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25/09/2007 - 10:13

Petrobras vai implantar o Programa Pró-Eqüidade de Gênero 2007-2008

O Governo federal e Petrobras formalizaram o início da segunda edição do Programa Pró-Eqüidade de Gênero na companhia, no dia 24 de setembro. O objetivo do Programa é promover a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres em empresas e instituições (inclusive na ocupação de cargos mais elevados na hierarquia) e desenvolver novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional. Participaram da cerimônia a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, e a ouvidora geral da companhia, Maria Augusta Carneiro Ribeiro.

O Programa Pró-Eqüidade de Gênero é promovido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e apoiado pelo Fundo das Nações Unidas para as Mulheres (Unifem) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil. Por ter obtido resultados positivos neste programa, a Petrobras conquistou, em 2006, o Selo Pró-Eqüidade de Gênero.

Atualmente, a Petrobras possui uma Comissão de Diversidade, composta por representantes das distintas áreas de negócios da Companhia. Sob a coordenação da Ouvidoria Geral, a Comissão tem como objetivo propor ações que garantam a defesa dos princípios de diversidade humana e de não-discriminação em todo o Sistema Petrobras.

Na ocasião do evento, o presidente da Petrobras lembrou que, até 1979, o concurso público da companhia para Engenharia não aceitava inscrições de pessoas do sexo feminino. Desde então, a evolução foi muito grande. Princípios de cidadania, transparência, práticas socialmente responsáveis, compromisso com a sustentabilidade e o combate à discriminação foram incorporados e a Responsabilidade Social tornou-se um dos pilares do Plano Estratégico da companhia até 2020. Ou seja, as atividades dessa área são, hoje, um condicionante fundamental na estratégia de crescimento da Petrobras.

A ministra Nilcéia Freire lembrou a importância de uma empresa como a Petrobras renovar o compromisso com o Programa Pró-Eqüidade de Gênero. "A iniciativa bem-sucedida de uma grande empresa pública repercute favoravelmente e estimula empresas privadas e instituições empresariais a incorporarem princípios e conceitos já consolidados" - disse ela.

A ouvidora geral da Petrobras, Maria Augusta Carneiro Ribeiro, afirmou que a Petrobras tem pela frente a implantação, até o fim de 2008, de um Plano de Ação Pró-Eqüidade factível. Uma das primeiras iniciativas será realizar, até o final do ano, o primeiro censo da companhia. Para isso, já foi firmada parceria com o Ibope e o Instituto Ethos. Outro item será o de estabelecer critérios que considerem prioritariamente o perfil e o nível de conhecimento profissional para também indicar mulheres a cargos elevados na hierarquia na empresa. "Não cabe mais à mulher ser a única responsável pelo desenvolvimento da família. A mão-de-obra feminina é uma necessidade para o desenvolvimento do país", comentou.

Cresce a participação feminina - A presença feminina na força de trabalho da Petrobras vem crescendo gradativamente e a participação das mulheres é cada vez mais significativa. No quadro de empregados da Companhia, a participação feminina foi ampliada em 30,7%, entre dezembro de 2005 e dezembro de 2006. Ao final de 2006, a Petrobras tinha em seu quadro de pessoal 6.664 mulheres, o correspondente a 13,9% do total. No mesmo período, o crescimento relativo da participação masculina foi de 16,5%, com o aumento de 35.425 para 41.291 empregados homens.

A significativa presença feminina na Petrobras também se revela nos quadros internacionais da Companhia. No início de 2007, entre os 9.700 empregados próprios nas unidades do exterior, 2.400 eram mulheres - correspondendo a 24,7%, um percentual ainda maior do que o verificado no Brasil.

Histórico do Programa - Lançado em 2005, o Programa Pró-Eqüidade de Gênero contou, na primeira edição, com a adesão de 14 empresas públicas, entre elas, a Petrobras, Eletrobrás, Furnas, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Em sua segunda versão, para os anos de 2007-2008, o Programa foi aberto também ao setor privado, contando com a adesão de aproximadamente 50 empresas e federações empresariais.

Ações da Petrobras no período de 2007 e 2008 para a promoção da eqüidade de gênero: . Assegurar os princípios de eqüidade de gênero em todas as etapas da implantação de novos empreendimentos da empresa. | . Propor ações que atendam às necessidades de equilíbrio das atividades profissionais, vida pessoal e familiar. | . Realizar o primeiro Censo da Petrobras. | . Elaborar material impresso e audiovisual sobre eqüidade de gênero e diversidade. | . Renovar o Banco de Imagem da Companhia, refletindo a ampliação da participação feminina na empresa | . Manter o apoio à Campanha dos "16 Dias pelo Fim da Violência contra as Mulheres" a ser realizada em novembro, e | . Incentivar a criação de Comissões de Gênero nas subsidiárias.

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