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23/04/2012 - 08:17

Aprimorando o ‘Business’

O novo ou o básico? Este ou aquele?.

A realidade do mundo globalizado trouxe consigo um fenômeno cada vez mais comum do mundo corporativo. A busca por treinamento e aprimoramento nos campos: pessoal, profissional e institucional. Esta atitude tornou-se um fator imperativo para a obtenção de um melhor posicionamento e uma melhor atuação frente à concorrência. A pergunta é: por que isto está acontecendo? A resposta para esta pergunta é bastante complexa. Entre tantos outros fatores alguns se sobressaem e, a meu modo de ver, mostram o quanto o empresariado brasileiro insiste, ainda, em ser reativo e não pró-ativo. São eles:

O enfrentamento da competitividade, cada vez mais acirrada e as adversidades impostas pela globalização. A necessidade de sintonia com o mercado, por uma questão de sobrevivência, é claro, do alto índice de exigência e profissionalização dos clientes que estão cada vez mais bem informados e curiosos. Da concorrência que, silenciosamente, busca um melhor posicionamento através do aperfeiçoamento de sua equipe.

O empreendedor brasileiro descobriu a utopia que é participar de um mercado tão competitivo e dinâmico de forma aleatória, sem profissionalismo, despreparado, sem planejamento. A falta das munições essenciais, ou seja, de informação e formação é, nos dias de hoje, quase sempre catastrófica. Na contramão desta fase maravilhosa ocorre um fato que, infelizmente, vem se tornando comum a quase todas as empresas. A escolha equivocada. Na última década assistimos o nascer de uma centena de pequenas empresas e de novos profissionais que se dizem habilitados a fornecer treinamentos. Em verdade chegamos às raias da banalização deste tipo de serviço. Encorajados pela falsa ideia de ganho fácil e porque “supostamente” possuem a formação necessária, profissionais de diversas áreas se aventuraram pelo fértil campo das consultorias e treinamentos. Sim, é um campo realmente fértil, mas, que tem suas manhas, possui um alto grau de exigência técnica e não pode ser tratado de qualquer maneira. É comum ouvirmos os termos: “última palavra”, “última tendência”, “diferencial” e, pasmem, “inovador”. Percebam o paradoxo, se é inovador não pode ser encontrado com facilidade, no entanto, a maioria absoluta do material de divulgação destes “profissionais”, trazem estes termos. Como separar o joio do trigo?

Profissionais de recursos humanos, das áreas de treinamento e desenvolvimento acabam, sem querer, incorrendo em uma falha que só é percebida a longo prazo. Primeiro escolhem os palestrantes, os professores pela fama e não por seu currículo, escolhem pessoas que escreveram livros que por um motivo ou outro atingiram marcas fantásticas de vendas, não atendem as pequenas e médias empresas do ramo porque elas não são “conhecidas” e nem sequer dão ouvidos a este pessoal. O que estou tentando dizer e que não devemos contratar os serviços de profissionais de treinamentos apenas pela fama e muito menos aqueles que têm uma frágil fundamentação teórica, cuja aplicabilidade prática pode ser considerada fraca ou quase nula. Contratar treinamentos apenas para suprir as exigências de instituições como ISO, QS, 5S, entre outras pode ser um grande desperdício do orçamento. Treinamento não é castigo, é valorização de profissionais. Treinamento não é passatempo ou um certificado a mais na gaveta. Treinamentos devem ser fornecidos por profissionais que detenham idoneidade, formação acadêmica, histórico, experiência teórica e prática, enfim “curriculum vitae”.

Para terminar quero deixar uma pergunta no ar: Como podemos oferecer as mais novas tendências, a última palavra, o que há de mais novo se nossa equipe peca, muitas vezes, em não fazer o básico, aquilo a que se dispõe profissionalmente. Como podemos oferecer algo novo para esses profissionais? Algo novo, que irá se confrontar com seus valores, que por vezes ainda nem estão formados concretamente. Estas pessoas não fazem nem o mínimo necessário, o que se dirá do novo?

. Por: David P. Lima Jr-Palestrante, consultor de empresas e diretor da Mega Treinamentos www.megatreinamentos.com.br .Ele é graduado em Comunicação Social pela Universidade Braz Cubas, com especialização em Jornalismo, Pós-Graduado em Gestão estratégica de Pessoas e em Administração de Negócios pela Universidade Ítalo Brasileira.

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