Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2007 - 09:37

Celulose IRANI conquista Prêmio Ambiental Fritz Müller

Reconhecimento se deve ao pioneirismo da empresa na emissão de créditos de carbono nos setores de Papel e Embalagem brasileiro e mundial

Uma das maiores empresas do setor de Papel e Embalagem, a Celulose Irani recebeuno dia 24 de setembro, o Troféu Ambiental Fritz Müller, na Categoria Gestão Ambiental, pelo conjunto de suas ações sustentáveis, entre as quais se destacam a Usina de Co-Geração.

O projeto é responsável por um grande percentual da energia produzida pela Celulose IRANI, além de prover 10kw de vapor para os processos de suas fábricas de papel e embalagem, localizadas em Vargem Bonita, Santa Catarina.

A instalação da caldeira de combustão de biomassa permitiu desenvolver o MDL - Mecanismo de Desenvolvimento Limpo que, aprovado pela UNFCCC, órgão vinculado à Organização de Nações Unidas (ONU), em julho de 2006, possibilitou à Celulose Irani tornar-se em setembro do mesmo ano a primeira empresa do setor no Brasil, e a segunda no mundo, a ter créditos de carbono emitidos pelo Protocolo de Kyoto.

“Com a instalação da Usina a empresa adquiriu autonomia para geração de energia elétrica, maior estabilidade para seu fornecimento e demonstrou o seu compromisso com a sustentabilidade. A conquista do troféu Fritz Müller confirma que estamos no caminho certo e nos deixa satisfeitos pelo reconhecimento”, afirma Odivan Carlos Cargnin, Diretor Administrativo, Financeiro e de Relações com Investidores da companhia.

Criado há 25 anos pela FATMA - Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina, o Troféu Fritz Müller reconhece as empresas que tenham dado sua contribuição para a preservação do meio ambiente, com projetos e ações que busquem a qualidade de vida do ser humano interagindo com a natureza de forma sustentável.

Entre os aspectos avaliados para a conquista, estão o atendimento às exigências da legislação ambiental vigente, uso da melhor tecnologia disponível, e otimização do processo produtivo, assegurando os princípios do desenvolvimento sustentável.

Case Usina de Co-Geração IRANI - Com investimento total de R$ 23,6 milhões, a Usina de Co-Geração possibilita gerar em média 4,13 MW/h de energia elétrica, montante que deixou de ser comprado da concessionária. Através da implantação do projeto, foi possível reduzir o consumo de aproximadamente 700 toneladas/mês de óleo BPF (combustível fóssil), eliminar o consumo de 4.680 toneladas/mês de lenha e extinguir o uso de geradores a base de óleo diesel.

Devido à redução do uso de energia proveniente de combustíveis fósseis e ao uso de resíduos de base florestal que sem aproveitamento poluem o meio ambiente, a IRANI deixa de lançar na atmosfera em média 125.422 toneladas de carbono equivalente por ano. Com isso, foi também possível gerar mais renda e empregos indiretos na região, uma vez que a compra de resíduos de terceiros proporciona-se retorno financeiro para as empresas geraram estes empregos.

Com a construção da Usina de Co-Geração, houve a desativação de sete caldeiras antigas, sendo duas caldeiras a óleo BPF, 3 caldeiras a lenha e 2 caldeiras a biomassa. O projeto permitiu ainda a desativação de geradores de energia a base de óleo diesel, os quais eram usados em determinados períodos do ano.

Além da redução de emissão de gases do efeito estufa, a Usina de Co-Geração apresenta um sistema de lavagem de gases da chaminé para controlar a emissão de material particulado para atmosfera. Esse sistema prevê a utilização de um equipamento acessório denominado lavador de gases, destinado à retenção úmida de partículas oriundas do processo de combustão. O sistema acontece em circuito fechado, sendo a água tratada no sistema de efluentes e reutilizada para alimentação do Lavador de Gases.

Hoje, 81% da energia utilizada pela Celulose IRANI é própria e originada em fontes renováveis, compostas por termoelétrica à base de biomassa, da Usina de Co-Geração, e hidroelétricas. Os 19% comprados de concessionária têm também como matriz principal as hidroelétricas.

A Empresa também divulgou este ano o seu Relatório de Sustentabilidade, detalhes que se enconatram no site www.irani.com.br.

Prêmio Fritz Müller, aconteceuno Hotel Maria do Mar, Rodovia João Paulo 2285 – Bairro João Paulo – Florianópolis – SC – telefone (48) 3238-3009 | www.irani.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira