Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/04/2012 - 08:24

Korin lança carne suína sustentável: e oferece segurança ao consumidor com uma carne livre de hormônios e antibióticos em sua produção

Em parceria com o Grupo JD, empresa coloca no mercado produtos provenientes de um sistema de criação natural de animais, sem uso de quimioterápicos, criados livremente e com selo de bem-estar animal .

São Paulo– A Korin Agropecuária, posicionada entre as maiores produtoras de orgânicos e produtos naturais do Brasil, dá início a uma nova fase de atuação, já prevista em sua estratégia de crescimento. A partir de agora, a empresa expande seu portfólio de produtos e passa a oferecer aos consumidores carne suína dentro de rigorosos processos de qualidade e no mesmo modelo avançado de tecnologia empregado em sua linha de frangos livres de antibióticos e quimioterápicos, cuja qualidade da carne e a experiência bem-sucedida registrou crescimento de 170% a empresa nos últimos dois anos. A expectativa da empresa, no período de um ano, é comercializar 100 toneladas da carne suína por mês e fortalecer o compromisso da marca com o conceito de alimentação saudável e uso responsável dos recursos naturais.

“São animais vigorosos, criados livremente e com alimentação acrescida com pastagens verdes além de ervas diversas o que garante que sejam muito saudáveis, livres do estresse causado pelo confinamento da criação convencional. Além de muito saborosa, é importante ressaltar que o teor de colesterol da carne suína varia, conforme as peças, de 62 a 78mg em cada 100 gramas de carne crua, o que a coloca no mesmo patamar do frango. Sendo que, cerca de 70% da gordura dos suínos pode ser retirada para o consumo porque está abaixo da pele e não entre as fibras musculares. Apesar da carne suína ser a mais consumida em todo o mundo, o brasileiro ainda não é uma referência de consumo deste produto “in natura” (somente 4Kg hab/ano) e por isso ainda não pode saborear suas delícias e benefícios. A Korin traz o novo produto com muito desenvolvimento técnico e científico de uma empresa que produz com qualidade, segurança e tem a chancela de confiança outorgada por seus consumidores. Nossa proposta é transmitir tranquilidade ao consumidor pelo nosso modelo de criação animal já estabelecido na criação de frango e estimular o consumo da carne suína", afirma Luis Demattê Filho, médico veterinário, mestre em Nutrição Animal pela UNESP, especialista em Gestão do Agronegócio pela FGV, doutorando em Ecologia Aplicada pela ESALQ/USP e gerente industrial da Korin Agropecuária.

O lançamento da linha de carne suína é resultado da parceria tecnológica da Korin com o Grupo JD, referência na criação de gado orgânico e formado pelas fazendas Labrunier e São Marcelo. Com o acordo, os suínos serão criados na Fazenda São Marcelo, localizada em Tangará da Serra (MT), primeira no País a conquistar o selo de Bem-Estar Animal (Ecocert). Os animais são criados livremente, com alimentação balanceada, sem o uso de hormônios e antibióticos, além de utilizarem técnicas como fitoterapia e homeopatia. Esse processo de criação garante uma carne segura, saudável, saborosa e muito macia.

“Ao longo dos 17 anos de existência da Korin, investimos em tecnologia na produção de alimentos naturais. Podemos citar a produção de frutas, legumes, cereais e verduras orgânicas, além da criação de aves, ovos e também agora de suínos. Mantemos laboratórios de campo e um corpo técnico que se especializou na produção de alimentos diferenciados e orgânicos, sempre buscando incentivar seu consumo para que todo sistema agroalimentar seja beneficiado com a expansão deste mercado. Contamos com o apoio de um Centro de Pesquisas da Fundação Mokiti Okada que, por intermédio de diversos projetos, nos auxilia a desvendar novos caminhos produtivos, que sempre buscam produzir alimentos que promovam a saúde do consumidor, assim como a prosperidade do produtor, desenvolvendo métodos sustentáveis que respeitem a natureza e o bem estar animal”, explica Reginaldo Morikawa, gerente geral da empresa.

A pesquisa também demonstrou a percepção do consumidor na hora da compra, elencando os aspectos que são primeiramente observados no momento de adquirir o produto para consumo. O primeiro aspecto considerado foi avaliar se o suíno é criado sem hormônios e antibióticos. Em segundo veio a preocupação com o teor de ômega 3 na carne e, na sequência, a busca por sabor e maciez.

“Produzir a carne suína sempre foi um dos objetivos da Korin. A criação convencional de suínos é muito semelhante à de frangos em seu processo produtivo, carregada de uma grande quantidade de quimioterápicos diversos, antibióticos e até hormônios para estimular seu crescimento. Além de serem confinados, o que impede que expressem seus comportamentos naturais. Por este motivo, a Korin decidiu aumentar seu leque de opções para poder disponibilizar no mercado suínos criados dentro de rigorosos processos, respeitando as normas internacionais de Bem-Estar animal, com sustentabilidade eco-social e garantir a produção de uma carne segura, muito saudável, macia e com sabor incomparável”, afirma Edson Shiguemoto, gerente comercial da Korin Agropecuária.

Percepção do consumidor-O Grupo JD realizou uma pesquisa para aferir os diferenciais dos suínos Korin, criados sem antibióticos e quimioterápicos, em relação aos suínos convencionais. Dados revelam a alta qualidade da carne que apresenta melhores índices nos quesitos: coloração, sabor, textura, preferência e compra. Entre os entrevistados, cerca de 75% revelaram que “certamente comprariam” esse lançamento da Korin Agropecuária.

O processo de criação do suíno Korin respeita as normas internacionais de bem-estar animal, o que levou a conquista do selo “Certified Humane”, concedido pela Ecocert Brasil. A unidade produtora também está em processo de certificação para obtenção da chancela “Rainforest Alliance”, selo concedido pela Imaflora para reconhecer a sustentabilidade social e ambiental.

“Graças à filosofia Motiki Okada, desenvolvemos uma relação transparente, de empatia e confiança com nossos consumidores. Não negociamos quando o assunto envolve a produção de alimentos e a saúde dos nossos clientes. Esta é nossa marca, nosso compromisso. O suíno Korin é um animal vigoroso, criado livremente, que pasteja, não é submetido a condições de estresse e mantém uma dieta rica em folhas verdes e ervas. Por isso é mais magro do que o animal criado de forma confinada. Todos esses diferenciais certamente contribuem para uma carne livre de resíduos de antibióticos e hormônios, o que só traz vantagens para o consumo humano.”, esclarece Morikawa. “Já estamos trabalhando em um novo projeto da carne bovina sustentável, que pretendemos lançar até meados de 2013”, finaliza.

Agricultura Natural – A forma de cultivo orgânico que veio do Japão -Formas de cultivo que visam respeitar as leis da natureza surgiram nos Estados Unidos, na Europa e no Japão. Em 1930, o filósofo e espiritualista japonês Mokiti Okada elaborou trabalhos nas áreas de agricultura, artes, medicina, religião e educação. Deixou muitos legados e liderou o movimento da agricultura orgânica no Oriente. A Korin produz alimentos nos moldes da Agricultura Natural de Mokiti Okada, sem agrotóxicos, aonde resgatar a pureza e a vida do solo e dos alimentos, preservar a diversidade e o equilíbrio biológico e contribuir para a elevação da qualidade da vida humana, são preceitos fundamentais. Mokiti Okada alertou para a necessidade de uma avaliação cuidadosa sobre os "bons resultados" obtidos pelo uso indiscriminado de agrotóxicos, que têm caráter passageiro e acarretam graves conseqüências ao meio ambiente. Em 1930 ele já alertava a população sobre a impregnação de resíduos químicos nos alimentos, a alteração do verdadeiro sabor dos mesmos, o comprometimento da saúde do lavrador, que manipula tais produtos, e do consumidor, além da contaminação de mananciais, leitos de rios, lençóis freáticos, enfim da ampla degradação ambiental que afeta toda a cadeia alimentar. A Agricultura Natural busca o equilíbrio das propriedades do solo, da planta, do animal e do meio ambiente. Além da Linha de Frangos Livres de Antibióticos e Orgânicos, a Korin tem em torno de 40 produtos orgânicos entre frutas, hortaliças e legumes. [www.korin.com.br] |. Tabelas/fonte:Grupo JD / Fazenda São Marcelo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira