Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/04/2012 - 09:00

Obesidade da população aumenta os riscos de doenças cardíacas

Uma pesquisa divulgada essa semana pelo Ministério da Saúde revela que quase metade da população brasileira está acima do peso. De acordo com o estudo, o percentual passou de 42,7% em 2006, para 48,5% em 2011. No mesmo período, a proporção de obesos subiu de 11,4% para 15,8%, segundo as informações coletadas nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.

Acúmulo corporal de gordura é um dos principais fatores de risco de males cardíacos. A doença arterial coronária é o estreitamento dos vasos que abastecem o coração em decorrência do espessamento da camada interna da artéria coronária, formando a placa de aterosclerose. Essas placas se desenvolvem gradualmente, devido ao acúmulo de gordura, colesterol, cálcio, colágeno e outros materiais sobre a parede das artérias, restringindo o fluxo sanguíneo. Às vezes uma fissura, laceração ou ruptura de uma placa permite que o sangue penetre em seu interior, formando um coágulo que pode crescer, se desprender e obstruir a artéria, ocasionando um infarto. A trombose produzida por uma placa é o principal responsável pelos problemas cardiovasculares súbitos ou agudos.

Nos casos de doença arterial coronária, quando a revascularização se faz necessária, um dos procedimentos indicados é a angioplastia, um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, realizado com o intuito de desobstruir as artérias coronárias que são os vasos responsáveis pela irrigação do músculo cardíaco. Essa técnica utiliza um minúsculo balão na ponta de um catéter, que é insuflado dentro da artéria/veia que está obstruída com placas de gordura, utiliza-se na maioria dos casos também o Stent, uma espécie de malha de aço que é posicionada na parede da artéria, abrindo a luz do vaso e facilitando o fluxo sanguíneo. A angioplastia pode ser feita em várias artérias do corpo, sendo a mais popular a angioplastia coronariana, realizada nos vasos que irrigam o coração.

A angioplastia coronariana é realizada após a realização da coronariografia – visualização radiográfica dos vasos coronários após a injeção de um meio de contraste radiopaco. Uma vez identificada a artéria obstruída, um minúsculo balão na ponta de um catéter é insuflado quando atinge o local da placa. Esse procedimento literalmente esmaga a placa de gordura, liberando a artéria e permitindo que o fluxo de sangue retorne ao normal.

Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista -Fundada em 1975, a Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista – SBHCI - é uma entidade sem fins lucrativos que tem como principais objetivos zelar pelo nível ético, eficiência técnica e sentido social do exercício profissional da Cardiologia Intervencionista.

A entidade é responsável por regulamentar à concessão do título de especialista, estabelecer normas e fiscalizar os serviços de cardiologia intervencionista, denunciando às autoridades competentes o não cumprimento das exigências mínimas de funcionamento. Além disso, a SBHCI promove cursos de atualização para estimular os estudos, à pesquisa científica, tecnológica e à educação continuada.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira