Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Chelles & Hayashi comemora a conquista do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

A Chelles & Hayashi foi a grande vencedora na categoria Eletro-Eletrônico no 20º Prêmio de Design do Museu da Casa Brasileira, a maior e mais importante premiação de design na área de produtos relacionados com o ambiente doméstico. O escritório de design criou a lavadora Superpop para a Mueller Eletrodomésticos com o objetivo de atender a demanda do público de baixa renda, sem a perda de qualidade no serviço efetuado.

De acordo com Mônica Mueller, gerente de marketing da Mueller Eletrodomésticos, a empresa pretendia criar uma lavadora que atendesse a crescente demanda do público das classes C e D, e fizesse frente à concorrência crescente de mercado. Por isso, “a Mueller se viu diante do desafio de desenvolver rapidamente uma lavadora que revolucionasse o conceito de ‘tanquinhos’ e também que oferecesse vantagens a todos os envolvidos no processo: o fabricante, o distribuidor varejista e o consumidor final; e que pudesse ser comercializada a um preço bastante competitivo em relação aos modelos até então existentes de lavadoras daquele segmento”, explica a gerente.

Desenvolvido pelos designers Gustavo Chelles, Romy Hayashi e Bruno Castanha, o projeto teve como base inicial uma pesquisa feita com consumidoras da classe C e D, “que relataram seus desejos de consumo e os problemas do dia-a-dia envolvidos no uso de tal produto. Estas necessidades foram casadas com os objetivos de custo, e os primeiros conceitos de design já tinham cálculo de matéria-prima para que o projeto se mantivesse em foco”, explica Gustavo Chelles, engenheiro e designer de produtos.

Todo o projeto de design da lavadora foi montado a partir das respostas encontradas nas pesquisas. Como foi detectado que as consumidoras dessas classes sociais têm hábito de emprestar suas lavadoras, foi criado um pegador na parte superior do produto; um agitador de elevada eficiência, para garantir maior capacidade de lavagem, com dispenser e dosador de sabão; tampa transparente, que permite a visualização da lavagem; possibilidade de uso com pequena quantidade de água, que auxilia na redução do impacto ambiental e esfregador vertical na parte frontal, que ocupa menos espaço, uma vez que as consumidoras declararam não achar tão importante o esfregador tipo tanque, por ocupar muito espaço.

Outra característica importante da lavadora Superpop é que ela vem desmontada, e, assim, ocupa menos espaço para armazenamento em lojas e distribuidoras, além de facilitar o transporte. O gabinete do produto foi dividido em dois, a parte inferior vem acomodada dentro da cuba.

Para Chelles, tendo em vista que a Superpop é um produto voltado às classes C e D, o prêmio é, em primeiro lugar, um reconhecimento de que este tipo de consumidor de design existe, valoriza a estética e busca incremento de qualidade de vida pelo design. Além disso, “coroa nosso esforço de, mesmo com complicadas restrições de custo e processos, fazer um produto com excelência e valor, que atenda às necessidades das diversas pessoas que ele afeta e, por fim, demonstra o sucesso de uma parceria que já dura 12 anos com a Mueller Eletrodomésticos, uma empresa séria, que investe em qualidade e inovação em um mercado onde normalmente as empresas se preocupam apenas com preço”, finaliza o designer.

O Prêmio - Anualmente, o Museu da Casa Brasileira realiza um evento que premia os melhores trabalhos de design nas categorias eletro-eletrônicos, equipamentos de construção, iluminação, mobiliário, novas idéias e conceitos, têxteis e revestimentos, trabalhos escritos e utensílios. A lavadora Superpop estará em exposição até o dia 20 de novembro no próprio museu, juntamente com outros projetos premiados.

Criado em 1986 pelo então diretor do MCB, o publicitário Roberto Dualibi, o Prêmio Design recebeu este ano, em sua 20ª edição, um total de 578 inscrições, vindas de 16 estados do país.

A cerimônia de premiação e abertura da exposição dos produtos selecionados e premiados será dia 5 de dezembro em São Paulo.

Perfil da Chelles & Hayashi - Fundada há 12 anos, a Chelles & Hayashi Design desenvolve projetos de design gráfico, de embalagens e de produtos. A agência, que foi criada em 1994 pela designer de produtos Romy Hayashi e pelo engenheiro e também designer de produtos, Gustavo Chelles, oferece a seus clientes o talento dos seus designers, a criação de produtos atraentes e o retorno palpável de seus projetos. A Chelles & Hayashi Design já ganhou diversos prêmios pelos seus projetos. Dentre eles, importantes prêmios para a lavadora PopTank, Centrífuga Mueller, da marca Mueller S.A.; o Tanque Tigre, da Tigre e também a linha de Porta-Filtros, da Melitta. Ainda este ano, a empresa vai receber mais um prêmio do Museu da Casa Brasileira, o mais importante prêmio de design do país, pela criação da lavadora SuperPop, também da Mueller S.A.. (www.design.ind.br).

Perfil da Mueller - Fundada em 1949 por descendentes de alemães estabelecidos em Timbó, cidade catarinense distante 30 quilômetros de Blumenau, a Mueller Eletrodomésticos foi a primeira fabricante de lavadoras de roupas do Brasil (1949). A empresa produz eletrodomésticos para os consumidores das classes C e D e há mais de uma década lidera o segmento de lavadoras de roupas semi-automáticas. Nos últimos anos a companhia ampliou o mix de produtos – além das lavadoras, produz fogões a gás, fornos elétricos, centrífugas, secadoras de parede e motores elétricos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira