Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2012 - 07:48

Projeto do Exército prepara tropa para atuar em calamidades

Projeto de Proteção das Estruturas Estratégicas com emprego de Brigada Braço Forte (BBF) capacitará o Exército para atuar em situações de calamidade pública e crimes ambientais e em eventos como Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos 2016

Ao participar das comemorações do Dia do Exército no dia 20 de abril (sexta-feira), a presidente Dilma Rousseff destacou o papel social do Exército Brasileiro ao atuar em situações de calamidade pública. Segundo informações da Agência Brasil, a presidenta ressaltou a importância de se aprimorar a atuação dos militares. “Continuaremos trabalhando para que nossa Força terrestre continue sempre capacitada e mantenha a operacionalidade”, disse.

Em consonância a isso, o Exército Brasileiro contratou o Instituto C.E.S.A.R., centro de referência em inovação e tecnologia, para executar o projeto BBF, que tem por objetivo levantar as necessidades e demandas do Exército em relação calamidades públicas e crimes ambientais, além de grandes eventos, como Copa do Mundo 2014 e Jogos Olímpicos 2016.

Após mapeadas as necessidades do Exército em relação a esses pontos, o projeto BBF, que teve início em outubro, irá sugerir soluções para a força, como a compra de novos equipamentos, treinamento de militares, aquisição de novas tecnologias ou softwares e melhoria de processos, bem como o orçamento necessário para essas mudanças.

“Com a implementação do projeto BBF, o Exército Brasileiro estará equipado e capacitado para atuar nas situações de risco à segurança da população e os gestores terão a possibilidade de empregar suas ações com maior eficiência de equipamentos, pessoal, recursos e tempo, proporcionando uma economia ao Estado Brasileiro”, afirma Clayton Silva, gerente do projeto. Além disso, as soluções criadas pelo Exército contemplam a transferência de tecnologia das empresas contratadas e visam fomentar as áreas de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, levando em conta as tecnologias já existentes na Força.

Missões do EB de Apoio aos Órgãos de Defesa Civil: .Busca e salvamento |.Apoio de saúde e assistência às vítimas |. Distribuição de água, doações de cestas de alimentos, material de limpeza e material de higiene |.Remoção de desabrigados e de pessoas em áreas de risco |.Remoção de mortos |.Desobstrução e remoção de escombros |.Restabelecimento do tráfego pela desobstrução e restauração de vias de circulação e lançamento de pontes |. Distribuição de água potável |.Combate a incêndios florestais |.Transporte terrestre e aéreo|.Apoio em pessoal, material e meios de transporte às ações de defesa civil |.Apoio logístico às equipes empenhadas |.Reconhecimentos técnicos (engenharia e DQBRN).

Soluções visualizadas no Projeto BBF: .Serviços e equipamentos de reconhecimento de Engenharia |.Serviços e equipamentos de Sinalização de Trânsito |.Serviços e equipamentos de Restabelecimento emergencial de circulação |.Serviços e equipamentos de Remoção de escombros|.Serviços e equipamentos de Proteção contra agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares.

Perfil - O C.E.S.A.R é um centro privado de inovação que utiliza Engenharia Avançada, Educação e Empreendedorismo em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para solucionar problemas complexos para organizações públicas e privadas nos mais diversos segmentos como defesa, telecomunicações, eletroeletrônicos, automação comercial, financeiro, mídia, energia, saúde e agronegócios. Criado em 1996, o C.E.S.A.R interliga centros de pesquisas, universidades e empresas em uma rede de conhecimento para a realização de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e Inovação no Brasil e internacionalmente. Atualmente, o C.E.S.A.R conta com mais de 500 colaboradores nas cidades de Recife, São Paulo, Sorocaba, Curitiba e Brasília, que integram equipes multidisciplinares formadas por engenheiros, administradores, designers, psicólogos, jornalistas, antropólogos etc. [www.cesar.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira