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Vendas mundiais da AstraZeneca sobem 11% no terceiro trimestre

A AstraZeneca divulgou hoje seus resultados trimestrais de vendas. Mundialmente, suas vendas cresceram 11% no terceiro trimestre de 2006 em relação ao mesmo período de 2005, totalizando US$ 6,5 bilhões. O lucro operacional do laboratório registrou um aumento de 24%, chegando a US$ 2,1 bilhões.

O bom desempenho no terceiro trimestre foi impulsionado por cinco produtos de grande importância para a companhia (Nexium, Seroquel, Crestor, Arimidex e Symbicort), cujo resultado total cresceu 21%, consolidando US$ 3,32 bilhões.

Somente as vendas do medicamento Crestor (rosuvastatina), para controle de colesterol, subiram 62%. As de Arimidex, indicado para tratar o câncer de mama, verificaram elevação de 24%, enquanto as do antipsicótico Seroquel tiveram um aumento de 19%. No segmento gastrintestinal, Nexium fechou o terceiro trimestre com um crescimento de 13% e Symbicort, na área respiratória, com 11%.

Desempenho no Brasil - Segundo dados do Grupemef, a AstraZeneca fechou o terceiro trimestre com 3,3% de market share no Brasil, crescimento de 14,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, contra uma elevação de 8,4% do mercado nacional. As vendas brutas do laboratório somaram R$ 204 milhões de julho a setembro.

No acumulado de janeiro a setembro, suas vendas aumentaram 13,8%, totalizando R$ 592,8 milhões. O laboratório ocupa atualmente a sétima posição no ranking da indústria farmacêutica no País, com em um mercado que movimentou R$ 17,2 bilhões nos últimos nove meses.

O crescimento das vendas foi alavancado, em primeiro lugar, pelo medicamento Crestor (rosuvastatina), que registrou crescimento de 124,7% no terceiro trimestre de 2006, frente ao mesmo período do ano passado. A boa performance se deve, segundo avaliações da companhia, a pesquisas que consolidaram a eficácia e segurança do produto. O exemplo mais claro é o estudo clínico Asteroid, publicado em março, mostrando que a rosuvastatina é capaz de reduzir placas de gordura das artérias. Esse achado, inédito, causou grande impacto na comunidade científica ao apresentar os primeiros dados efetivos de redução das placas de aterosclerose.

No segmento de neurociência, Seroquel demonstrou crescimento de 46,1% comparado ao terceiro trimestre de 2005. Já o medicamento Nexium, da linha gastrintestinal, registrou elevação de 35,1%. As vendas de Symbicort subiram 26,2% na área respiratória.

Perfil da AstraZeneca - A AstraZeneca é uma reconhecida companhia internacional que atua na área da saúde, dedicando-se à pesquisa, criação, fabricação e comercialização de produtos farmacêuticos para venda com receita e prestação de serviços de atendimento à saúde. É a quinta maior indústria farmacêutica do mundo, com vendas superiores a US$ 24,1 bilhões no setor de atendimento à saúde (MAT dez. 2005, IMSHEALHT). Além disso, ocupa também importantes posições na venda de produtos gastrointestinais, cardiovasculares, respiratórios, oncológicos e neurológicos. A AstraZeneca também faz parte dos índices Dow Jones de sustentabilidade (mundial), e FTSE4Good.

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