Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2012 - 08:24

A responsabilidade que todos temos para com o planeta Terra

Corporações devem estabelecer altos padrões de sustentabilidade.

Mudanças climáticas, gases de efeito estufa e emissões de dióxido carbono são termos recorrentes em qualquer conversa sobre meio ambiente e sustentabilidade, especialmente agora, à luz da notícia que as emissões de CO2 bateram todos os recordes mundiais em 2011¹.

O dado acima também vale para alguns países da América Latina. Por exemplo, o Brasil. Como quarto maior emissor de gases de efeito estufa do mundo, o país sente os efeitos da poluição, responsável por sérios problemas ligados à qualidade do ar. Além disso, a crescente atividade pecuária na região da Amazônia responde hoje por 5% de todos os gases de efeito estufa emitidos mundialmente².

Outro exemplo é a Cidade do México que, com seus 22 milhões de habitantes – mais seus 6 milhões de carros – é hoje uma das cidades de maior densidade populacional do mundo. A qualidade do ar continua problemática, haja vista os 600 novos carros que são colocados nas ruas da capital mexicana diariamente³.

O que pode ser feito em relação a essa questão tão preocupante? O que os líderes empresariais devem fazer para ajudar na preservação de nosso planeta?

As empresas da iniciativa privada têm a grande responsabilidade de zelar pelo meio ambiente adotando políticas sustentáveis. Tendo em vista as inúmeras oportunidades de expansão empresarial existentes na região América Latina e Caribe (LAC), é preciso que as empresas que aqui operam façam todos os esforços possíveis para fomentar um mercado global e sustentável, desenvolvendo formas eficazes de minimizar sua pegada ambiental nesses mercados emergentes.

Isso se traduz na criação e adoção de regulamentos ambientais rígidos – uma prática que, hoje, deixou de ser opcional para se tornar uma necessidade.

A FedEx Express entende o quanto é importante estabelecer altos padrões de preservação ambiental e, por isso, criou a EarthSmart, iniciativa de sustentabilidade que visa garantir o estabelecimento desses padrões não só na região LAC, mas em todo o mundo. Iniciativas recentes, como a introdução do envelope neutro em emissões de carbono, dão resposta a algumas das questões ligadas às emissões de CO2. Além disso, a FedEx está modernizando sua frota de aeronaves de carga, a maior do mundo, substituindo-as por modelos com menor impacto ambiental. Essa modernização abrange também os 40 aviões da região LAC. Os funcionários da FedEx Express também estão comprometidos com a preservação ambiental, participando de projetos de sustentabilidade locais que variam de mutirões de limpeza a iniciativas de reflorestamento.

As interconexões do mundo corporativo contribuem para que abracemos o complexo desafio de garantir a responsabilidade ambiental. Com colaboração internacional e intersetorial, todos poderemos fazer nossa parte pela preservação deste planeta – nosso mais precioso recurso – cujo futuro será determinado pelas decisões que tomarmos hoje.

A FedEx Corp. (NYSE: FDX) provê para clientes e empresas do mundo todo uma ampla carteira de serviços de transporte, comércio eletrônico e entregas. A empresa, cujas receitas anuais somam US$ 42 bilhões, oferece aplicações comerciais integradas através de empresas operadoras que atuam coletivamente e que são administradas de forma colaborativa sob a respeitada marca FedEx. Classificada mais de uma vez entre os empregadores mais admirados e dignos de confiança do mundo, a FedEx inspira seus mais de 300.000 funcionários e prestadores de serviços a permanecerem “absoluta e positivamente” concentrados na segurança, nas mais estritas normas de ética e profissionalismo, e nas necessidades dos clientes e das comunidades onde operam.

.Por: Juan N. Cento, presidente, FedEx Express, Divisão América Latina e Caribe -Como presidente da Divisão América Latina e Caribe da FedEx Express, Juan N. Cento está à frente de uma organização com mais de 8.000 funcionários, em mais de 50 países e territórios. Em seus 22 anos de FedEx, Cento expandiu a presença da companhia na América Latina e ajudou a FedEx Express se tornar um pilar de crescimento na região e a conectar a América Latina com o mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira