Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/04/2012 - 10:16

Reduzir déficit de bibliotecas em São Paulo é meta para a ABIGRAF-SP

Em seu informativo eletrônico do dia 30 de março último, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) trouxe uma notícia de grande relevância, que aparentemente passou despercebida pela maioria dos nossos meios de comunicação. Dizia o comunicado que o Estado do Pará acabara de zerar o déficit de bibliotecas públicas em seus municípios. Ou seja, de acordo com a FBN, desde março, os paraenses de todas as cidades do Estado podem contar com, pelo menos, um ambiente seguro e gratuito para fruir dos privilégios que só a leitura pode proporcionar.

Como entidade representativa das empresas que compõe a Indústria Gráfica do Estado de São Paulo, a Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo (ABIGRAF-SP) sempre defendeu o valor dos livros e da leitura para o desenvolvimento do País. Por isso, estamos certos de que essa já pode ser considerada uma conquista não apenas do povo paraense, mas de todos os brasileiros que lutam para que o nosso futuro seja cada vez mais profícuo.

É exatamente por estarmos convictos de que a democratização do acesso à leitura é fundamental para seatingir essas metas que a ABIGRAF-SP, entidade a qual presido, vem trabalhando desde 2005, com o apoio do Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado de São Paulo (SINDIGRAF), para que o nosso Estado possa comemorar êxitos semelhantes. E o fato é que, em parceria com entidades públicas e privadas, temos avançado muito.

Nesses oito anos, nossas duas entidades já doaram mais de 7 mil livros para municípios de São Paulo, onde o objetivo é, além de viabilizar a inauguração de novas bibliotecas, o de atualizar as já existentes com livros e coleções que contemplem desde os clássicos da literatura até os lançamentos mais recentes. A iniciativa vem sendo tocada no âmbito do programa São Paulo: Um Estado de Leitores, do Governo do Estado. A ação mais recente se deu em setembro do ano passado, na pequena Arealva, cidade de 7,5 mil habitantes na região de Bauru, interior do Estado.

Como tudo o que é bom deve continuar, nossa meta, em 2012, é avançar mais, dando continuidade e, se possível, ampliando este trabalho. Para tanto, a primeira ação deste ano já tem data marcada. Será no dia 30 de maio, na cidade de Avaí, também na região de Bauru, onde inauguraremos mais uma biblioteca.

Para a ABIGRAF-SP, este trabalho deve ser visto também como uma ação estratégica, da qual, em última análise, depende a sobrevivência do nosso setor. Afinal, somente com a formação de um país de leitores teremos garantido, por longos anos, um mercado saudável para os impressos produzidos pelas nossas empresas.

.Por: Levi Ceregato, presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo (Abigraf-SP).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira