sensitivo da audição -, até ao cérebro. " A audição vai desde a capacidade de perceber a presença dos sons, filtrá-los por quantidade e qualidade, até conduzi-los essas informações ao cérebro, reconhecê-los, associar uns aos outros e finalmente dar significado a eles", afirma o Dr. Coifman.

A sua causa está relacionada a soma de uma série de circunstâncias como a história auditiva do paciente, se foi ouvinte de sons altos, ruído ocupacional e traumatismos. "Também pode ser sequela auditiva de alguma doenças ou a suscetibilidade individual de cada um, devido a sua carga genética", classifica o especialista.

A surdez do idoso não tem cura. O melhor tratamento ainda é a prevenção. De acordo com o médico, preservar a audição que trazemos da juventude, tratar e prevenir as doenças que alteram a audição, como o diabetes e a hipertensão arterial, e proteger os ouvidos do ruído altos, ajudam a conservar a audição.

De acordo com o médico, a privação sensorial auditiva deixa sequelas, por isso é fundamental não deixar de trabalhar a mente. "Usar bengala, lentes e aparelhos. A família do idoso deve incentivá-lo a continuar fazendo as atividades do dia a dia e sempre deixar que ele participe das conversas e rotina da casa. E, principalmente, se precisar do aparelho auditivo, não hesite em testar um. Quem parece surdo é quem não ouve e não aquele que porta um aparelho", ressalta o Dr. Coifman.

Audiologia Clínica do HNSG -O Hospital Nossa Senhora das Graças possui o Serviço de Audiologia Clínica. O serviço conta com uma equipe multidisciplinar que atua em diversas áreas e com equipamentos de última geração. Entre as especialidades envolvidas no atendimento multidsiciplinar estão: otorrinolaringologia, endoscopia peroral, fonoaudiologia, cirurgia plástica facial, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia maxilo-facial, otorrinolaringologia pediátrica e fisioterapia do equilíbrio. * O serviços de Audiologia do HNSG, fica na Rua Rosa Saporski, 229 - nas Mercês.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira