Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/04/2012 - 10:16

Siemens inaugura no Brasil primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento para Smart Grid da América Latina

A Siemens escolheu o Brasil para instalar seu primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento voltado às soluções Smart Grid na América Latina. A inauguração foi realizada no dia 19 de abril (quinta-feira), em Curitiba, e o empreendimento vai ocupar dois prédios do Parque Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Neste primeiro momento, as atividades serão focadas em softwares e soluções de tecnologia da informação para a gestão e automação de sistemas de energia.

“Este novo centro de P&D nasce integrado à estratégia global da Siemens para soluções Smart Grid, desenvolvendo tanto soluções para os clientes do mercado brasileiro quanto soluções de aplicação global”, afirma Guilherme Mendonça, Diretor da Divisão de Negócios Smart Grid da Siemens do Brasil.

A iniciativa faz parte do pacote de US$ 600 milhões em investimentos anunciados para a criação de mais linhas de pesquisa e expansão da capacidade produtiva no País. “O Brasil está adquirindo uma posição de vanguarda na estratégia da companhia e estamos investindo em centros globais de competência em setores estratégicos, como Smart Grid e Oil&Gás. Esta ação reforça o compromisso que temos com a inovação e com o crescimento do País”, afirma Paulo Stark, CEO e presidente do Grupo Siemens no Brasil.

A Siemens já possui seis centros de pesquisa e tecnologia no Brasil. Em 2011, a empresa já havia anunciado planos para instalação de um dos mais avançados centros de P&D voltados para o setor de petróleo e gás, no Parque Tecnológico na Ilha do Fundão (RJ), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Esta unidade será entregue em dezembro deste ano. Com o anúncio do novo empreendimento em Curitiba, a Siemens vai passar a contar, ainda em 2012, com oito centros de P&D no País.

Smart Grid no Brasil -Hoje, a Siemens está envolvida na implantação de redes Smart Grid em diversos países, incluindo soluções para automação de redes de distribuição, medição inteligente, infraestrutura de carregamento de veículos elétricos e soluções em eficiência energética predial e industrial.

A empresa também conta com projetos pioneiros no Brasil. No final de 2011, a companhia assinou contrato com a Light, concessionária de energia do Rio de Janeiro, para fornecimento e instalação de um sistema inteligente que será responsável pela supervisão e controle remoto de 500 câmaras subterrâneas, onde estão localizados os transformadores da rede de energia no centro da capital carioca.

Em consórcio com o Cepel (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica do Sistema Eletrobrás), a empresa é responsável por fornecer um novo sistema de gerenciamento de energia para o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em uma plataforma mais moderna e dinâmica. A tecnologia será capaz de integrar os quatro centros de operação regionais e o nacional, disponibilizando uma completa comunicação e compartilhamento dos dados entre as diferentes localidades para mais confiabilidade do sistema elétrico brasileiro.

O Setor Infrastructure & Cities da Siemens, com aproximadamente 87.000 colaboradores, oferece tecnologias sustentáveis para áreas metropolitanas e suas infraestruturas, que incluem soluções integradas de mobilidade, tecnologia predial e de segurança, distribuição de energia, aplicativos para redes inteligentes, e produtos de baixa e média tensão. O Sector abrange as Divisões Rail Systems, Mobility and Logistics, Low and Medium Voltage, Smart Grid, Building Technologies e a Osram AG. [www.siemens.com/infrastructure-cities].

A Divisão Smart Grid da Siemens apresenta produtos e soluções para infraestruturas de rede inteligentes e flexíveis. Para atender às necessidades crescentes de energia, as redes de hoje e de amanhã têm de integrar todas as formas de geração de energia e assegurar energia bidirecional e fluxos de comunicação. As redes inteligentes possibilitam a geração e utilização eficiente de energia e sob encomenda. Elas contribuem para a eletrificação das estradas de ferro e também suprem de eletricidade as empresas industriais, elementos da infraestrutura e cidades inteiras. [www.siemens.com/smartgrid ].

Grupo Siemens no Brasil -A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do País, com suas atividades agrupadas em quatro setores: Industry, Energy, Healthcare e Infrastructure & Cities. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 8 anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com 10.160 colaboradores, 13 fábricas e seis centros de pesquisa e desenvolvimento distribuídos por todo o País.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira