Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/04/2012 - 08:44

Excesso de sódio nos alimentos é prejudicial à saúde

Dieta rica nesse mineral pode ocasionar desde uma simples retenção de líquidos até a hipertensão. O consumo moderado é a melhor opção.

São Paulo– O sódio é, ao mesmo tempo, o mocinho e o vilão das dietas equilibradas. Sua porção bom moço é significativa, porque esse mineral é fundamental para que o organismo realize funções como controle da água, impulsos nervosos e manutenção do ritmo cardíaco, entre outras atividades. Já sua faceta negativa está diretamente ligada ao consumo excessivo.

Quando o organismo recebe a ingestão de sódio acima do que é considerado necessário pode ocorrer, por exemplo, a retenção de líquidos, que leva ao inchaço do corpo, especialmente nas pernas e pés. Tal condição facilita o aumento da pressão do sangue e, por sua vez, sobrecarrega a atividade do coração. Se esse ciclo for constante, o quadro tende a evoluir para hipertensão arterial, que é um prato cheio para doenças cardíacas, como entupimento de artérias, acidente vascular cerebral e infarto.

De acordo com o estudo Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel/2010), divulgado pelo Ministério da Saúde, a hipertensão arterial atinge 23,3% da população adulta brasileira*, tendo sido responsável por 319 mil óbitos em todo o país, em 2009. Para contribuir com o consumo adequado pela população, o Ministério da Saúde acordou com a indústria alimentícia a redução de sódio em alimentos como pão francês, bolos prontos, massas instantâneas, salgadinhos, entre outros.

Isso porque, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), pessoas hipertensas devem consumir no máximo 4 gramas de sal (que é composto por sódio e cloro), o equivalente a uma colher de sobremesa. Já para quem não tem pressão alta o consumo pode chegar a 6 gramas.

Avany Bon, coordenadora da graduação em Nutrição da Universidade Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate, esclarece que no geral as pessoas não dão atenção à quantidade de sódio que ingerem diariamente. “Muitas não percebem que ao consumir produtos enlatados, embutidos ou refrigerantes, estão recebendo quantidades extras de sódio”, comenta a nutricionista. “O ideal seria ler os rótulos nas embalagens dos alimentos, para conhecer os compostos do produto e assim fazer escolhas mais inteligentes e saudáveis”, ressalta.

Contudo, é possível ter uma alimentação saudável e balanceada, com um pouco de disciplina e força de vontade. Além disso, nunca é demais ressaltar que a união entre dieta equilibrada e atividade física regular são essenciais para manter a saúde em dia.

Para contribuir com este propósito, a nutricionista Avany Bon dá algumas dicas para uma dieta saudável com pouco sódio: .Distribua os alimentos em seis a sete refeições ao longo do dia. Isso facilita o trabalho de todo o organismo, evitando picos de glicemia e sensação de fome, entre outros benefícios.

.Verifique o rótulo nutricional dos alimentos, identificando o teor de sódio por porção.

. Utilize o sal light no preparo dos alimentos e não deixe saleiro à mesa.

.Procure experimentar os alimentos antes de salgá-los, pois muitas vezes o sabor agradável de um alimento dispensa a necessidade de adicionar sal.

. Substitua os temperos prontos pelos naturais, como: limão, salsinha, orégano, manjericão e outros.

. Habitue-se a ingerir bastante líquido durante o dia (não espere ter sede), tais como: água, chás de hortelã, erva cidreira, camomila e erva doce.

. Dê preferência às preparações cozidas, refogadas, assadas ou grelhadas e diminua ao máximo a quantidade de frituras e gorduras.

. Consuma diariamente quatro ou cinco porções de hortaliças, cruas ou cozidas, na forma de saladas (moderadamente temperadas com gordura, como o azeite), sopas ou refogadas.

.Consuma diariamente duas a três porções (pequenas) de frutas, sendo que pelo menos uma dessas porções seja fonte de vitamina C: abacaxi, acerola, caju, goiaba, laranja, manga, mamão, mexerica e morango.

. Diminua ao máximo, o consumo de açúcar refinado, açúcar mascavo, mel, bem como de bebidas e preparações doces.

Perfil- A Universidade Anhembi Morumbi, uma universidade de fronteiras e mentes abertas, é a primeira instituição internacional de ensino superior do Brasil. Desde 2005, faz parte da rede internacional de universidades Laureate, a maior do mundo, presente em 29 países, com 60 instituições de ensino superior e mais de cem campus, totalizando mais de 675 mil alunos.

São oferecidos programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato e stricto sensu. Possui oito escolas, abrangendo as áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia; e Educação. Seus seis campus estão localizados na região da Avenida Paulista, na Vila Olímpia, no Centro, no Morumbi e no Vale do Anhangabaú.

A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus câmpus, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. Outras vantagens são programas de dupla titulação – permitindo ao aluno ter diplomas válidos no Brasil e em outros países – e o Global Career Center, um portal com milhares de oportunidades de estágios e postos de trabalho no Brasil e no exterior.

Perfil da Rede Laureate Brasil-A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por dez instituições de ensino que possuem mais de 40 câmpus em oito estados brasileiros. Fazem parte da Rede Laureate Brasil as instituições: Universidade Anhembi Morumbi; BSP - Business School São Paulo; Centro Universitário IBMR; ESADE - Escola Superior de Administração, Direito e Economia; Centro Universitário do Norte (Uninorte); Universidade Salvador (Unifacs); Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Universidade Potiguar (UnP); Faculdade dos Guararapes (FG); e Faculdade Unida da Paraíba (UNPB).

Laureate International Universities -Líder global no segmento de Educação, a Laureate International Universities é uma rede internacional de universidades que provê acesso ao ensino superior de qualidade em instituições inovadoras do mundo todo. A Rede Laureate é formada por 60 instituições, que oferecem cursos presenciais e on-line. Mais de 675 mil estudantes fazem parte da comunidade acadêmica, que está presente em 29 países da América do Norte, América Latina, Europa, África do Norte, Ásia/Pacífico e Oriente Médio.

As instituições da Laureate oferecem centenas de programas de graduação, mestrado e doutorado em áreas como arquitetura, artes, ciências da saúde, design, direito, educação, engenharia, gastronomia, hospitalidade, medicina, negócios e tecnologia da informação. William J. Clinton, 42º presidente dos Estados Unidos, é Chanceler Honorário da Rede Laureate International Universities. Nesse papel, aconselha a rede em temas ligados a responsabilidade social, liderança jovem e aumento do acesso ao ensino superior. [www.laureate.net].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira