Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/09/2007 - 11:48

Jatos Phenom completam novas etapas


Segundo Phenom 100 rumo ao primeiro vôo; motor do Phenom 300 realiza primeira partida.

São José dos Campos (SP) - A Embraer continua a intensa campanha de ensaios em vôo da primeira aeronave Phenom 100 na Unidade Gavião Peixoto, interior do Estado de São Paulo. O jato, da categoria very light, decolou pela primeira vez em 26 de julho de 2007 e já completou 55 horas voadas em 39 vôos até o momento. Os testes avançam rumo à certificação e as primeiras entregas estão previstas para meados de 2008.

"Recentemente, o Phenom 100 foi apresentado pela primeira vez ao público. Temos muito orgulho em mostrar ao mercado um jato moderno, confortável, com ótimo desempenho e baixo custo de operação", disse Luís Carlos Affonso, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Executiva.

Ao todo, quatro jatos participarão da campanha de testes do Phenom 100, que acumulará cerca de 1.800 horas de vôo, das quais 600 serão dedicadas ao programa de maturidade. A montagem do segundo Phenom 100 está concluída. O jato, totalmente equipado com instrumentação de ensaios, voará pela primeira vez em breve, participando de testes para a confirmação das qualidades de vôo, procedimentos de estol, características em alta velocidade e desempenho em geral.

Paralelamente, o processo de submontagem do Phenom 300 foi iniciado na Unidade Botucatu, interior do Estado de São Paulo, onde atualmente a fuselagem traseira está em construção. O programa alcançou o marco de mais de 2.000 peças produzidas e cerca de 6.300 desenhos já foram enviados da engenharia para o planejamento de fabricação. Adicionalmente, o motor do jato realizou a primeira partida em solo nas instalações da Pratt & Whitney Canada.

"O programa de desenvolvimento dos jatos Phenom avança continuamente e, assim como no início, continuamos firmes e determinados para a conclusão dessa importante etapa", disse Henrique Langenegger, Diretor de Programas da Embraer - Aviação Executiva.

Perfil - Os jatos Phenom 100 e Phenom 300 são os melhores das suas classes. Conforto superior, desempenho excepcional e baixo custo de operação são requisitos imprescindíveis no projeto desses jatos. Com interior projetado pela BMW DesignworksUSA, ambas aeronaves oferecerão aos pilotos e passageiros conforto e estilo sem paralelo em suas categorias. A sensação de ambiente agradável é ainda mais enfatizada pelas amplas janelas e comodidade proporcionada pela maior cabine em suas respectivas classes. Outros itens a bordo incluem espaço para um armário ou copa, um lavabo privativo traseiro e comunicação via satélite.

A funcionalidade da cabine de pilotagem e as qualidades de vôo das duas novas aeronaves permitirão a operação por apenas um piloto. Desenvolvidos com a experiência em projeto e engenharia da Embraer, os jatos Phenom 100 e Phenom 300 serão construídos para alta utilização e disponibilidade. Para garantir segurança e confiabilidade adicionais, ambos os jatos oferecerão um sistema brake-by-wire com a funcionalidade antiderrapante na configuração padrão.

Baseado nos sistemas aviônicos da Garmin, que são completamente integrados e totalmente digitais, a cabine de comando Prodigy® oferece aos pilotos dos jatos Phenom mais vantagens que qualquer outro conjunto de aviônicos no mercado atual. A cabine de pilotagem dispõe de três monitores intercambiáveis de 12 polegadas, sendo dois monitores primários de vôo (Primary Flight Displays - PFD) e um monitor de função múltipla (Multi-Function Display - MFD). O sistema integra todas as informações primárias de vôo, navegação, comunicação, topologia, tráfego, meteorologia, instrumentação dos motores e sistemas de alerta à tripulação, e apresenta a informação consolidada em três monitores coloridos de alto brilho e plenamente legíveis à luz do sol.

Na configuração executiva típica (club seat configuration), o Phenom 100 transportará confortavelmente quatro passageiros. O amplo compartimento de bagagem, com capacidade de 1,56 metro cúbico (55 pés cúbicos), é suficientemente espaçoso para acomodar malas e equipamentos de golfe e esqui.

A aeronave é equipada com dois motores PW617F da Pratt & Whitney Canada, com 1.615 libras de empuxo cada. Seu alcance, com quatro ocupantes a bordo, será de 1.160 milhas náuticas (2.148 km), com reservas NBAA IFR, 35 minutos e alternativa de 100 milhas náuticas; ou 1.320 milhas náuticas (2.445 km) com reservas VFR, 45 minutos. O avião também é projetado para decolar em pistas curtas, atinge velocidade máxima de Mach 0,70 e é capaz de voar a 41.000 pés (12.497 metros) de altitude. Estas características permitirão aos clientes voar sem escalas de São Paulo à Buenos Aires, Recife à Brasília, Buenos Aires ao Rio de Janeiro, Caracas (Venezuela) à Manaus, e Santiago (Chile) à La Paz (Bolívia) a um custo operacional menor que o de aeronaves concorrentes, incluindo turboélices.

O Phenom 100 tem preço de US$ 2,98 milhões, nas condições econômicas de janeiro de 2005, na configuração básica, para certificação pelo FAA. O primeiro vôo da aeronave ocorreu em julho passado e o jato realiza atualmente uma campanha de ensaios em vôo para certificação, objetivando a entrada em serviço em meados de 2008.

O jato Phenom 300 transportará até nove ocupantes. O amplo compartimento de bagagem de 2,15 metros cúbicos (76 pés cúbicos) acomodará malas e equipamentos de golfe e esqui.

A aeronave será equipada com dois motores PW535E da Pratt & Whitney Canada, com 3.200 libras de empuxo cada. Seu alcance, com seis ocupantes a bordo, será de 1.800 milhas náuticas (3.334 km), incluindo reservas NBAA IFR 35 minutos e alternativa de 100 milhas náuticas. O avião também é projetado para decolar em pistas curtas, atinge velocidade máxima de Mach 0,78 e é capaz de voar a 45.000 pés (13.716 metros) de altitude. Estas características permitirão aos clientes voar sem escalas de São Paulo à Manaus ou Santiago (Chile); Buenos Aires à Salvador ou La Paz (Bolívia); e Caracas (Venezuela) à La Paz, Jacksonville (Flórida, EUA) ou ilhas Bermudas, no Caribe, a um custo operacional menor que o de aeronaves concorrentes.

Com em serviço prevista para meados de 2009, o Phenom 300 tem preço de US$ 6,65 milhões, nas condições econômicas de janeiro de 2005, na configuração básica, para certificação FAA. | www.EmbraerExecutiveJetscom.br.

A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. - NYSE: ERJ; Bovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 110 assentos que tem 36 anos de experiência em projeto, desenvolvimento, fabricação, venda e suporte pós-vendas de aeronaves destinadas aos mercados globais de aviação Comercial, Executiva, e de Defesa e Governo. Sediada em São José dos Campos, no Estado de São Paulo, a Embraer mantém escritórios e bases de serviços ao cliente nos Estados Unidos, França, Portugal, China e Cingapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve, fabrica e vende aeronaves para os segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, e Defesa e Governo. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de junho de 2007, a Embraer contava com 23.637 empregados e sua carteira de pedidos firmes totalizava US$ 15,6 bilhões.| www.embraer.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira