Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/04/2012 - 13:54

No centro-oeste, Programa Usinas do Trabalho cria novas oportunidades de geração de renda para mulheres de Goiás

Com a doação de eletrodomésticos e orientações de gestão ao empreendimento, mulheres desenvolvem atividades em suas comunidades

No último ano, 1315 mulheres assessoradas pelo Consulado da Mulher, por meio do Programa Usinas do Trabalho, geraram renda a partir de atividades empreendedoras, populares e solidárias. Entre elas, estão as 22 empreendedoras da Associação de Mulheres do Rio Vermelho (AMURV), que produzem doces, farinha e polvilho, plantam pimenta malagueta e criam frango caipira para vender na região da zona rural, em que vivem, e na feira da cidade de Niquelândia, em Goiás. Juntas oficialmente desde 2009, as maiores dificuldades dessas empreendedoras eram administrar o próprio empreendimento e a falta de recursos financeiros para melhoria das instalações físicas, problemas levados a sério pelo Instituto Consulado da Mulher, que passou a assessorá-las em abril de 2011.

Toda a produção era feita sem padronização, pois não havia uma cozinha coletiva e cada empreendedora trabalhava em sua casa. Diante disso, o grupo pediu auxílio para a comunidade do assentamento Rio Vermelho que, em um esforço coletivo, conseguiu recursos financeiros e material para a construção da cozinha. Para ajudar a transformar aquele pequeno negócio e proporcionar melhores condições de trabalho, o Consulado da Mulher doou dois freezers, duas geladeiras, dois micro-ondas e dois fogões Consul. “Esses eletrodomésticos trouxeram melhores condições de armazenamento e produção, fazendo com que a comunidade enxergasse nosso trabalho como algo realmente profissional”, afirmou a empreendedora Elza Gonçalves de Oliveira Santos.

Além de doar eletrodomésticos, o Consulado da Mulher contribui de forma efetiva para o empreendimento com sua Metodologia de Assessoria a Empreendimentos Populares, que orienta a gestão e desenvolvimento do empreendimento. Isso significa promover capacitações e qualificações continuadas na área de gestão, produção, comercialização, sustentabilidade e segurança do trabalho, tendo em vista o fortalecimento do grupo.

“Ao assessorar empreendimentos como a Associação de Mulheres do Rio Vermelho, o Instituto estimula o desenvolvimento sustentável, evitando o êxodo rural das jovens da comunidade, que sem oportunidades de geração de renda buscam alternativas na zona urbana, onde acabam em subempregos e sem carteira assinada”, destaca Leda Böger, diretora executiva do Consulado da Mulher.

A intenção principal, agora, é fortalecer a venda dos produtos para merenda escolar, hoje já feita na cidade de Niquelândia por meio da Subsecretaria de Educação Municipal.

Programa Usinas do Trabalho - Criado pelo Instituto Consulado da Mulher, em 2007, o Programa Usinas do Trabalho tem como objetivo principal fortalecer a atuação de instituições sociais que trabalham com o incentivo à geração de renda por meio de pequenos empreendimentos, protagonizado por mulheres, em todo o Brasil. Hoje em 19 estados, o Programa tem 60 parceiros, que assessoram 109 empreendimentos nas áreas de alimentação, artesanato e costura, e beneficiam diretamente 2140 mulheres, das quais 1859 já geram renda. Em 2011, os empreendimentos do Programa Usinas do Trabalho registraram faturamento superior a R$ 3,2 milhões.

Consulado da Mulher -O Instituto Consulado da Mulher é a ação social da marca Consul que oferece assessoria a mulheres de baixa renda e pouca escolaridade. O objetivo é que, com sua atividade empreendedora, possam gerar renda e proporcionar melhores condições de vida a elas e suas famílias.

O Consulado da Mulher conta com uma metodologia própria de assessoria a empreendimentos populares, reconhecida pela Fundação Banco do Brasil, UNESCO e KPMG como uma tecnologia social, replicável, eficaz e que entrega os resultados aos quais se propõe. Em 2011, esta metodologia foi recertificada, comprovando sua relevância social na criação de oportunidades para mulheres brasileiras.

Presente em 20 Estados do País, o Consulado da Mulher assessora 169 empreendimentos populares, beneficiando diretamente 2688 mulheres e suas famílias. Desde sua fundação, em 2002, o Consulado já beneficiou mais de 30 mil pessoas.

Em 2011, o Instituto Consulado da Mulher recebeu o Prêmio Doar para Transformar do ELAS Fundo de Investimento Social, com o apoio do UNIFEM (Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher), como “Melhor instituto com iniciativa apoiadora dos direitos humanos de meninas e mulheres de todo o território nacional” na categoria de pessoa jurídica.

Em 2010, o Consulado da Mulher foi escolhido pela Clinton Global Initiative (CGI), do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, para participar do encontro anual, em Nova York, e expor seu modelo de atuação. O Encontro Anual da CGI é reconhecido por reunir, entre outros participantes, chefes de Estado, vencedores de prêmios Nobel da Paz, executivos, líderes de ONGs de atuação mundial e formadores de opinião para planejar projetos específicos de enfrentamento dos desafios econômicos, ambientais e sociais mais urgentes da atualidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira