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20/04/2012 - 09:38

Grupo Citra traz tecnologia exclusiva para o setor ferroviário brasileiro

Empresa comercializará Truques Scheffel, desenvolvidos na África do Sul capazes de evitar desgaste excessivo das rodas e trilhos dos trens .

São Paulo– Atualmente, a malha ferroviária brasileira conta com três mil locomotivas e pouco mais de cem mil vagões. Os planos das concessionárias que integram a ANTF (Associação da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários) são de adquirir mais 2 mil locomotivas e mais 40 mil vagões até 2020. Para acompanhar esse crescimento, o Grupo Citra, empresa brasileira especializada em negócios nacionais e internacionais, aposta na comercialização dos Trucks Scheffel, equipamentos desenvolvidos na África do Sul capazes de evitar o desgaste excessivo das rodas e trilhos dos trens. “Estamos constantemente em busca de novas tecnologias que trarão benefícios para o setor, como redução de custos das operações. Os trucks, por exemplo, oferecem uma economia de até 40%, dependendo das condições de uso e levando em consideração o trajeto e a carga a serem transportadas”, explica Dominic de Souza, diretor comercial do Grupo Citra.

O sistema foi desenvolvido pelo engenheiro mecânico Dr. Scheffel com a proposta de tornar o transporte de minérios mais lucrativo. A partir do principio da circunscrição de curva, que permite que os truques acompanhem os trilhos sem atritos com a flange e faça as curvas passivamente, foi criado um sistema capaz de aumentar a vida útil de uma roda de trem de 600 mil para 3 milhões de Km. Apostando também na sustentabilidade, por diminuir de forma drástica o impacto com os trilhos, o consumo de combustível é reduzido, pois os vagões exigem menos força para se locomoverem e não existe o risco de descarrilamento.

Outro diferencial do sistema é que, por possuir borrachas em sua estrutura, a vibração não é transmitida para os vagões, pois os trucks absorvem as imperfeições dos trilhos e eliminam as forças da inércia. Além disso, quando vazio, a tecnologia permite um aumento na velocidade, por conta da estabilidade proporcionada. Essas vantagens resultam em uma redução no período em que a manutenção é realizada. “Em média, os trens precisam passar por reparos a cada dois anos, porém com o sistema Scheffel é possível estender esse tempo em até 16 anos”, aponta o diretor comercial do Grupo Citra.

Olhando também para as empresas que já possuem toda a estrutura do sistema ferroviário implantada, o Grupo Citra comercializará o kit Scheffel, onde apenas os trucks são substituídos, reduzindo o custo do equipamento em 60%. “A nossa intenção é oferecer ao mercado brasileiro uma solução que ajude a aumentar os lucros. No Brasil, por exemplo, foram transportadas 530 milhões de toneladas de cargas no último ano, uma alta comparada ao ano de 2010, quando foram transportadas 471 milhões de toneladas. Com investimento em tecnologia temos condições de aumentar esses números”, conta Dominic de Souza.

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