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19/04/2012 - 08:52

Seguro habitacional terá indenização em até 15 dias

Líder no segmento, CAIXA SEGUROS desburocratiza processo de sinistro para consumidores em todo território nacional.

O investimento contínuo em modernização de sistemas e desburocratização na relação com os clientes está trazendo resultados positivos para os segurados: em dois anos, o tempo médio para liberação de indenizações caiu de 30 para 15 dias – tanto nos casos de danos físicos ao imóvel como nos de morte e invalidez permanente dos mutuários.

“Como líderes do mercado, temos a obrigação de liderar também nas modernizações. Simplificamos a análise de sinistros e revisamos todos os processos de entrega de documentos, uma vez que a rapidez no pagamento da indenização é fundamental para o segurado”, explica o diretor de Seguros para Financiamentos, Ricardo Talamini.

E foi exatamente na análise documental que a CAIXA SEGUROS mais avançou. “Os maiores gargalos estavam na conferência e envio de documentos, como laudos, avaliações e contratos. Conseguimos agilizar bastante esse processo investindo no maior conhecimento da nossa base de clientes”, diz Talamini. Procedimentos demorados, como análise detalhada do contrato, foram sendo eliminados dos processos de danos físicos ao imóvel, sem perder o rigor na análise dos dados.

No caso de morte e invalidez, MIP, a redução de tempo se deu em outra ponta. Como os processos exigem maior rigor na documentação, laudos e análise de contratos, a CAIXA SEGUROS aumentou o fluxo de pagamentos. “Anteriormente, liberávamos a indenização em três datas mensais. Com o novo fluxo, fazemos pagamentos três vezes por semana”, diz o diretor.

O fato de a CAIXA SEGUROS ter clientes de todas as classes sociais, em todo o Brasil, torna o pagamento das indenizações uma conquista expressiva, pois tempo médio de 15 dias representa metade do determinado pela legislação do setor. “Atualmente, 85% dos sinistros são liberados sem a necessidade de documentação complementar”, diz Talamini.

Ainda este ano, há uma expectativa de redução substancial neste prazo, especialmente no caso de morte e invalidez, pois a CAIXA SEGUROS está implementando um sistema de aviso de sinistros online. “Desta forma, enquanto o processo documental vai correndo, já podemos ir adiantando a análise”, completa Talamini.

Números interessantes:• Investimento: A CAIXA SEGUROS investiu cerca de R$2,5 milhões nos últimos dois anos nesse projeto de aperfeiçoamento e desburocratização do processo de sinistro do seguro habitacional.

• Clientes indenizados: Em 2011, mais de 8 mil clientes receberam suas indenizações do seguro habitacional por casos de morte ou invalidez permanente (MIP) ou por danos físicos no imóvel (DFI).

• Participação no mercado: A CAIXA SEGUROS TEM 68,5% do mercado de seguro habitacional. Ao todo, são 2,5 milhões* de lares segurados em todo o país.

Exemplos do que mudou:• O projeto de desburocratização do processo de sinistro do seguro habitacional da CAIXA SEGUROS foi executado ao longo dos últimos 2 anos. O objetivo desse projeto é a redução do prazo médio de pagamento de indenização, que era de 30 dias (prazo máximo definido pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Atualmente, o prazo médio já está em 15 dias. Agora, com a entrada do sistema on-line (ainda no primeiro semestre) o tempo médio diminuirá ainda mais.

• Toda essa reformulação consumiu cerca de R$2,5 milhões e inclui:Sistema de aviso de sinistro on line: funcionou em projeto piloto na catástrofe da Região Serrana do Rio em 2011. Entrará em operação nacional ainda no primeiro semestre de 2012. Num primeiro momento, o aviso de sinistro será realizado diretamente entre os funcionários da CAIXA e/ou Corretora (PAR) e a seguradora . A evolução do sistema permitirá que o próprio segurado, em sua casa, possa fazer o aviso do sinistro.

Treinamento da rede credenciada de engenheiros (que fazem os laudos) para que eles passassem a compreender as necessidades e os aspectos que mais influenciam o seguro sob o ponto de vista da regulação e não apenas da técnica de engenharia. Essa sensibilização facilita o processo e previne perda de tempo e de esforços com documentos e detalhes que não fazem diferença para a avaliação feita pela seguradora.

Melhor identificação dos engenheiros, através da padronização do vestuário (colete azul da Caixa Seguros) e apresentação de credencial fornecida pela seguradora. Desse modo, foi possível prevenir trotes ou golpes (os segurados tinham muito medo de que fosse um oportunista se passando por engenheiro).

Melhoria da comunicação entre os engenheiros credenciados e a Caixa Seguros, para agilizar o envio das informações de vistoria Agilidade e inteligência na análise das informações.

Investiu-se em racionalização e inteligência no trato das informações, gerando mais agilidade e eficiência.

Agora, cada evento é tratado de forma específica pela seguradora. Com base em sua experiência de líder do mercado, a Caixa Seguros revisou o rol de documentos exigidos para a comprovação do sinistro, o que resultou em significativa redução dos documentos exigidos. Em caso de destelhamentos até um determinado valor, por exemplo, o consumidor deve comunicar ao estipulante (agente financeiro) o sinistro, apresentando três orçamentos. Havendo conformidade com os padrões preestabelecidos pela Seguradora, ocorrerá a indenização com maior agilidade, sem que para isso seja necessário a visita do engenheiro.

Quais as diferenças entre seguro habitacional e seguro residencial? • Vigência: O contrato de seguro habitacional acompanha o contrato de financiamento. Ou seja, é válido enquanto durar o financiamento. Já o seguro residencial, em geral, tem vigência anual podendo ser renovado por igual período.

• Recolhimento do prêmio: No seguro habitacional, o recolhimento do prêmio é feito mensalmente. Já no seguro residencial, o consumidor pode pagar a apólice em parcela única ou em mais parcelas.

•Tipos de seguro: Existe apenas um tipo de seguro habitacional, que engloba as coberturas de morte e invalidez permanente (MIP) e danos físicos ao imóvel (DFI). Por outro lado, existem diversos tipos de seguro residencial, conforme as configurações das apólices ofertadas pelas seguradoras.

• Quem pode contratar: O seguro habitacional só pode ser contratado pelo mutuário. Já o seguro residencial pode ser contratado por qualquer pessoa que viva em um imóvel quitado, financiado ou alugado.

Coberturas do seguro habitacional: • MIP (morte e invalidez permanente) – Ao longo da vigência do financiamento, o seguro cobre morte e invalidez dos mutuários. Neste caso, o saldo devedor é quitado pela seguradora. Pelo processo atual, a empresa precisa dos documentos e laudos para iniciar o processo de pagamento de sinistro. Nesses casos, o valor da indenização será sempre o valor do saldo devedor.

• DFI (danos físicos ao imóvel) – O seguro habitacional também cobre danos físicos ao imóvel causados por incêndios, raios, explosões e alagamentos, inundação ameaça de desmoronamento e desmoronamento parcial, tendo sido causado por evento externo. O processo de pagamento já inicia com o aviso de sinistro, sem a necessidade de documentos especiais, apenas uma vistoria. Além de garantir a operação, o propósito dessa cobertura é garantir a reposição do bem às condições anteriores ao evento do sinistro, assegurando condições de habitação ao segurado e sua família, sem comprometer a capacidade de pagamento do financiamento habitacional. Portanto, não se trata de garantir uma menor depreciação do imóvel. A indenização para DFI será o valor necessário à reposição do bem sinistrado, limitado ao valor atualizado de avaliação do imóvel averbado na apólice de seguros.

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