Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2007 - 11:04

Beto Pandiani embarca em mais uma expedição: a Travessia do Pacífico


O velejador brasileiro chegou ao Chile ontem à noite a bordo de um Pajero Sport HPE .

Acompanhado do francês Igor Belly, Beto Pandiani contou com o apoio da Mitsubishi para rebocar seu catamarã 25’ desde São Paulo até o ponto de partida de sua nova viagem, no Chile, utilizando um Pajero Sport HPE. Os velejadores demoraram seis dias para percorrer exatos 4000 km e atravessar a Cordilheira dos Andes, passando por cidades como Porto Alegre, Chuí, Montevidéu, Buenos Aires, Mendonza e Santiago. “Passamos por paisagens maravilhosas, como a subida da Cordilheira dos Andes cheia de neve, e também enfrentamos alguns momentos mais difíceis, como uma tempestade de vento e areia nos Pampas, perto de Mendonza”, conta Pandiani.

A dupla agora realiza os últimos preparativos em Viña del Mar, de onde se lançarão à travessia com o Bye Bye Brasil no dia 5 de outubro. Algumas das escalas já definidas da viagem são: Ilha de Páscoa, Atol de Mururoa, Tahiti e ilhas adjacentes na Polinésia Francesa. A expectativa é encerrar a jornada na costa norte da Austrália, em setembro de 2008. A tripulação, além de Beto Pandiani e Igor Belly, contará com uma equipe de apoio composta por Eduardo Teiman e Mauricio Pimentel (cinegrafistas), Pierre Larsnier (meteorologista/França) e Maristela Colucci (fotógrafa). O barco fará outras paradas, em locais que serão definidos durante a viagem.

O objetivo desta viagem é conectar o Chile à Austrália velejando por todo Pacífico Sul por mais de nove mil milhas. Nesta sexta viagem, em um catamarã sem cabine, o conceito muda completamente por conta das condições da região. Serão velejadas oceânicas, navegando longos trechos de mar sem terra. “O Oceano Pacífico tem muito pouca terra, e por isso o maior desafio será cruzar grandes distancias sem apoio, ao contrário das viagens anteriores, que eram costeiras, e previam paradas quase todos os dias”, comenta Pandiani.

A viagem começa em Ilha Bela, litoral de São Paulo, onde o Bye Bye Brasil foi preparado e testado. Ele será rebocado de carro até o Chile, em uma viagem de quatro mil quilômetros, durante cinco dias, cruzando a Cordilheira dos Andes. O roteiro de navegação foi traçado para amenizar distâncias. Sendo assim, a partida será de Viña del Mar, na costa chilena, em direção ao Arquipélago Juan Fernandez, onde a ilha Robinson Crusoé será a primeira escala.

A escala seguinte é a mais longa de toda a viagem, depois de duas mil milhas navegadas, chegando à Ilha de Páscoa. Após 15 dias documentando a ilha, os navegadores partem para Mangareva, com possível escalada em Pitcairn, que fica a 1,7 mil milhas de distância. Já em Gambier Island, águas da Polinésia Francesa, permanecerão por 20 dias, navegando por dezenas de ilhas como: Mururoa, Tureia, Hao, Marokau, Fakarava, Rangiroa e Tahiti.

Esta primeira fase da viagem cobrirá 4,5 mil milhas náuticas, que serão feitas em aproximadamente 80 dias, terminando em Papeete, no Tahiti, por volta do dia 15 de dezembro de 2007. O Bye Bye Brasil ficará guardado durante a estação dos ciclones. A equipe voltará alguns meses depois, de acordo com a conveniência meteorológica. A viagem segue em maio de 2008 para as Ilhas Cook, Samoa, Tonga, Fiji, Nova Caledônia e, finalmente, as barreiras de corais da Austrália.

Tecnologia e segurança - O barco Bye Bye Brasil foi projetado para ter autonomia de energia e água, podendo assim velejar por mais de um mês sem escalas. A energia será gerada por painéis solares de 70 watts, e um sistema reserva de um dínamo que o barco arrasta e produz energia com a velocidade do barco. Tudo isso ligado a duas baterias de 90 amperes/hora.

Para resolver um dos grandes desafios, que é carregar água potável, os tripulantes terão dois desalinizadores manuais, que em uma hora geram seis litros de água. A alimentação será composta por um cardápio equilibrado para a região da viagem (são necessárias 3.500 cal por dia). “Desta vez utilizaremos comida liofilizada, e, como teremos energia, poderemos esquentar a água em uma garrafa térmica elétrica”, explica Pandiani.

O catamarã terá dois pilotos automáticos elétricos para auxiliar na navegação noturna, sistema de rastreamento via satélite, notebook Infinity XS-1271 da Semp Toshiba Informática blindado à prova de choque e água (especialmente feito para a viagem), conectado a um telefone via satélite Trane para enviar fotos, vídeos, textos e receber e-mails todos os dias. A documentação será feita com câmeras de foto e vídeo em sistema digital para facilitar o envio. Todos os equipamentos estarão em cases a prova d´água.

O sistema de comunicação será feito por telefones celulares quando a equipe estiver em terra, e por telefones via satélite quando em mar aberto. Para a comunicação auxiliar dois rádios VHF. Para a navegação, três GPS e duas bússolas digitais, além de cartas náuticas.

O Bye Bye Brasil conta ainda com um sistema de flutuação positiva, em caso de colisão o barco não afunda. A embarcação terá uma balsa salva-vidas, fogos sinalizadores, e os velejadores usarão todo o tempo EPIRBs e localizadores pessoais, em caso de emergência. O trampolim (tela que une os dois cascos) foi feito especialmente com um tecido extremamente resistente para agüentar muitos meses navegando. E para enfrentar o sol e o calor das áreas tropicais, e as longas noites navegando, a equipe utilizará uniformes com tecidos anti-uv para o uso diário.

Para acompanhar todos os momentos da viagem de Beto Pandiani e sua expedição pelo Oceano Pacífico, acesse o site oficial da Travessia do Pacífico: www.yahoo.com.br/travessia

Patrocinadores da viagem - Líder no mercado de televisores, a Semp Toshiba é patrocinadora master de Beto Pandiani desde a sua primeira viagem, que aconteceu em 1994 entre Miami e Ilha Bela – conhecida como Entre Trópicos. De lá para cá, a parceria foi crescendo e a marca da empresa já foi vista nas expedições Rota Austral, Travessia do Drake, Atlantic 1000 e Rota Boreal. Em todas essas viagens, Betão sempre levou notebooks de última geração. Nessa viagem não será diferente. Ele leva um notebook blindado para consulta a cartas náuticas digitais, comunicação via satélite e envio e recebimento de textos, fotos e vídeos, sendo imprescindível para o sucesso desta travessia e fundamental para a sobrevivência dos tripulantes. Especialmente desenvolvido para suportar impacto, calor intenso, umidade e poucos cuidados (à prova d´água e de choque, pode cair de até um metro de altura), o notebook STI Infinity XS-1271 da Semp Toshiba Info acaba sendo, na verdade, o terceiro tripulante desta audaciosa aventura moderna. Tanto a Semp Toshiba como a Toshiba Corporation têm apoiado esportes náuticos e mais radicais, onde riscos e desafios são constantes. Superar metas está no perfil das duas empresas.

A Mitsubishi Motors tem o orgulho de apresentar mais uma parceria com Beto Pandiani: desta vez, embarcaremos com o velejador na Travessia do Pacífico, uma expedição que reúne elementos do DNA Mitsubishi como tecnologia, aventura, superação de desafios e descoberta de novos destinos. Para nós, Beto Pandiani é 4x4: “Me identifico com a Mitsubishi por ser uma marca ligada à vela e termos muitos conceitos em comum, como a questão de performance, de resistência e de ineditismo em nossos projetos”, diz ele. A aventura começará a bordo de um Pajero Sport HPE, que rebocará o catamarã Bye Bye Brasil por 4000 km, de Ilhabela até Viña Del Mar, no Chile. Acompanhe todos os passos da expedição pelo diário de bordo: www.mitsubishimotors.com.br/travessiadopacifico.

Ineditismo, vanguarda, pesquisa e aventura - qualidades sempre presentes no trabalho da dupla Beto Pandiani e Igor Belly, que têm tudo a ver com o jeito Fnac de ser. Assim, a Fnac patrocinará e venderá com exclusividade o DVD que será produzido durante a Travessia do Pacífico Sul. Em 2008, livro e DVDs serão lançados em eventos especiais nas lojas Fnac, e uma exposição fotográfica com as melhores imagens da viagem percorrerá o circuito das Galerias Fnac, existentes nas sete lojas da rede no Brasil.

O Yahoo! Brasil entra na jornada com sua ampla gama de serviços online. Será criada uma comunidade ao redor da viagem, utilizando todas as ferramentas e serviços do portal. “Além do site especial que será desenvolvido, iremos aproveitar todos os nossos produtos e plataformas, com Flickr, Yahoo! Vídeo, Yahoo! Respostas, chat no Messenger, Yahoo! Música, Yahoo! Grupos e etc. Tudo para que os internautas possam acompanhar, e também interagir, em todos os momentos da travessia”, explica Fabio Boucinhas, diretor de Produtos do Yahoo! Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira