Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/04/2012 - 09:56

Novo espetáculo da Unicirco traz Jorge Fernando na Direção

Unicirco Rock Show apresenta conceito circense inédito no Brasil.

A Universidade Livre do Circo — Unicirco Marcos Frota —, com patrocínio da Petrobrás e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro com o apoio institucional da Odebrecht Infraestrutura e a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, traz ao seu picadeiro um novo espetáculo para a temporada 2012: Unicirco Rock Show. A lona armada se encontra no Parque Municipal da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.

Uma grande novidade chama atenção nesta nova temporada da Unicirco: a direção e concepção artística de Jorge Fernando, além da volta de Marcos Frota ao picadeiro. Esta fera da dramaturgia traz para o espetáculo uma nova estética e abordagens inéditas em um circo brasileiro. O musical circense, como podemos definir, foi todo montado a partir de trilha sonora 100% original, executada ao vivo pela banda de rock Fleeting Circus. A ideia é inovar, mas sem perder os fundamentos básicos da Unicirco, como a integração da família brasileira e o resgate da cidadania. Unicirco Rock Show pretende receber pessoas de todas as idades e desfazer a imagem de que esta arte é um programa restrito às crianças.

“O picadeiro é o pai dos palcos!” afirma Jorge Fernando, que pretende resgatar o público para este tipo de entretenimento.

Enredo resgata o contato com a natureza -O enredo de Unicirco Rock Show conta a história de Payá, um príncipe guerreiro da tribo indígena Caapuã, que vivia em meio à Mata Atlântica, no coração do Brasil, e sua relação com o espírito do macaco Muriqui, primata da paz, da afetuosidade e do amor. Por meio da alegria e do encantamento, o espetáculo propõe uma reflexão sobre o homem e sua relação com a natureza. Para compor um dos atos, por exemplo, os artistas fizeram um verdadeiro laboratório de como encenar um macaco e fazer um contraponto entre o homem e o animal.

A ideia surgiu diante do apoio da Unicirco à candidatura do macaco Muriqui— o maior primata das Américas (endêmico da Mata Atlântica) e ameaçado de extinção, com somente 3.400 animais —, como mascote para os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, lançada pela Eco-Atlântica em parceria com INEA (Instituto Estadual do Ambiente – Rio de Janeiro).

“É a valorização da cultura, fauna e flora brasileira com muitas cores e adereços misturados com artes cênicas. Uma dobradinha que só foi possível quando aliamos o picadeiro à vasta experiência de Jorge Fernando”, conta Marcos Frota, presidente e fundador da Unicirco.

Elenco traz jovens descobertos no projeto social da Unicirco -Ao todo, 60 artistas compõem o espetáculo, entre acróbatas, bailarinos, trapezistas, malabaristas, equilibristas, palhaços e músicos. Destes, 80% são instrutores e coordenadores do projeto pedagógico da Unicirco, que realiza audições nas comunidades carentes para descoberta de novos talentos, além de oficinas livres de vivencia e desenvolvimento das técnicas circenses na lona. Os 20% restantes são alunos descobertos pelo projeto e preparados ao longo de 2011.

Desde 1981 é contratado exclusivo pela Rede Globo de Televisão com mais de 25 personagens, entre novelas, especiais e minisséries. Com destaques para Mulheres de Areia, de Ivani Ribeiro, com o personagem Tonho da Lua e Jatobá da novela América, de Glória Perez, que se transformou em referência na questão da luta pela inclusão das pessoas com deficiência, merecendo o reconhecimento do CONADE – Conselho Nacional do Direito das Pessoas com Deficiência.

Trapezista e criador do Grande Circo Popular do Brasil realizou turnês por todo o estado de Minas Gerais e atendeu a diversos projetos sociais. Por isso é consagrado o Embaixador do Circo no Brasil. Presidente do ICASFA, Instituto Cultural e Assistencial São Francisco de Assis. Responsável pelo projeto de criação, desenvolvimento e implantação da I Universidade Livre do Circo no Brasil – UNICIRCO. Idealizador do espetáculo Somos Todos Brasileiros, pelos direitos humanos e afirmação da cidadania das pessoas com deficiência. Com o Grande Circo Popular do Brasil, Hoje com mais de 30 anos de carreira e sucessos obtidos em todos os seus projetos o fundador e presidente da Unicirco se prepara para o desafio de voltar aos picadeiros.

Perfil -Jorge Fernando nasceu no Rio de Janeiro em 29 de março de 1955. Filho da atriz Hilda Rebello, Jorge, ator e diretor de televisão, tem no currículo mais de 30 anos de carreira. Respirando cultura e tendo grande exemplo dentro de casa começou bem jovem a ter aulas de teatro no Colégio Estadual Visconde de Cairu, e foi ali, no subúrbio carioca do Méier onde teve seus primeiros contatos com a arte.

Iniciou sua carreira profissional na TV como ator na série de televisão Ciranda, Cirandinha de 1978 no papel de Reinaldo (Rei) e no teatro com o espetáculo Zoológico, dirigido e atuado por ele mesmo e produzido por sua mãe.

Atualmente é diretor de núcleo da Rede Globo. Destacou-se com as impactantes e inovadoras novelas das sete dos anos 80, escritas por Sílvio de Abreu e Cassiano Gabus Mendes, as quais foram revolucionárias na arte de fazer teledramaturgia no Brasil como, por exemplo, Cambalacho, Brega & Chique e Que Rei Sou Eu?.

No teatro obteve destaque com grande sucesso de crítica e público com a peça Boom e atualmente pode ser visto na sua mais nova incursão pelos palcos com Salve Jorge que já vem recebendo elogios.

A sétima arte também chamou a atenção de Jorge que além de atuar em longas como Se Eu Fosse Você dirigiu Xuxa Gêmeas e Sexo, Amor e Traição.

Jorge Fernando através da sua inquietude se lançou no mundo musical ao dirigir shows de grandes nomes de nossa música como, por exemplo, Ney Matogrosso, Simone, Sidney Magal, Guilherme Arantes, Elba Ramalho, Chitãozinho e Xororó, Leandro e Leonardo, Edson Cordeiro, Zezé di Camargo e Luciano e Não Perca o Tom com Tom Cavalcante.

Parceria de longa data entre Marcos Frota e Jorge Fernando -Unicirco Rock Show também marca o retorno de Frota ao picadeiro, que foi convidado a participar pelo multifacetado artista e diretor do show, Jorge Fernando. Amigos de longa data trabalharam juntos em 1993, no Grande Circo Popular do Brasil, na época montado ao lado do Museu de Arte Moderna, no Aterro do Flamengo.

Agora a parceria entre os dois pode ser conferida neste novo projeto, que vem sendo desenvolvido há cinco meses. Em Unicirco Rock Show, Jorge propõe elementos da linguagem teatral adaptados ao picadeiro, a começar pelo cenário — arena de circo com dinâmica de contra regragem e transformação típica dos palcos de teatro.

Jorge Fernando cresceu no meio artístico e, assim como Frota, é amante do circo, possuindo figuras e objetos desta arte em sua casa. Frota pode ser visto recentemente na reprise da novela Mulheres de Areia. Procurando promover a arte circense em seus personagens na TV, o ator continua no ar com a novela Chocolate com Pimenta, onde interpretou um trapezista. Na carreira de Marcos Frota, em muitos momentos, a arte imita a vida e vice versa.

Unicirco e sua Missão - A Unicirco é um sistema aberto de educação, que tem como eixo a milenar arte circense. Foi concebida como centro de excelência para o desenvolvimento técnico e artístico das atividades circenses, com a preocupação paralela de oferecer novas oportunidades de aprendizado e experiências alternativas, em sintonia com as necessidades da educação popular.

Desenvolve programas e ações artísticas, culturais, sociais e pedagógicas na área de circo, compreendendo a capacitação, a produção e pesquisa, com ramificações nas demais artes cênicas e áreas afins, promovendo ainda a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco, realizando eventos gratuitos para grande público, pelos direitos humanos e pela afirmação da cidadania das pessoas com deficiência.

Perfil de Marcos Frota - Nascido na cidade de São Paulo, foi criado na cidade mineira de Guaxupé, cursou Pedagogia na PUC - SP. Lecionou na Escola de Artes Visuais São Caetano do Sul - SP, onde iniciou a sua carreira de ator em 1978.

No Teatro produziu e atuou em diversas peças, entre elas “Feliz Ano Velho” que lhe rendeu os prêmios Moliere, Mambembe, APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e APETESP (Associação dos Produtores de Espetáculos Teatrais do Est. de SP). No Cinema participou de algumas obras cinematográficas, entre elas A Batalha dos Guararapes.

Em 2011 teve seu trabalho premiado pelo seu último papel na televisão. Levou o a categoria de melhor ator do Prêmio Extra de Televisão pelo papel de Zuzu do seriado de comédia Macho Man, da Rede Globo.

Fleeting Circus -A banda Fleeting Circus nasceu em 2004, quando os cariocas Taynã Frota (vocalista), os irmãos Rodrigo (Guitarrista) e Daniel Neves (baterista) e Luiz Felipe Vianna (baixista) se encontravam pela bandeira da música. Inspirados em grandes nomes como Led Zeppelin, Guns n’ Roses, Nirvana e outros, eles buscavam um som diferente e levar ao público o verdadeiro “Novo Rock”.

Com a ideia de pegar a guitarra e mudar o mundo, o grupo busca um som que desafia os estilos musicais da nova geração, absorve os clássicos e produz um material completamente novo, caso das produções feitas para o espetáculo Unicirco Rock Show.

A banda traz no seu DNA a paixão pela arte circense. E a menção ao Circo no seu nome remete à infância de seus integrantes, que cresceram dentro deste universo e chegaram a trabalhar no meio.

Unicirco Rock Show -Parque e circo, a mistura perfeita para se divertir neste feriadão. Todos os dias tem Quinta da Boa Vista, mas só aos sábados, domingos e feriados tem Unicirco Rock Show. A boa é curtir a tarde no parque que tem ampla área verde e depois seguir para o circo que começa às 17h30.

A ideia e concepção artística do espetáculo são inovadoras e inéditas no Brasil e busca misturar elementos de um show de rock com artes cênicas somadas à arte circense. A banda Fleeting Circus, embasa e dá ritmo à apresentação a partir de uma trilha sonora executada ao vivo e 100% original, contando uma história genuinamente brasileira valorizando a cultura, fauna e flora de nosso país.

Com direção de Jorge Fernando, o Unicirco Rock Show marca a volta de Marcos Frota ao picadeiro.

.[Unicirco Rock Show – Rio de Janeiro,sábados, domingos e feriados , às 17h30,no Parque Municipal da Quinta da Boavista, São Cristovão, Rio de Janeiro, RJ – em frente ao zoológico. Valor do ingresso: R$30 (inteira) / R$15 (meia). Crianças de até três anos não pagam. Estacionamento: disponível no local. Tarifas: R$10 (carros), R$25 (kombis e vans) e R$40 (ônibus)| Telefone: (21) 2580-7036.Capacidade: 02 mil lugares. Formas de pagamento: Dinheiro e todos os cartões de débito].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira