Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/04/2012 - 09:49

Volvo Ocean Race em Itajaí: sucesso de público, sustentabilidade e solidariedade, marcas do evento


A parada catarinense recebeu elogios pela organização, deverá ter quase o dobro do público previsto e algumas ações poderão ser replicadas em outros países. Comércio também comemora sucesso da Parada.

Itajaí (SC) - Superação da meta de público estabelecida pela organização, aliada à ações de sustentabilidade e solidariedade, que devem ser estendidas a outras paradas em próximas edições da Volvo Ocean Race. Essa é a realidade da Parada de Itajaí da maior regata náutica do planeta, que está em sua primeira edição e deverá superar a marca dos 300 mil visitantes até o domingo (22/04), quando os veleiros partem para Miami.

"Quebramos paradigmas e alcançamos nosso grande objetivo, que era garantir uma boa infraestrutura, entretenimento e solidariedade, em um evento totalmente sustentável", diz o presidente do Comitê Central Organizador da Etapa Itajaí, Amilcar Gazaniga, comemorando o sucesso da Parada, que poderá ser a segunda de maior público até agora, perdendo apenas para a abertura, em Alicante, na Espanha.

O CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad, ressalta que a organização do evento, em Itajaí, é destaque nas últimas etapas da Volvo Ocean Race. "Itajaí está dando um exemplo de como realizar um evento com ótima infraestrutura e organização. Esta é certamente a melhor parada da Volvo Ocean Race, desde que comecei a participar da regata há 20 anos", garante Knut Frostad.

Sustentabilidade, um dos pilares de Itajaí - A limpeza dos rios e das praias mobilizou mais de 600 pessoas e retirou do meio ambiente mais de oito toneladas de resíduos. As ações do Plano de Sustentabilidade da Volvo Ocean Race começaram antes mesmo de a regata chegar a Itajaí. No dia 24 de março, em uma das maiores mobilizações da história do município, cerca de 450 pessoas retiraram 6,5 toneladas de lixo das margens e do fundo do Rio Itajaí açu.

Já na ação "Keep the Oceans Clean" (Mantenha os Oceanos Limpos), cerca de 200 voluntários conseguiram retirar aproximadamente 1,5 tonelada de resíduos das praias da região, no sábado (14).

"A equipe da Volvo Ocean Race ficou impressionada com o plano de sustentabilidade do Stopover em Itajaí e com a forma com que a população abraçou o projeto e as ações de mobilização. Já o resultado da ação Juntos Pelo Rio Itajaí, com a limpeza do rio, deixou a equipe emocionada", diz a coordenadora do projeto Keep The Oceans Clean, Jacqui Smith.

Outro número que impressiona é o do Centro de Reciclagem da Vila da Regata. Nos primeiros 15 dias do evento, foram encaminhados e separados para a triagem quase nove toneladas de resíduos recicláveis, entre eles plástico, vidro, ferro, papel, papelão e alumínio.

Parada movimenta os setores de comércio e serviços - Nos primeiros 16 dias da etapa Itajaí da Volvo Ocean Race, que iniciou no dia 4 de abril, mais de 200 mil pessoas passaram pelos contadores do Centreventos Itajaí e pela Vila da Regata. Este número poderá chegar perto de 300 mil pessoas até domingo (22).

Mas toda essa movimentação não se limita apenas à área instalada para a realização da maior regata náutica do planeta. Segundo estatísticas da Associação Empresarial de Itajaí (ACII) as lojas no centro da cidade apresentam um acréscimo nas vendas entre 20 a 30%. "Nos postos de gasolina e estacionamentos, esse índice chega a 60% e, sem contar os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços instalados próximos ao evento, que ultrapassam esses índices", diz a diretora Executiva da ACII, Olga Zanella.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajaí, José Dada, informa que o movimento nos restaurantes, principalmente nos finais de semana, está acima das expectativas. Para ele, o fato do comércio ter vendido bem ou não torna-se secundário pois o objetivo maior foi alcançado: "A mentalidade do povo de Itajaí mudou até o município ser sede de um evento deste nível", afirma o dirigente, quando refere-se à Volvo Ocean Race.

O impacto também é sentido pela rede hoteleira. Muitos hotéis de Itajaí e imediações estão com todos seus leitos ocupados desde o início do evento. São equipes, visitantes em geral, representantes da imprensa especializada e autoridades do Brasil e exterior que vieram prestigiar a Parada de Itajaí da Volvo Ocean Race. Exemplo é o Infinity Blue Hotel e Resort, que no mês de abril, em decorrência da regata, registrou expressivo aumento na ocupação. "No mês de abril chegamos a 70% de ocupação, com pico de 100%, hospedando o grupo da Volvo e da equipe Groupama", explica Leticia Wolf, assistente de Marketing. Ela complementa que para o Resort foi importante em nível de visibilidade, uma vez que a partir da regata, ocorreu aumento na procura para negócios, contatos comerciais e parcerias.

Também há unanimidade quanto às expectativas de melhoras para a cidade à médio prazo. "O primeiro passo foi dado, não há dúvidas. Somos um povo muito receptivo, caloroso e o espaço que ganhamos será o cartão de visitas de muitos outros grandes eventos, é só cuidar e esperar", assegura Carlos Roberto de Souza, morador da cidade.

"A grande mobilização da cidade e região para receber esta etapa da Volvo Ocean Race superou todas as expectativas da organização e, sem dúvida, o legado poderá ser sentido a curto e médio prazos", garante o CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad. Para o prefeito Jandir Bellini, a cidade, que está sendo visitada por turistas de todo o Brasil e exterior, ganha visibilidade e projeção no país e fora dele.

Bellini reforça que, além da etapa Itajaí da Volvo Ocean Race, o espaço físico da Vila da Regata também será palco de muitos outros eventos que criarão frentes de trabalho e prosperidade para Itajaí e região.

VIP Solidário pode ser imitado por outras paradas - A ação inédita na Volvo Ocean Race teve resultados positivos na Parada de Itajaí. Os participantes da campanha VIP Solidário puderam exercer a pratica da cidadania com ações simples, como ajudar pessoas carentes e animais em situação de risco da cidade.

Os benefícios para os participantes da ação foram muitos: filas para acesso diferenciado aos brinquedos, área exclusiva para assistir aos shows, mais vantagens e descontos em espaços e restaurantes. O Comitê Organizador do Itajaí Stopover desenvolveu a campanha para estimular a solidariedade. Em 15 dias, 2,7 mil pessoas aderiram e doaram itens variados para instituições assistenciais do município.

O CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad, participou da iniciativa fazendo doações às entidades e afirma que a iniciativa, inédita na história da Volvo Ocean Race, é um exemplo a ser replicado em outras paradas da regata. "O sucesso dessa ação de Itajaí nos motiva a levar o VIP Solidário para outros Stopovers", afirma Frostad.

Mascotes da Volvo Ocean Race visitam hospital infantil - Os olhos brilhando não negam a felicidade. As crianças do Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, receberam o entusiasmo do polvo e o albatroz, mascotes da Volvo Ocean Race. Eles viajam levando a mensagem de preservação ambiental e visitam comunidades em todas as paradas. "Na China fizemos uma ação parecida," conta Leslie Green Halgh, diretora comercial da equipe da Sanya. Ela acompanhou os animadores e se emocionou com os sinceros sorrisos. "É ótimo ver os rostos dessas crianças. E vir aqui, poder visitar a cultura de outro país é o mais entusiarmador nas viagens," acrescenta Leslie.

Murilo Araújo, de seis anos, não largou o albatroz, muito menos o polvo. "Amanhã ele volta ?" A resposta de Murilo, veio de seu pai, Márcio Araújo: "Filho, amanhã não, mas aproveita que ele está aqui hoje". Todo o hospital se mobilizou na ação feita pela Volvo Ocean Race. "Nós estamos animados com o evento. Para as crianças é maravilhoso e ajuda na recuperação. E para os funcionários, enfermeiras e médicos é uma fonte de inspiração também", afirma Atela Provesi, diretora do Hospital Pequeno Anjo.

Carine Stuart é técnica de enfermagem no hospital. Ela acompanhou a entrada dos mascotes na UTI, onde os pequenos não podiam sair das camas, mas o olhar seguiu o polvo e o albatroz nas brincadeiras. "Ah, as crianças adoram! Anima todo o ambiente", garante a enfermeira.

Premiação dos vencedores da etapa - As equipes vencedoras da quinta perna, entre Auckland e Itajaí, receberam seus prêmios no final da tarde desta quinta-feira. O primeiro lugar coube ao time do Puma, seguido do Telefónica, que chegou a Itajaí apenas nove minutos depois dos vencedores. Em terceiro ficou o Groupama.

Jorge Aragão, atração da sexta-feira - O compositor e cantor Jorge Aragão é a atração principal da noite de sexta-feira na Vila da Regata. Carioca da gema, ele nasceu em Padre Miguel e é sambista há 30 anos. Entre seus sucessos estão "Coisinha do Pai" que compôs em parceria com Almir Guineto e Luiz Carlos, consagrado na gravação de Beth Carvalho. Também fez duetos com figuras importantes como Zeca Pagodinho, Alcione, Elza Soares, Beth Carvalho, Emílio Santiago, Leci Brandão, entre outros grandes nomes do samba brasileiro.

Fórum sobre oceanos encerra Ciclo de Palestras Stopover Univali - Nesta sexta-feira, às 18h30, ocorre o último encontro do Ciclo de Palestras Stopover Univali. Na ocasião será realizado um mini fórum sobre oceanos com Knut Frostad, chefe executivo da Volvo Ocean Race; Roberto Vámus, da Surf Rider Foudation; João Luiz Baptista de Carvalho e José Angel Perez, pesquisadores da Universidade do Vale do Itajaí (Univali); e Leopoldo Cavaleri Gerhardinger, do projeto Meros do Brasil.

O evento, organizados pela Univali, oferece entrada gratuita e certificados para acadêmicos. Ele ocorre, no auditório do Centro de Eventos da Vila da Regata da Volvo Ocean Race e antecipa os debates para a Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Schürmann fala sobre sustentabilidade - O capitão do Aysso, Vilfredo Schürmann, fez a palestra da quarta-feira no Ciclo de Debates. Entre outros assuntos, ele falou sobre a importância da sustentabilidade e do seu próximo barco, projeto de Nestor Völker, que está em fase de construção num estaleiro em Itajaí.

Comentou que a embarcação utilizará energia limpa do sol,ventos, da própria correnteza e até humana pois duas bicicletas serão acopladas ao barco e funcionarão como geradores de energia para alimentar as baterias.

O palestrante falou das duas circunavegações que fez com sua família e de seu próximo projeto; uma volta ao mundo pela rota dos chineses e na qual usará o novo barco. Logo após o encontro, Schürmann admitiu que estava muito orgulhoso de ver a sua Santa Catarina sediar uma parada da Volvo Ocean Race. [www.volvooceanraceitajai.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira