Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2007 - 11:26

Olhe para baixo: pode ter asfalto no seu pé


A Lwart Proasfar Química customiza a fabricação de matéria-prima derivada do asfalto de acordo com as necessidades de cada indústria.

Não é só para a pavimentação que é feito o asfalto! Muito utilizado, também, na construção civil como matéria-prima para produtos e sistemas impermeabilizantes, o asfalto como resina é destinado para outras formulações, mas quase ninguém se dá conta disto. Por isso, não se assuste se, agora, você se der conta de que há muito mais asfalto ao seu redor do que você imaginava, pois ele pode mesmo estar no solado do seu sapato, assim como na pilha média, na tinta preto chassi, em correias e sistemas de freios; no pneu, nas câmeras frigoríficas, na tinta gráfica, no papel; além de estar presente em mangueiras, tapetes, papéis, graxa e veículos.

Trata-se de um material altamente plastificado, com excelente aderência, amortecimento e flexibilidade, facilmente moldável e alongável e, ao mesmo tempo, duro o suficiente para não rachar. E é por causa destas inúmeras características que a indústria no geral é uma forte consumidora da matéria-prima.

“Os segmentos mais expressivos que utilizam o produto para os fins mais variados são a indústria do papel, de acumuladores, de auto-peças, de borrachas, de tintas, de isolação térmica e de pisos”, explica Irineu Ribeiro da Costa, gerente comercial da Lwart Proasfar Química, que customiza a fabricação de matéria-prima derivada do asfalto de acordo com as necessidades de cada indústria. A empresa promove desde o desenvolvimento do produto, faz o levantamento do potencial de consumo e de sua vida útil.

Onde é possível encontrá-lo? A indústria do papel utiliza o asfalto policondensado para a produção de papel kraft betumado, como embalagens para exportação. O produto requer um material altamente plastificado, sendo que o mesmo deve apresentar excelente aderência, sem ter migração de óleos para o papel impregnado. Além disso, o produto tem alta competitividade em preço.

No segmento de auto-peças, o insumo é utilizado na formulação de mastiques betuminosos para produção de laminados de anti-ruído para o segmento automotivo com alta exigência em relação ao sistema de qualidade e performance (fator de amortecimento, flexibilidade, aderência, moldabilidade, dureza e ductibilidade).

Já a indústria de borracha o emprega na formulação de compostos de borrachas para diversos artefatos como: correias, mangueiras, tapetes e coxins. Ele é utilizado como desmoldante, plastificante e para melhoria da propriedade mecânica, pois apresenta resistência em tração, rasgo, alongamento, dureza, brilho e moldabilidade.

Na indústria de tintas, o asfalto policondensado entra na formulação de tintas betuminosas, preto chassis, anticorrosivas e gráficas; bem como para tingidores de madeira e primers para impermeabilização. Como isolante térmico o produto é utilizado como adesivo de placas e como promotores de aderência na montagem de câmaras frias.

Outro segmento que trabalha com o produto é o de acumuladores, ou seja, para fabricar materiais utilizados para selagem e isolação elétrica de baterias automotivas, pilhas e reatores elétricos. E por fim a indústria de pisos, para a confecção de pisos industriais de alta aderência e esportivos, como canchas de bocha e quadras poli esportivas.

Perfil da Lwart Proasfar Química - Fundada em 1997, na cidade de Lençóis Paulista (SP), a Lwart Proasfar Química fabrica e comercializa produtos asfálticos e sistemas impermeabilizantes, e atua nos mercados de construção civil, industrial e varejo. Inovadora, criou o Programa Lwart Umidade Zero – Programa L.U.Z. – específico para a impermeabilização e restauração de condomínios residenciais e comerciais. Possui um portifólio de 206 produtos.

A empresa faz parte do Grupo Lwart, fundado em 1975 pelos irmãos Luis, Wilson, Alberto e Renato Trecenti, que mantém, também, negócios nos setores de rerrefino de óleos lubrificantes, reflorestamento de eucalipto e produção de celulose, gerando mais de 1500 empregos diretos e 1000 indiretos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira