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24/04/2012 - 11:01

Your Office é opção para alta dos aluguéis comercias

Mudança de cenário no mercado imobiliário aquece alternativas econômicas como os escritórios inteligentes. Your Office prevê crescimento de 35% para 2012.

O preço do metro quadrado de imóveis residenciais novos cresceu 62% nos últimos cinco anos em São Paulo, segundo o Sindicato da Habitação (Secovi), acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 32% no período. Dados recentes, divulgados pela consultoria Cushman & Wakefield, revelam que a cidade fechou 2011 com alta de 24% no aluguel de salas comerciais. Foi o maior aumento das Américas.

O crescimento da população, aumento da renda e ausência de áreas centrais disponíveis para o desenvolvimento de novos projetos nas grandes cidades são alguns exemplos do cenário atual. Além destes fatores que alimentam a alta dos valores, vemos uma relação direta entre o valor dos empreendimentos, o preço dos aluguéis e as taxas de juros praticadas no país.

A cidade ainda enfrenta gargalos em relação a terrenos disponíveis, o que torna difícil a manutenção do ritmo de aceleração da economia. O resultado é que muitas empresas querem crescer e não têm mais espaço. Contrapondo as incertezas envolvidas na decisão de alugar ou comprar, há um aumento da ordem de 25% nos contratos de escritórios inteligentes.

O principal benefício mensurável dos escritórios inteligentes é, sem dúvida, a expansão dos balanços financeiros. Prova de que a terceirização não para de conquistar novos mercados, o grupo Your Office registra índices de crescimento que têm variado entre 10% e 20% ao ano no país. A economia do empreendedor tende a ser maior em vários aspectos, a começar pela redução do aluguel do espaço devido ao rateio do seu valor integral pelo compartilhamento de ambientes.

“Para quem está começando, a principal vantagem dos escritórios inteligentes é sem dúvida a facilidade para iniciar operações sem investimentos pesados, visto que este tipo de solução inclui serviços de TI e sistemas de telefonia, móveis, salas de reuniões, fotocopiadoras, área de recepção e outros benefícios” afirma Otávio Ventura, diretor-presidente da Your Office, empresa que há 16 anos atua com esse tipo de serviço apresentando soluções e suporte administrativo para empresas.

O especialista acredita que, ao tentar dimensionar as variáveis do mercado imobiliário atual, as companhias estão preferindo apostar na redução de custos fixos e na mobilidade. As grandes vantagens da terceirização do espaço corporativo são imediatamente identificáveis: diminuição de custos fixos, maior organização racional do tempo, gerenciamento de funcionários, além da agilidade e flexibilidade obtida.

Outro foco de negócios é o serviço para grandes grupos visando força tarefa em períodos mais curtos que variam de dois a seis meses. “Na prática os empresários possuem dificuldade em alugar um imóvel comercial para um período menor e quando conseguem o investimento em reformas para adequá-lo às necessidades não compensa, então, essa acaba sendo uma solução para dimensionar o trabalho e minimizar custos com estrutura adequada”, conta Ventura.

Para quem já está operando, mas enfrenta dificuldades para enfrentar a situação atual do mercado com a previsão de custo e retorno financeiro, a principal vantagem é a adaptação a necessidades específicas, sem obrigação de contratos de longo prazo. Em resumo, mais flexibilidade para acompanhar as incertezas que a atual conjuntura nos apresenta. A redução da despesa mensal é um benefício que seduz a todos. Em relação a um escritório convencional, os usuários deste tipo de espaço economizam cerca de 30%.

Este tipo de empreendimento tem se revelado vantajoso também para as incorporadoras imobiliárias, pois somam todos os serviços corporativos de um escritório inteligente acrescentados ao imóvel ocasionando mais velocidade na venda pelo valor agregado ao imóvel.

“Assim como visto em cidades como Londres e Nova York, os escritórios inteligentes se impõem como uma tendência de mercado também no Brasil. Isso se deve não apenas às instabilidades do setor imobiliário, mas também pelo aumento do número de empreendedores no país, inclusive de outros países”, afirma Ventura.

Formado em engenharia mecânica, pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Otávio Ventura hoje divide seu tempo entre a presidência da empresa e encontros com a ERN, grupo que articula parcerias para trocar network estratégica com referências em negócios. Seus 21 anos de experiência em projetos industriais, coordenação de contratos, consultoria e certificações de qualidade em prestação de serviços têm sido cruciais para o sucesso de sua empresa no país.

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