Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/04/2012 - 10:54

Sarau de Ideias – Da Semana de 22 ao Mangue Beat


Ciclo de debates-saraus terá bate-papo, poesia, música e muita descontração.

Teatro 1, o Centro Cultural Banco do Brasil com o projeto Sarau de Ideias – Da Semana de 22 ao Mangue Beat, com a presença do diretor teatral José Celso Martinez Corrêa e do músico e escritor Fausto Fawcett, que falam sobre a Semana de Arte Moderna de 1922. A mediação do encontro é do músico Charles Gavin e o público será convidado a participar do evento com perguntas, cantando músicas ou mesmo dizendo poesias que tenham relação com o tema da noite.

Sarau de Ideias prevê a realização de oito debates mensais, com formato de sarau, de abril a novembro. O objetivo do projeto é o de discutir alguns dos principais movimentos e manifestações culturais ocorridos no Brasil, no século XX, como a Semana de 22, o Samba, a Bossa Nova, o Concretismo, a Tropicália, a Poesia Marginal, a cultura Hip-Hop, o Mangue Beat.

“Com Sarau de Ideias, o objetivo do CCBB é tanto o de produzir um programa de qualidade artístico-intelectual inegável, afinado com uma tendência de entretenimento em alta, quanto o de contribuir para a compreensão de alguns dos mais importantes momentos da vida cultural brasileira”, diz Marcelo Mendonça, diretor do CCBB Rio de Janeiro.

Com mediação dividida entre Gavin e o jornalista Mauro Ventura, os encontros vão reunir artistas e intelectuais de projeção nacional e estão abertos a todos os que queiram participar com perguntas, músicas, poesia e muita criatividade. Além de Zé Celso e Fawcett, confirmaram presença no projeto Antonio Cícero, Capinan, Chacal, Cid Campos, Ellen Oléria, Guinga, Teresa Cristina, Jards Macalé, José Roberto Aguilar, Miúcha, Moraes Moreira, Nelson Pereira dos Santos, Otto e Thaíde.

Fausto Fawcett é escritor e compositor. Escreveu os livros Santa Clara Poltergeist, Básico Instinto e Copacabana Lua Cheia. Participou das coletâneas A Visita, Os Transgressores, Cartas do Fim do Mundo, Cidades Indizíveis e Páginas do Futuro. Este ano, serão lançados Favelost, pela Martins Fontes, e Pororoca Rave, pela editora Escrita Fina. É autor de músicas de sucesso como Rio Quarenta Graus (com Laufer e Fernanda Abreu), Balada do Amor Inabalável (com Samuel Rosa) e Kátia Flávia (com Laufer). Participa como ator e roteirista da série Vampiro Carioca, exibida no canal Brasil.

José Celso Martinez Corrêa é um dos mais importantes diretores teatrais do País, líder do inquieto e irreverente Teatro Oficina, de São Paulo. Na década de 1960, encenou espetáculos antológicos, como Pequenos Burgueses, O Rei da Vela, Na Selva das Cidades, Galileu Galilei e o histórico Roda Viva, de Chico Buarque de Holanda, que foi retirado de cartaz pela censura da ditadura militar. Nos anos 1970, parte para o exílio em Portugal, onde encena vários espetáculos. Viaja a Moçambique, onde realiza o filme 25, sobre a independência daquele país. Volta ao Brasil no final dos anos 1970 e na década de 1980 atua como agitador cultural. Nos anos 1990, sua companhia passa por uma reorganização, propondo uma interação constante entre vida e teatro. Nessa nova fase, encena os espetáculos Ham-let, As Bacantes, Ela, Cacilda! e o projeto Os Sertões, que reúne cinco espetáculos, cada um com cinco horas de duração.

O debate A Semana de 22 terá duração de duas horas e as senhas para o evento podem ser retiradas com uma hora de antecedência, na bilheteria. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março 66, Centro do Rio | Telefone (21) 3808-2020. Mais informações podem ser obtidas no site www.bb.com.br/cultura

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira