Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/04/2012 - 09:51

“Empreendedores precisam de liberdade”, afirma Eduardo Marty

Marco Aurélio Raymundo e Eduardo Marty iniciaram segundo dia de debates do 25º Fórum da Liberdade.

O vice-presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Getúlio Realli iniciou o segundo painel da 25ª edição do Fórum da Liberdade, na manhã desta terça-feira, dia 17, no Centro de Eventos da PUCRS. O executivo tratou da importância do empreendedorismo para o desenvolvimento do mundo. “O empreendedor não aceita as coisas como elas são. Ele vê oportunidades onde a maioria vê problemas. É criticado pela sua coragem, mas é elogiado pelo que faz quando dá certo. Tudo isso enquanto houver liberdade. Saudamos a liberdade e o empreendedor”, salientou.

Os dois palestrantes do segundo painel foram Marco Aurélio Raymundo (Morongo), fundador da Mormaii, e o fundador da Junior Achievement, da Argentina, Eduardo Marty. Morongo falou sobre o conceito yin & yang, dizendo que o mundo atualmente é machista, movido pela agressividade e pelo modelo yang. “Temos um desvio yang, com atitudes muito agressivas, que envolve o teor competitivo, em um mundo complexo e machista”, avaliou. Apesar disso, para Morongo, a tendência é o mundo ser diferente, liderado pelas características yin e que devemos nos preparar para dar um salto em nossa cultura. “Esse é o novo paradigma a ser criado. Uma empresa precisa ter atuação funcional muito forte quanto à produção, economia. É um mundo yin, das mulheres. Nossa empresa é um pouco feminina. Essa é a grande sacada”, frisou.

Eduardo Marty, fundador da Junior Achievement da Argentina, iniciou seu debate ressaltando a valentia da América Latina em patrocinar fóruns que tratem da liberdade. Marty também tratou da importância da liberdade e da educação para formar empreendedores. “A educação é muito importante porque ajuda a formar pessoas independentes. Ensina a pensar, a integrar conhecimento, a entender a encontrar direção com verdade. Empreendedores precisam de liberdade”, aferiu. O executivo disse que o pensamento crítico é fundamental para atuar eficazmente com a realidade. Também criticou o sistema educativo que não gosta de pessoas independentes, empreendedoras, que não cultivem liberdade econômica nem o pensamento crítico. O executivo ainda discorreu sobre a atitude de um bom empreendedor: ”Não solucionamos problemas. O verdadeiro empreendedor quer criar algo, uma nova força estrutural para alcançar os objetivos. Para o mundo daqui 25 anos, precisamos manifestar intenção e ter foco”, finalizou.

Perfil-O Instituto de Estudos Empresariais foi fundado em Porto Alegre há 27 anos por 20 integrantes. Atualmente conta com cerca de 150 associados ativos, entre 20 e 35 anos, que participam semanalmente de eventos internos de desenvolvimento e formação. A entidade tem como intuito a formação de jovens lideranças empresariais que se comprometam com um modelo de organização social e política para o Brasil, baseado no ideal democrático de liberdades individuais e orientados na defesa e manutenção dos valores da economia de mercado e da livre iniciativa. Como pioneiro e referência na formação de líderes, o IEE foi modelo para instauração de entidades semelhantes em outras capitais brasileiras, como São Paulo, Belo Horizonte e Vitória. Desde 1988 o IEE promove anualmente o Fórum da Liberdade - evento consagrado nacionalmente e considerado o maior evento liberal da América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira