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24/04/2012 - 09:32

VII Encontro de Lideranças da Propaganda no Mato Grosso do Sul Reúne mais de 800 pessoas


Organizado pela Fenapro em conjunto com o Sinapro-MS, encontro contou com representantes da indústria da comunicação local e regional e das principais entidades do setor.

Mais de 800 pessoas, incluindo representantes de agências de propaganda regionais e nacionais, veículos de comunicação, dirigentes das principais entidades do setor, bem como da área acadêmica e demais segmentos do trade da publicidade, estiveram reunidos na última quinta e sexta-feira (19 e 20/04) no VII Encontro de Lideranças da Propaganda promovido em Campo Grande (MS) pela FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda, em parceria com o Sindicato das Agências de Propaganda de Mato Grosso do Sul (Sinapro-MS).

O evento de abertura contou com cerca de 500 pessoas, e as três oficinas de capacitação das agências regionais receberam mais de 500 pessoas, o que fez do encontro um dos mais representativos dos mercados regionais.

Entre os dirigentes da indústria de comunicação estiveram presentes o presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), João Ciaco; o CEO das agências do grupo Publicis no Brasil, Orlando Marques; o presidente do CENP (Conselho Executivo das Normas Padrão), Caio Barsotti; a diretora da ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas), Maria Célia Furtado; Luis Alberto Antonik e Rodolfo Machado Moura, ambos diretores da ABERT (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão); Ricardo Pedreira, diretor da ANJ (Associação Nacional de Jornais); Hiran Castelo Branco, VP da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), e Pedro Martins Silva, presidente do IVC (instituto Verificador de Circulação). O prefeito de Campo Grande e outras autoridades compareceram ao evento de abertura.

O encontro contou com debates sobre temas de interesse do setor, como as licitações públicas, as mudanças nas leis que regem a propaganda e questões ligadas ao dia a dia das agências, como gestão, planejamento estratégico, criação, mídia, pesquisas, entre outros.

Já as oficinas “Gestão de Agência” - realizada por Antonio Lino, sócio-diretor da Agência Talent e diretor da Fenapro -, “Atendimento” - apresentada por GlaucioBinder, da Agência Binder -, e “Novas Mídias”, realizada por Bartira Pontes, da agência Borghierh/Lowe, receberam um número recorde de representantes das agências regionais, com salas lotadas. “Há uma demanda muito grande por informações e o encontro cumpriu o objetivo de ajudar na capacitação das agências locais”, afirma Ricardo Nabhan, presidente da FENAPRO.

O grande interesse sobre a legislação das licitações públicas ficou evidente na palestra da Dra. Helena Zóia, consultora da área jurídica da Fenapro, que contou com a presença de dirigentes do Tribunal de Contas, Ministério Público, PMCG, Governo do Estado e Prefeitura de Campo Grande.

O presidente do CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão), Caio Barsotti, realizou reunião com representantes das agências e veículos do mercado regional, em que foram debatidos temas relativos à remuneração e às práticas do mercado.

Outro momento importante do encontro foi a palestra “A importância da publicidade para o sucesso dos negócios”, realizada pelo presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e diretor de Marketing da Fiat Automóveis para o Brasil e América Latina, João Ciaco, e pelo CEO das Agências do Grupo Publicis no Brasil, Orlando Marques, que aconteceu no evento de abertura do VII Encontro das Lideranças da Propaganda.

A mesa redonda “O que vem por aí” apontou, por sua vez, as tendências da indústria da comunicação, e teve a participação de Ricardo Nabhan, presidente da Fenapro; de Maria Célia Furtado, diretora da ANER (Associação Nacional de Editores de Revistas); Rodolfo Machado Moura, diretor da ABERT (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão); Ricardo Pedreira, diretor da ANJ (Associação Nacional de Jornais); Hiran Castelo Branco, diretor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing); e Pedro Martins Silva, presidente do IVC (instituto Verificador de Circulação), bem como de João Ciaco e Orlando Marques.

Iniciativas importantes para o melhor funcionamento e desenvolvimento do mercado também foram apresentadas no encontro, caso da criação da Câmara de Arbitragem – que tem atuado com eficácia e agilidade no julgamento de processos envolvendo a indústria da comunicação, segundo relatou o Dr. Paulo Gomes, consultor do SINAPRO-SP, e o serviço IVC MPE – Micro e Pequenos Editores –, lançado recentemente pelo IVC (Instituto Verificador de Circulação), que tornou mais acessível a auditagem por veículos que possuem circulação de até 5 mil exemplares e faturamento de até R$ 2,4 milhões ao ano, segundo destacou Pedro Martins Silva, presidente do Instituto.

“O VII Encontro cumpriu o objetivo tanto de ajudar na capacitação dos profissionais das agências regionais, quanto de levar ao mercado de Campo Grande o debate de temas muito relevantes para a atividade da propaganda, como a legislação das licitações públicas, os desafios e avanços da regionalização dos mercados e as questões relativas às negociações e relacionamento entre as agências, anunciantes e veículos”, observa Ricardo Nabhan, presidente da Fenapro.

Opinião de algumas das personalidades presentes sobre a importância do encontro: João Ciaco, presidente da ABA: “Adorei participar deste encontro de Campo Grande. Considero muito importante discutir a questão da regionalização, ver in loco o que está acontecendo nos mercados locais. Tivemos discussões muito proveitosas, de alto nível, o que é fundamental para a indústria da comunicação e para o mercado local.”

Caio Barsotti, presidente do CENP: “O evento foi vibrante e teve discussões bastante proveitosas. Parabenizo especialmente a Fenapro e o Sinapro local pela organização. A minha percepção é de que, a cada vez que se trabalha de forma focada nas questões inerentes às características dos mercados regionais, conseguimos avançar em alguns aspectos, compreender um pouco melhor esses mercados e acrescentar algum valor. Por exemplo, conseguimos identificar as necessidades e carências de cada região - que ficam mais evidentes nesses encontros - e também desenhar as oportunidades que existem.”

Orlando Marques, CEO das agências do grupo Publicis no Brasil: “Gostei muito do encontro. Os mercados regionais têm que ser mais ouvidos pelo pessoal de São Paulo. Há muito mais inteligência no regional do que o mercado de São Paulo conhece, e desenvolver estratégias regionais é muito importante também. À medida que há boas agências cuidando dos negócios fora de São Paulo, a propaganda se torna mais eficiente. É preciso usar mais isso.”

Pedro Martins, presidente do IVC: “Esta foi a primeira vez que o IVC participou do encontro de lideranças da propaganda, e para nós, foi uma experiência inédita. Esse tipo de encontro é muito importante, pois a tendência de regionalização é um foco que se tem buscado há alguns anos, tanto nos meios tradicionais e impressos, quanto nos digitais. Pudemos apresentar para as agências locais serviços que podem se constituir em uma vantagem competitiva, como o e-Media Planner, que permite acessar os dados do IVC pelo celular e pela internet, detalhados cidade a cidade, enquanto outros institutos alcançam apenas as regiões. Isto é uma ferramenta muito prática para a comunicação regional, e uma vantagem para as agências de menor porte.”

Hiran Castelo Branco, VP da ESPM: “Nossa participação no VII Encontro das Lideranças da Propaganda foi um passo importante para estreitar ainda mais a relação da escola com os mercados regionais. Vimos de perto o interesse vibrante daquele grande grupo de estudantes, o que é muito animador para nós, que temos a missão de formar os talentos da indústria da comunicação. A ESPM está sempre à disposição para ajudar os futuros profissionais das várias regiões do País.”

Maria Célia Furtado, diretora da ANER: “O encontro foi uma surpresa muito positiva. Não tinha noção de que o regional era tão forte. Pude encontrar pessoas de várias partes do País, de vários estados, e conhecer o mundo fora do núcleo de São Paulo. Também achei elevado o nível das palestras e dos participantes. Outra surpresa foi a presença dos jovens que participaram do evento de abertura, todos interessados, participativos e ligados no lado cultural da terra. Muito interessante ver isso, pois eles serão os novos publicitários”.

Ricardo Pedreira, diretor da ANJ: “Achei o evento extremamente positivo, a começar pela abertura, que teve uma presença muito grande de jovens estudantes. Para quem pretende ingressar neste mercado, é fundamental o conhecimento sobre como as coisas se dão na prática. Por outro lado, nas palestras, foi possível abordar diversos temas de interesse do mercado de comunicação, e não apenas da área de publicidade. Enquanto representante dos jornais, pude aprender bastante sobre os mercados regionais e agregar informações. Considero que encontros regionais como esse têm a grande qualidade de levar para diferentes regiões do País informações nacionais e depoimentos de lideranças que enriquecem o conhecimento dos profissionais dessas regiões. É um balanço extremamente positivo, e a Fenapro e Sinapro estão de parabéns”.

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